27- Camisa do Fortaleza

De volta da Argentina, sigo meu caminho por outros estados, em busca das 1.000 camisas.

Voltemos ao Ceará (de onde já mostrei a camisa do Vovô, e do Ferrão, que por coincidência decidiram o primeiro turno do estadual 2009)  para ver a minha camisa do Fortaleza, presente dos meus pais em uma das viagens que eles fizeram pra lá.

O site oficial do time é o www.fortalezaec.net .

Seu mascote é o Leão, idéia do ex-presidente Sílvio Carlos Vieira Lima, inspirado na raça e valentia dos jogadores!

leao_fortaleza

Fundado em 23 de fevereiro de 1912 por Alcides Santos que também fundaria o Stella Foot-Ball Club, entre outros clubes, e mais tarde doaria ao Fortaleza EC o campo do Alagadiço.

Ele foi um dos responsáveis pela fundação da Associação Desportiva Cearense (ADC), a atual Federação Cearense de Futebol.

alcides

O Fortaleza possui uma bela história. Que passa por altos e baixos, períodos sem títulos (como os 7 anos que ficou no fim da década de 90) e todos os tipos de fatos que só podem acabar em uma coisa: Uma imensa e apaixonada torcida. Hoje sem dúvida,  a grande rivalidade do Fortaleza é com o Ceará. Vale conferir algumas imagens das arquibancadas do time em dia do chamado “Clássico rei”:

De 2002 pra cá, o time alcançou por duas vezes o acesso à série A do Brasileiro mas chega em 2009 novamente na segunda divisão. Seu estádio é o pequeno, mas simpático Alcides Santos, com capacidade para pouco mais de 5 mil pessoas, e que atualmente é utilizado nos jogos estaduais (menos os clássicos).

alcidessantos

E é pouco utilizado porque o Fortaleza usa muitas vezes o Castelão (capacidade de mais de 58 mil pessoas):

castelao1 

E também o Presidente Vargas, com capacidade para 22.500 pessoas:

presidentevargasfortal

Suas cores vem da bandeira francesa, assim, o time tem como camisa principal (e mística) a tricolor listrada em vermelho, azul e branco na horizontal.

Para ouvir o hino do Fortaleza Esporte Clube, clique no link a seguir: http://fortalezaec.net/Arquivos/Downloads/HinoFortaleza.wma Como curiosidade, vale lembrar que Garrincha já vestiu a camisa tricolor, em um amistoso, em 1968, contra o Fluminense, no estádio Presidente Vargas. O primeiro livro escrito sobre a história do Fortaleza foi “Coração de Leão”, de José Rocha, lançado em 2003, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

capaleao

Elogiado pela crítica, o livro é uma relíquia sobre a história do Fortaleza e traz muitas informações importantes, como títulos, grandes artilheiros, ídolos, curiosidades, além de relatos detalhados (com fichas técnicas) sobre duelos do Leão do Pici contra grandes clubes do Brasil.

Apoie o time de sua área!

Salvar]]>

18 comentários em “27- Camisa do Fortaleza”

  1. Mau,no começo do ano passado fui para o Ceará,e na volta,ainda no aeroporto de lá,vi o time do Fortaleza indo embarcar para algum lugar,e consegui duas fotos,uma com o técnico na época(o Silas)e com um jogador na época(Taílson,já ouviu falar?).Achei legal encontrá-los e peguei uma admiração,que já tinha antes de ir,mas que ficou maior,legal vc contar sobre o Fortaleza.
    Abraços

  2. Opa!! muito legal a matéria, mas essa camisa que você colocou na foto é uma falsificação muito mal feita de 2006!! Peço que, se ainda der pra corrigir, mude a foto!!

    1. Como já disse em outros posts, não priorizo camisas oficiais às cópias… Por um aquestão financeira, e pelo fato de muitas serem presentes de amigos e parentes.

  3. Ai sou de Fortaleza torço pro fortaleza adorei sua materia,fiquei muito orgulhoso por falar do meu time de coração!……..com relação a camisa isso e bovbagen!

    abraços!

  4. Muito boa matéria! Também sou torcedor do FEC e fico orgulhoso de ver nossa história cheia de glórias ser contada por uma pessoa de fora!

    Parabéns!

  5. Obrigado por exaltar o grande Tricolor de Aço, não só eu mas como toda a torcida tricolor fica feliz com qualquer tipo de exaltação das cores vermelho, azul e branco(VAB).

  6. Parabéns pelo conteudo sobre o FEC, ficou bom…
    Só uma correção que trouxe o Leão como mascote do FEC não foi o Sr Sílvio Carlos não, foi muito anterior a ele, com Otoni Diniz, que fazia uma alusão ao FEC com a raça e a fibra do Leão, Leão de Aço, Tricolor de Aço, Tricolor do Pici…..
    Tem tb a alusão ao CLUBE DA GAROTADA, por conta de uma Campanha elaborada pelo Jornalista (e ex-presidente) José Raimundo Costa (Joracos), na década de 60 e repetida pelo Sílvio Carlos na década de 90 (embora com outra abrangencia)….
    “NÃO BASTA SER TRICOLOR, TEM QUE SR DE AÇO”

  7. Parabens pela matéria. Bonito material esse que vc colheu. O Tricolor de Aço é isso aí e muito mais. É Paixão, é Sentimento, é Força, é Garra, é Amor sem limites, Eterno, Lindo. É o beijo da mulher amada. É tudo o que há de bom e mais um pouco.
    Fiz parte da primeira torcida organizada de todo o Norte Nordeste e Centro Oeste brasileiro. A Garra Tricolor. Viajamos, nos bons tempos de juventude, todo esse imenso Brasil. E, sabemos do carinho que muitos nutrem por nosso Tricolor de Aço. A Jangada Mecânica. O Leão do Picí. O Clube da Garotada. O Time do Parque dos Campeonatos. O rei Leão do Brasil… e por aí vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *