Sobre Amsterdam

i_amsterdam

Os poucos dias que Mari, Digo e eu estivemos pela cidade, me deram uma visão, talvez simplista, de que a cidade não é um lugar que vive e respira futebol.

O que boa parte da galera respira por lá é o ar de Marijuana, que sai principalmente dos Cafés, onde as se juntam pra fumar tranquila e legalmente. No meu caso, como não sou adepto sequer de cigarros,  não é algo que eu veja tanta graça.

Mas claro que Amsterdam não é só isso. É uma cidade maravilhosa, com uma arquitetura belissima e uma série de canais que dão um ar bem legal à cidade.

Amsterdam

Ah, e as bicicletas, claro. Se a cidade não vive a loucura e o fanatismo pelo futebol, pode se dizer que o ciclismo é uma realidade na vida de lá. São elas quem mandam no trânsito, e acredite, são muitas. Como a cidade é plana, quase todo mundo prefere usá-las.

A mistura entre católicos e muçulmanos, e principalmente… turistas com seus mapas e com suas típicas caras de perdidos, também fazem parte integrante do cenário da cidade.

Amsterdam

Junte a isso um monte de museus. Museus para todos os temas e gostos. Museu do Van Gogh, Museu do Sexo, Museu da Tortura, Museu de Bolsas, Museu de estátuas de cera, Museu de História… Todos maravilhosos e com um cuidado na arquitetura que faz com que só de se olhar por fora vc já tenha feito valer o dia. (Mas não seja besta, entre neles).

Amesterdam

A imagem já está bonita? Que tal colocarmos parques e praças também pra dar uma arborizada ainda maior na cidade?

Amsterdam

Pois é, é tudo isso e muito mais. Principalmente muito mais Euros . Nada é muito barato lá, a não ser… O delicioso Falafel do Senhor George, um egípcio que fala um pouquinho de mais de 20 línguas enquanto atende (e diverte) seus clientes. Um Falafel com Homus custa pouco mais de 4 euros. Fica bem próximo da Central Station.

Amsterdam

Ah, e por falar em Central Station, outra figura comum lá são os TRAM, uma espécie de Trólebus (acho que só quem é do ABC sabe o que é isso), um bonde elétrico, mais moderninho que anda sobre trilhos no meio das bicicletas.

Amsterdam_tram

Por último, e tema deste blog, a cidade possui o AJAX. Clube admirado por todos da cidade e que possui um estádio gigante chamado Amsterdam Arena. Abaixo a maquete do que é o estádio:

Arena Ajax - Amsterdam

Fiz a visita monitorada pelo lugar, mas como estamos no fim da temporada, o estádio estava servindo à sua função de Arena. O AC/DC havia tocado ali há alguns dias e nessa última semana de julho o U2 estaria por lá. Mesmo assim, dá pra ver a grandiosidade da casa do AJAX. Detalhe pra minha camisa do Ramalhão, hein hehehe.

Arena Ajax - Amsterdam

O estádio é inteiro coberto, as cadeiras numeradas, e possui uma baita estrutura de som e tudo que a tecnologia de ponta pode oferecer.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Também tiveram um cuidado especial com o design de cada parte do estádio, deixando-o com uma cara quase de teatro.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Dê uma olhada no guia explicando:

A sala de imprensa não tem muito de especial, se comparado às dos grandes times do Brasil (pelo menos de alguns grandes estádios daqui que eu já vi).

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Mas o lugar como um todo tem uma cara moderna, escadas rolantes por aqui e por ali, belas janelas, fachadas bonitas com o distintivo do clube.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

As cabines de imprensa e de seguraça são limpas, funcionais, e oferecem conforto e tecnologia aos profissionais de midia presentes.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Perguntei ao guia pelos hooligans locais. Segundo ele, atualmente existem poucos problemas dentro do estádio (no máximo uma voadora no vazio como a minha abaixo hehehe), mas eles não são personagens do passado como alguns pseudo especialistas brasileiros acreditam.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Basta dar uma olhadinha no vídeo que achei no youtube, pra se ter certeza que as coisas não estão assim tão sob controle como se imagina:

Por fim, o Museu do AJAX. Conhecemos um pouco sobre a história e conquistas do clube. É muito bonito e bem cuidado, mas os museus do Santos, do Boca Jr, e principalmente o do futebol em São Paulo, não deixam nada a dever.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Ao fundo o campo de treinamento. Na hora que descemos do trem, estava rolando treino, segundo o guia é para um torneio curto que o time disputaria nos próximos dias.

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Confesso que não tive coragem de gastar tanta grana comprando a camisa oficial do AJAX…

E de tanto procurar, só o que encontrei foi uma lojinha de uma chinesa, que vendia “réplicas” da camisa da Laranja Mecânica. Pra completar a cena, delicioso e barato MilkShake da Feebo (onde nem sempre o morango é vermelho…).

Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Pra completar, no nosso último dia lá, estávamos sentados esperando um ônibus no aeroporto e a Mariana viu um monte de jogador atravessando a rua. Não consegui acreditar, nem deu pra filmar, ou mesmo fazer uma foto melhor… Era o time do Ajax

europa Estádio Amsterdam Arena - Ajax

Bom, óbvio que não dá pra se conhecer tudo sobre Amsdterdam em tão poucos dias, quanto menos contar isso num único post, neste blog sem vergonha, mas acho que deu pra se ter uma idéia do que é Amsterdam não? A Mari também postou algo no blog dela sobre a viagem, veja em http://pencefundamental.wordpress.com/

De Amsterdam, voamos pra Londres e em breve eu conto como foi nossa estadia por lá. Abraços!

Ps. Pós post: Depois de já publicado, vi um post sobre Amsterdam em outro blog, vale a pena ler: http://torcidaganhajogo.blogspot.com/2009/08/o-ajax-e-industria-do-holocausto.html

2 Respostas to “Sobre Amsterdam”

  1. Carlos disse:

    A Arena Amsterdan é qualquer coisa de sensacional. Imagine uma coisa parecida aqui em Santo André… Mau, mande essa foto com a camisa ramalhina para os Ramalhonautas, para figurar na seção Ramalhinos pelos 4 cantos do mundo.

  2. […] quiser aproveitar e relembrar sobre o que vi de futebol em Amsterdam, releia este post, ou lembre sobre a camisa da seleção […]


Deixe um comentário

*