64- Camisa do Club Aurora

Que tal começar 2010? Estão prontos? Então vamos lá! A 64 Camisa da coleção é novamente de um time Boliviano (veja o post sobre as camisas da Seleção Boliviana e do Oriente Petrolero aqui), o Club Aurora. A Bolívia de tantas culturas, tantas riquezas, tantas diferenças sociais e em cuja seleção nacional joga “Pablo Escobar”, ídolo da torcida do Santo André (mesmo tendo deixado o clube este ano).

O time foi fundado em maio de 1935, na cidade de Cochabamba.

Nasceu pela iniciativa de um grupo de jovens estudantes que criaram o time com a idéia de ser um time mais popular. A cor do céu daquele dia serviu de inspiração para as primeiras camisas:

 

Naquela época, além de futebol, o Aurora também dedicava-se ao basquete. O tempo passou rápido e em 1960, o Aurora celebrou suas “Bodas de Prata”. Haviam se passado 25 anos de existência com direito a duas participações no Campeonato Profissional da Associação de Futbeol de La Paz, colaborando para fortalecer o chamado “Time do Povo”. Em 1964, o time alcançou o direito de disputar sua primeira Copa Libertadores de América, onde marcou apenas um ponto, num empate em casa contrao Cerro Portenho. Naquele ano, houve um fato curioso, os diretores do time foram agredidos por jogadores e torcedores ao informarem que pretendiam trazer reforços do time rival (Wilstermann).

Após muitos anos disputando torneios de divisões inferiores (após ser rebaixado em 1998), o Aurora retornou com força total ao futebol em 2003, graças ao título conquistado em 2002 (Copa Símon Bolívar), com o time:

Em 2004 puderam disputar a Copa Sulamericana.

Em 2008 saíram campeões do Clausura, voltando assim a Libertadores, dispurtada no ano seguinte.

Manda seus jogos no Estádio Felix Capriles, que tem capacidade para 35 mil torcedores.

Vale lembrar que foi no Aurora que o meu xará Mauricio Baldivieso fez seu jogo de estréia, aos 12 anos de idade tornando-se assim o jogador mais jovem a disputar uma partida oficial na América do Sul. Lembram dele?

No fim das contas o garoto e seu pai (até então treinador da equipe) acabaram saindo do clube.  Ao ser informado que a diretoria não teria concordado com a escalação, o pai respondeu: “Si ustedes no lo quieren a mi hijo, no me quieren a mí”. Veja como foram os poucos minutos de participação, onde pouco fez, além de levar uma chegada forte do zagueiro rival:

Assim, o famoso Mauricio aos 13 anos encerrou sua rápida carreira e agora se dedica aos estudos. “Los extranjeros nos valoran más que los de nuestro país”, disse o garoto ao ver a multidão de reporteres de diverosso países babando por noticias estranhas. Sua torcida é tão apaixonada quanto se pode ser pelo time de sua cidade:

O site oficial do clube é www.clubaurora.com.bo

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

6 comentários em “64- Camisa do Club Aurora”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *