66- Camisa do Joinville

A Camisa 66 é mais uma representante do estado de Santa Catarina (alias, pra quem não deu atenção quando escrevemos sobre o time do Imbituba, eles chegaram na primeira divisão Catarinense…). E na verdade não se trata de apenas uma, são duas, as minhas camisas do Joinville Esporte Clube. A segunda foi presente do grande amigo Rodrigo Ratier, atleta do tradicionalíssimo Garotos Podres e editor da Nova Escola!

O Joinville Esporte Clube foi fundado em 1976, a partir da fusão do departamento de futebol das equipes de América e Caxias, ambas da bela cidade de Joinville.

O Joinville tornou-se um dos maiores clubes de Santa Catarina, tendo conquistado 12 títulos estaduais, sendo o primeiro deles, logo no ano de estréia do clube, com o time abaixo:

Se no ano seguinte, o time não chegou ao título, os 8 anos seguintes tornariam-se memoráveis para a torcida do JEC, graças ao octacampeonato conquistado entre 1978 e 1985. O time de 1978 você conhece agora:

O de 79, também tem foto de campeão:

O de 1980 é em preto e branco, mas vale pelo registro histórico:

O de 81 também:

Fico devendo os esquadrões de 82 e 83, mas o de 84 segue abaixo:

Sobre o título de 1985, encontrei um vídeo no youtube, se liga:   Depois do octagonal ainda viriam os títulos de 1987 e o bi-campeonato 2000 e 2001. Além disso, o JEC disputou a série A por diversas vezes, com destaque para o ano de 1985 quando ficou na oitava posição. O maior ídolo da torcida Jequeana de todos os tempos foi o atacante Nardela, que jogou de 1980 a 1994, se constituindo no maior artilheiro do clube com 130 gols.

Assim como a gente fez pro Santo André (ouça no www.myspace.com/foradejogo), o Joinville também ganhou uma versão Rock para seu hino, para ouví-la, clique aqui O mascote do time é o “Jack Coelho“:

Possui um belo estádio, a “Arena Joinville“:

O site oficial é www.jec.com.br mas sugiro uma visita ao blog www.soujec.com.br feito por torcedores e por isso, mais “emocionante”. Existe um documentário feito sobre o time bem legal, confira: E já que você está aqui na net, dê uma visitada no blog www.mcnishph.blogspot.com só sobre o futebol catarinense. Pra terminar, uma visão do que é comemorar um resultado com a torcida do JEC!

Apoie o time da sua cidade!

]]>

10 comentários em “66- Camisa do Joinville”

  1. Muito legal, Mau. Apenas completando que a Arena Joinville, na verdade, é um estado do governo do Estado e não do JEC. Lá tem uma subsede da federação catarinense e uma lojinha do JEC, que antes ficava em uma casa de madeira na rua Visconde de Taunay. Estive lá em agosto e eles estavam bem desabastecidos de uniformes. Aliás, a Arena, apensar de ter sido inaugurada em 2004, já estava bem caída…
    Abração!

    1. Só para correção, a Arena Joinville não é do governo do estado, é do Município de Joinville, mesmo apesar de ter sido construída com parte de recursos do governo do estado.

  2. Bela matéria Mau, moro aqui em joinville-SC e ontem o JEC acabou de bater o Ibirama e agora é o novo lider do catarinense, só ratificando a informação acima o estádio Arena Joinville apesar de ter recebido uma verba estadual duarnte sua contrução não pertece ao estado e sim ao municipio de joinville.

    Parabéns pelo Blog, Abraço.

  3. Muito boa esta matéria!
    Acredito ser o maior colecionador de camisas do JEC desde 1976. Tenho 54 camisas oficiais, caso puder lhe ajudar em algo estou a disposição!
    Coleção de camisas do jec – orkut
    Abraço e parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *