As Mil Camisas no Estádio Municipal em Águas da Prata (SP)

Este post foi realizado com base em três visitas à cidade de Águas da Prata, em 2008, 2009, e 2023, nessa incansável busca por Estádios que fazem parte da história do Futebol, como é o Estádio Municipal de Águas da Prata.

viagem estadios 071

Incrível olhar as fotos das primeiras viagens e ver como as coisas mudaram… Estádios como este são ignorados pela mídia esportiva, mas nem por isso são menos valorosos. São símbolos de um futebol local, de cidades do interior como a bela e pequena… Águas da Prata!!

aguasprata24

A cidade é conhecida por suas fontes de águas diferenciadas. Você pode até não lembrar, mas já bebeu uma água de lá, pode apostar!

viagem estadios 091

Veja como está a mesma fonte em 2023:

A visita de 2009 foi unicamente para registrar em imagens e em nossas memórias o Estádio Municipal Franco Montoro. Situado bem em cima da montanha, ele tem um cenário bem bucólico, com direito a neblina e tudo!

viagem estadios 082

O Estádio Municipal Franco Montoro foi a casa da Associação Atlética Águas da Prata, equipe que nunca se profissionalizou.
O clube teria sido fundado em 29/04/1981.
Mas não conseguimos obter maiores informações da Associação Atlética Águas da Prata, se alguém souber de  algo, por favor, entre em contato! Aqui, o distintivo do site História do futebol.

Conhecemos o administrador do Estádio, que jogou por diversas equipes amadoras e pelo Radium de Mococa.

aguasdaprata1

A pequena arquibancada me fez lembrar a da extinta AABB de Santo André (leia o post até o fim e veja como essa parte do estádio ficou maior e mais completa):

viagem estadios 072

Mas o “redor” do campo é diferente de qualquer outro estádio, parece até que era um estádio numa cidadezinha européia…

viagem estadios 086

Ainda nas imagens de 2008, a Mari foi sentir o que era sair do vestiário subterrâneo :

viagem estadios 079

E eu preferi fazer pose…

viagem estadios 080

Aliás, o que não faltou foi pose pelo estádio…

viagem estadios 073

E até uma tentativa de barra nas traves do gol, detalhe para minha bermuda companheira de tantas aventuras que não resistiu e se rasgou no joelho…

viagem estadios 084

Mas o maior charme é a montanha e a neblina ao fundo…

viagem estadios 075

Enfim… Fomos embora nas primeiras visitas, com a tristeza de não ver um time ocupando o estádio e levando o nome da cidade aos “escritos oficiais” da Federação Paulista de Futebol.
Em 2023, voltamos a visitar o Estádio e embora ainda não tenha um time representando a cidade, percebemos diversas melhorias em sua estrutura, começando pelo nome do local: “Praça de Esportes João Rabelo de Andrade“.

E fizemos o vídeo (que faltou nas primeiras visitas) pra registrar a emoção:

Olha como a arquibancada evoluiu:

O gramado está em excelente condições. Aqui, o meio campo:

Aqui o lado esquerdo do campo (ali ao fundo agora está a Secretaria de Esportes da cidade):

Aqui, o lado direito:

Ao fundo o prédio tradicional que caracteriza a paisagem há tempos!

Os bancos de reserva e as montanhas complementam o cenário:

Aqui a vis˜ão atrás do gol!

Olha como ficou lindo o novo projeto da arquibancada coberta:

E de volta ao túnel que ficou na nossa memória!

Enfim… O tempo pode ter passado, mas o futebol segue como marco esportivo, social e cultural da cidade. E nós, seguimos na esperança de um clube local ocupar o campo!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

5 comentários em “As Mil Camisas no Estádio Municipal em Águas da Prata (SP)”

  1. Olá, cheguei até seu site a partir do post que vc deixou na comunidade de aguas da prata. Ficou muito legal esse seu post sobre o estadio de la. Nao jogo no time, mas entrei em contato com os jogadores para que eles te ajudem com o uniforme e o que precisar.

    Parabens pelo blog!!
    Abs,

  2. Olá, Mau!
    Eu e meu namorado, Tatu, estamos fazendo um blog pra divulgar diversas fotos antigas, entre elas várias sobre o futebol da Prata.
    Tenho o escudo da AAAP e estou tentando deixa-lo em condições de posta-lo no blog, e assim que der te envio, caso ainda não tenha recebido de ninguém.
    Vou colocar um link para o seu blog no nosso, se não se importar, e se puder linkar o nosso no seu ficamos muito gratos.
    Valeu por passar pela nossa cidade e fazer essa divulgação. Adorei!
    abraço

  3. obrigado por divulga nossa pequena e querida e e apaixonante cidade,eu que morei 18 anos no rio de janeiro,nem que tenha que pagar aluguel pelo resto da vida,eu fico por aki,ainda mais mostrando o campo nosso de cad fim de semana,nos que somos atletas de fim de semana agradecemos por divulga nosso querido campinho,e vem ai o ruralzao 2010,reunindo a nata do futebol de roça,ssrsrsrrrsr,valeu,abraços

  4. Eu jogo no time de águas da prata,futebol infantil o projeto se chama craque na bola craque na escola.Hoje ganhamos um campeonato.
    Eu jogo tanto futebol de salão quanto de campo.
    Ultimamente não estou jogando campo pois o campo das imagens acima está sendo reformado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *