20- Camisa do Ferroviário AC

niver-mau-002

Ambas as camisas do Ferroviário foram presentes da Mari e foram adquiridas lá no Estádio Elzir Cabral, a “Vila Olímpica”, em Fortaleza, num rolê que ela fez em 2007!

O Ferroviário Atlético Clube, conhecido como Ferrão ou FAC, tem uma história bem interessante. Fundado por trabalhadores em 9 de maio de 1933, no Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense o clube é um dos que mantém viva a raíz operária, tão comum no início do século XX.

É uma das três grandes potências do futebol cearense (completam o quadro Ceará e Fortaleza).

De acordo com Ernani Buchman, ex-presidente do Paraná Clube, o Ferroviário não só é um dos maiores vencedores entre mais de uma centena de times de origem ferroviária no país, como é o que demonstra hoje a maior vitalidade, seguindo forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol brasileiro. Pra quem curte a mistura “futebol e trem”, vale ler esse livro (pode ser adquirido aqui):

O time nasceu dos operários que realizavam a manutenção nas locomotivas da RVC (Rede deViação Cearense) e que muitas vezes tinham que esperar entre um turno e outro.

Pra matar o tempo, jogavam bola, numa relva diferenciada, formada por Matapasto e Jurubeba, ervas que dariam nome aos dois times que mais jogavam por ali e que acabariam se unindo para formar o Ferroviário. Ali, muitas vezes as traves eram feitas de peças retiradas das Maria Fumaças.

Seu mascote é um tubarão.

simbolomascote

Aqui, o time de 1938:

O time foi 9 vezes campeão estadual, sendo a primeira em 1945, com o time abaixo:

Os outros 8 títulos vieram em 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994 e 1995. Você pode conhecer todos os elencos campeões no site do Ferroviário (clique aqui). Esse foi o time da última conquista estadual em 1995:

O time de 88 tinha em seu elenco o Arnaldinho, que fez história aqui no EC Santo André.

Em 2018, o time sagrou-se Campeão Brasileiro da série D!

Olha aí a Mari com o troféu!

Seu estádio é o Vila Olímpica Elzir Cabral e tem capacidade para cinco mil pessoas. Estivemos lá em 2023, veja aqui como foi.

O site oficial do time é: www.ferroviario.com.br .

Além disso conta com uma torcida incrível, a Resistência Coral, que leva às arquibancadas diversão e política, cantando pelo Ferrão e contra o Capitalismo. O blog deles é : http://resistenciacoral.blogspot.com/ e o site http://br.geocities.com/resistenciacoral/ .

Vale a pena a tradicional olhada pelas arquibancadas ocupadas por estes anarquistas e comunistas do Ceará.

Abraços!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

Salva

]]>

5 comentários em “20- Camisa do Ferroviário AC”

  1. Saudações corais desde Fortaleza!
    Ficamos muito gratos pela honrosa menção neste blog camarada! Isso só tem a fortalecer nosso querido Tubarão da Barra, o futebol de origem operária e nossa humilde claque, Ultras Resistência Coral.
    ULTRAS RESISTÊNCIA CORAL#DEDICAÇÃO E LEALDADE AO NOSSO TIME OPERÁRIO!

    1. Opa, como vocês sempre dizem…
      Sem guerra entre as torcidas!
      Sem paz entre as classes!
      Aguardamos vocês pra assistirem um jogo conosco aqui em Santo André qquer dia!

  2. Muito bacana o pessoal d aresistência coral, tive o prazer de assistir um jogo ao lado deles, e é algo que levarei na memória o resto da vida!
    Saúde e Anarquia!
    Futebol é Política!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *