Viajando pelo Brasil…

Assim como no ano passado, a idéia foi visitar um lugar que ainda não conhecessemos, aproveitar sua cultura e aprender um pouco mais sobre o futebol local. No ano passado, fomos para o interior de SP e Sul de Minas Gerais, lembra? Veja aqui como foi. Esse ano, fomos mais audaciosos e decidimos conhecer o estado de Alagoas, um verdadeiro paraíso tropical. Nossa base foi a capital, Maceió. Ficamos no Pajuçara Hotel (o primeiro hotel com piscina na frente, na foto abaixo). Logo na ida, uma agradabilíssima surpresa para os amantes do futebol! Ficamos quase 2 horas esperando o nosso vôo sentados ao lado de Dorival Júnior, que estava em viagem também. Dorival foi muito gentil e simpático e nos aguentou até a hora do embarque. Bom, agora eu tenho que adiantar uma parte da história antes que você me pergunte “Pô, por que não tirou uma foto ao lado do cara??”. Eu tirei. E tirei fotos de todas as praias e passeios que fizemos. E também das aventuras boleiras, dos estádios  e do jogo do CRB. Mas essas fotos não estarão nesse post porque consegui perder a câmera no último dia do passeio. Foda né? Ainda não sei se a deixei cair em um dos taxis que pegamos no último dia, quando fomos conhecer o centro de Maceió, ou se fui furtado (o que não consigo aceitar, já que fiquei o tempo todo prestando atenção à mochila que estava comigo e onde levava câmera e carteira). Bom, mas deixemos as lamentações pra lá, o que eu vou fazer é colocar fotos que estão aí pela internet pra ilustrar o que fizemos, e vc e eu fingimos que são as que eu havia tirado com a minha câmera, ok? Então, pra resumir a parte “não boleira” da viagem, os passeios que fizemos (e recomendamos) foram:

Praia do Pajuçara

Era a praia em frente ao hotel que a gente estava. Assim como quase todas as praias de Maceió, oferece passeios de jangada até as piscinas naturais formadas pelos corais e recifes.

Praia do Francês

Todo mundo disse “Se for pra desistir de um passeio, escolha a Praia do Francês”. Mas como não costumamos dar ouvidos sem antes ver com nossos próprio olhos, lá fomos nós à Praia do Frances, uma praia bonita e bem próxima de onde estávamos. Tem como diferencial, a presença de um grande recife a poucos metros da orla, que praticamente divide a praia em duas partes. Conseguimos emprestado um par de snorkels (é assim que escreve??) e ficamos quase 3 horas mergulhando e vendo os peixes. Almoçamos num quiosque em frente a praia (opções para vegetarianos: purê de batatas, arroz e feijão, batata frita e saladas).

Paripuera

Paripuera é uma praia ao norte, pouco mais de meia hora de carro da Pajuçara. É uma daquelas praias meio isoladas e consequentemente, com poucas pessoas. Fomos mergulhar nas piscinas naturais lááááá no meio do mar (fomos de scuna). Um passeio bonito e inesquecível. Depois do passeio, já em terra, fomos almoçar num restaurante que serve como ponto de base dos turistas que vão à praia. Conhecemos dois casais muito gente boa. Um de argentinos (torcedores do Independiente) e outro de paraguaios (hinchas do Cerro). O paraguaio inclusive me prometeu uma camisa do Cerro Portenho, mas não o encontrei depois para cobrar a promessa hehehe.

Maragogi

Maragogi é uma Paripuera aina melhor, principalmente pela cor da água. A grande dica são os sequilhos vendidos na praia. Deliciosos! O rolê de buggy também é bacana (eu preferi pegar o pequeno e eu mesmo ir dirigindo, mas confesso que não vale muito a pena… Vai com o maior só curtindo mesmo). Ah, e depois dê uma caminhada pro lado direito (pra quem olha pro mar) para ver o encontro da água de um rio com o mar.

Praia do Gunga

Cara, acho que esse é o lugar mais maravilhoso, daqueles que parecem filmes. Pequeno, com estrutura simples, mas tranquila, a maré sobe e baixa a cada 6 horas, então você começa com guarda sol praticamente dentro da água e sai dali com a água longe. Levei uma queimada de “Cebola” (um tipo de água viva). Dói pracaramba. Ao redor, só plantação de coqueiros. Pra se chegar vai de barco ou de carro. Nós fomos de barco. O que enjoa é que só toca forró. E eu não gosto de forró. Nem um pouco.

Bordadeiras e Rendeiras do bairro Pontal da Barra

Como a Mari é uma profissional da moda, na volta da praia do Gunga paramos no Pontal da Barra para conhecer o tão comentado trabalho das Bordadeiras. Muito legal. Fiquei sabendo inclusive que o movimento anarquista da região atua por ali com os pescadores.

Feira do Rato

Bom, a gente ainda procura manter uma atitude mais punk e ao invés de só fazer o rolê de turista, tentamos conhecer um pouco do verdadeiro dia a dia das pessoas. Assim, ao invés de fazermos um últimos passeio, decidimos tirar o dia para conhecer os museus e também para conhecer o centro da cidade. O primeiro destino: “A feira do Rato”, também conhecida como “Feira do trem” pois a mesma é montada em cima de um trilho e quando o trem passa… É aquele corre. O lugar é legal, mas vc tem que estar ligado, porque é mais ou menos como uma 25, só que sem nenhum policiamento. Ao lado da feira estão o mercado de artesanatos e o mercado municipal. Fomos nos dois, mas sofremos um pouco porque entramos pelo lado do açougue no mercadão e para dois vegetarianos não é assim o melhor dos passeios.

Centro de Maceió

Centro é centro. Não tem segredo. Camelódromos, vendedores ambulantes, gente apressada…

Museus

Visitamos quase todos os Museus do Centro da cidade, e embora as empresas de turismo não dêem muita atenção (alegam que é o próprio turista que não quer ver museu, quer ir pra praia) nós recomendamos um dia para se visitar a cidade e ao menos conhecer por fora os Museus. Destacamos o Museu doPalácio Floriano Peixoto, o Museu Théo Brandão, o Museu de Arte Brasileira e o Museu da Imagem e do Som – MISA, que se vê na foto acima. Bom, como tá um pouco tarde, até o final dessa semana eu escrevo um novo post contandoo sobre a parte boleira do nosso rolê!!! Aguarde…

Apoie o time da sua cidade!!!

]]>

5 comentários em “Viajando pelo Brasil…”

  1. Olá! Vou para Maceió em abril e também ficarei no Pajuçara Hotel. Ando pesquisando exaustivamente a internet atrás de opiniões sobre a Praia de Pajuçara e sobre Maceió. Gostei muito do seu texto.

    Queria saber se você poderia me mandar suas impressões sobre a Praia de Pajuçara e sobre o Pajuçara Hotel. O que você achou do hotel? É confortável, é legal? E a Praia de Pajuçara?

    Sobre a praia, li muitas opiniões diversas: tem gente que fala que a praia é suja e não vale a pena; tem gente que amou a praia e falou que é limpinha. E aí, o que achaste???

    Parabéns pelo post. Fico no aguardo do seu retorno, ok?

    Abs,

    Éder Yanaguita
    Campo Grande – MS
    ederyanaguita[arroba]uol.com.br

  2. Olá,

    Parabéns pelas dicas das praias e passeios de Maceió, estou indo p lá agora dia 9 e ficarei 5 dias, estamos em dúvida se alugamos carro, ou fazemos passeios pela agência. Já sabemos quequeremos ir p Porto de Galinhas, Maragogi, Gunga e Françês, São José dos Milagres…e estamos pensando nos outro dia.

    Alguma indicação? Alugamos um carro?

    Obrigada,
    Fernanda Caputo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *