Em busca do Estádio Perdido em Espirito Santo do Pinhal

Gosto de entrar em alguma cidade que não conheço para procurar Estádios Perdidos!

E foi em uma viagem, voltando de São João da Boa Vista que vimos a placa e decidimos entrar em Espírito Santo do Pinhal!

Para mim, a cidade sempre teve uma forte ligação com o futebol, graças ao Ginásio Pinhalense Esporte Atlético, time bastante tradicional da cidade.

Ainda era manhã e pudemos tomar um café numa padaria local, e foi onde nos informaram o caminho para o Estádio Municipal Dr. Fernando Costa.

Como a cidade não é tão grande, chegar foi moleza.

Embora seja um daqueles estádios pequenos, ele é muito legal. Tem iluminação e um pequeno lance de arquibancadas descobertas do lado esquerdo. A capacidade total do estádio é 3.600 torcedores.

Do lado direito, um lance de arquiancadas cobertas.

Até poucos anos atrás, o Estádio recebeu partidas oficiais (achei um jogo entre o Pinhalense e o Radium, documentado pelo pessoal do jogos perdidos, veja aqui)

Conversando com um pessoal que passava por ali, descobrimos que existe um segundo estádio, próximo daquele, o Estádio Municipal Prefeito José Costa. (nomes parecidos, né? Eu até me confundi na hora de postar, mas tá certo, é isso mesmo)

Como eu gosto de inventar caminhos (mesmo em lugares que não conheço) decidi contornar o estádio, por uma estrada mais “rural”, e acabei me dando mal. Passei em cima de alguma coisa e consegui romper o cabo do filtro de combustível.

Resultado.. tivemos que caminhar até uma mecânica mais próxima e conseguir ajuda pra sair dali.

Uma hora e R$30 depois lá estávamos nós no Estádio Municipal Prefeito José Costa.

Com capacidade para mais de 15.700 torcedores, o Estádio impressiona pelo tamanho.

Fiz questão de marcar presença em mais uma cancha!

E a Mari também!

Atualmente o Ginásio Pinhalense está licenciado, o que significa que os dois belos estádios da cidade não estão recebendo jogos profissionais.

É hora da iniciativa privada, dos moradores da cidade e do poder público se mobilizarem, para resgatar o “Diabo da Serra”!!!

Apoie o time da sua cidade!

23 Respostas to “Em busca do Estádio Perdido em Espirito Santo do Pinhal”

  1. j. gilberto viola disse:

    Nasci no então Distrito de Mauá – SAnto André.
    Minha adolescência/juventude foi no ABC, anos 60.Casei na Catedral do Carmo.
    Nos anos 80 fui Diretor do GPEA.A mafia dos empresários mais a lei pelé acabaram com o futebol de cidades pequenas, até médias.
    Em 2004 fui eleito Vereador, tornei-me Presidente da Câmara e reeleito em 2008.
    No Portal de Pinhal temos a Bandeira do Brasil(vc não fotografou) Lei de minha autoria(incentivo ao patriotísmo)
    Parabenizo-o e confesso minha inveja: Por minha paixão futebolística sempre quis fazer o que vc faz.
    Mais uma vez, parabéns e continue.
    Viola

  2. Nasci e morei em pinhal até jan. de 1994,hoje vivo em indaiatuba s.p.
    foi vendo suas fotos que me bateu uma saudade muito grande da minha querida terra.
    no estádio fernando costa assisti varios jogos do g.p.e.a.,ainda era garoto mas me lembro perfeitamente de um jogo contra a inter de Limeira que saiu uma briga horrorosa com invasão de campo e tudo mais, provocadas pelos torcedores de limeira que perdiam o jogo,com esse resultado nós subiriamos a 1º divisão,fomos punidos pela fpf ea inter de limeira subiu e alguns anos depois foi campeã paulista.parabéns pelo blog,é a primeira vez que entrei e achei muito bom,obrigado por divulgar o nome de pinhal abraços!!!!!!!!!!!

    • Cacá disse:

      Boa tarde!!
      Enorme prazer q venho a sua pagina para responder..Sou natural de Espírito Santo do Pinhal, fiquei até meus 19 anos e ja faz 22 anos q sai de Pinhal e estou na cidade de Valinhos SP…Q saudade desse tempo, varias vezes estive nos dois estadios..Estive no dia da inauguração do Estadio José Costa..Partida entre G.P.E.A x Palmeiras de São João da boa Vista… Gd abraço e obrigado pela oportunidade!!!

  3. 02 de agosto de 2010
    “Vermelho é o sangue , Branco é a Paz
    Quando os 2 se ajuntam , ninguem segura mais ”
    Ginasio Pinhalense , Ginasio Pinhalense ,
    Clube do Meu Coração ….

    Este é nosso hino , jamais esquecido .
    Nasci em moro em Pinhal , sou filho de um Diretor já falecido Waldemar Pintinho do GPEA
    Atualmente sou Diretor do Pinhal-Futsal , luto pelo esporte em minha terra. Muito bacana sua atitude, saudades das tardes de domingo do nosso DIABO DA SERRA . Queria eu ter um poquinho de condição para trazer nosso GPEA de volta ao cenario do Futebol de campo.

  4. Gabriel Marinelli disse:

    Eterno GPEA…

    Volte sempre a Pinhal amigo!
    Muito legal sua atitude em busca dos estádios…
    O nosso estádio pequeno está completamente abandonado e o grande com capacidade para 15 mil pessoas só é usado para eventos pois afinal naum temos mais time de futebol

  5. BETO PIZZI disse:

    Meu amigo, quando fiquei sabendo deste blog através de um amigo aqui de Pinhal, fiquei muito emocionado e também muito triste, mas uma tristeza que aumentou ainda mais minha paixão pelo futebol. Sou um amante pelo futebol, principalmente pelo futebol amador de nossa cidade, aliás quando era de verdade mesmo o nosso amador, fui técnico de uma equipe amadora desde 1981, fui tri campeão amador da cidade invicto com a equipe GREMIO ESPORTIVO GANDA, equipe esta que foi fundada em 1981 e teve sua paralização no ano de 1994, e depois dessa epóca consegui escrevi um livro sobre a equipe, ficou emocionado pelo nossa vermelhinnho da serra o nosso DIABO DA SERRA O NOSSO SAUDOSO G.P.E.A, queria parabenizar vc pela matéria, uma vez eu tomei a iniciativa de fazer um trabalho desse tipo aqui em Pinhal, mas não tive apoio, e ai escrevi esse livro de minha equipe.Quem sabe depois dessa sua exelente matéria alguns “políticos” ou alguém aqui da cidade que ficou um pouco envergonhada tome alguma decisão, se depender da minha pessoa estou pronto a ajudar. abração meu amigo quem sabe um dia podemos nos comunicar, muito obrigado pela matéria.

  6. VITOR SOUZA disse:

    PENA NAO TERMOS MAIS UM TIME,APOIO A VOLTA DO GPEA.

  7. Nasci me formei e morei em pinhal até 1987 e acompei muito o gpea tenho muita saudade do time e da torcida apaixonada como eu pelo gpea moro em Serrana mais minha raiz está em Pinhal junto com minha familia e amigos falando em gpea não podemos esquecer muitos colaboradores entre eles o Chila hoje vereador que como eu daria a vida pelo time do gpea

  8. Alex disse:

    foi um prazer entrar no seu blog. Joguei nesse clube no ano de 2000 foi um dos lugar que passei mais dificuldade,nos moravamos e treinavamos no municipal, jogavamos o paulista de juniores, Na época os treinadores era o Vagão, e o massagista o lendario Tião, foi massagista do america-mg e tirou um gol do botafogo-rj em um jogo decisivo depois do atacante driblar o goleiro e empurrar pro gol vazio…Um clube com condiçoes para ser grande mas abandonado, 2 estadio que falta cuidado…sede social so falta gente descente pra tocar…

  9. Helio Ferreira Vaz disse:

    Ola,
    meu nome é Helio e o nome do estadio JOSE COSTA é de meu avô, a quem ajudei no projeto do estadio que leva seu nome hoje (construimos uma maquete para o povo pinhalense ver(Na época ficou exposta na loja do picinini). O estádio Fernando Costa leva o nome de um então “interventor” do estado de São Paulo, que não tem parentesco nenhum com Jose Costa, apesar de tambem ter sido seu projeto. Na historia de Pinhal a construção de muitos edificios tem como autor este grande incentivador da cidade.
    Inclusive a casa do Waldemar Pintinho na vila Norma.

  10. Luiz Eduardo disse:

    Pessoal!

    Um coisa eu acho engraçado no brasileiro, tem um enorme coração, é nostálgico, se apega as coisas com facilidade, mas, não é unido e nem sabe fazer uso dos direitos adquiridos. É capaz de se emocionar com trabalhos magníficos como deste site, porém, não faz nada para mudar a realidade e muito menos para melhorar.

    O ideal para quem mora em Espirito Santo do Pinhal ou frequenta a cidade periodicamente,montar uma EQUIPE, e por a mão na massa, revitalizar a arquibancada do estádio e promover encontros e se possível disponibilizar fotos e vídeos nesse inclível meio de comunicação “INTERNET” e por outro lado mandar os políticos a PQP.

    Aos jovens patrocinadores deste site, meus parabens, vocês é que estão certo, colocando em prática o que acreditam, ou seja, agem.

    Abraços e abraços a todos os Pinhalenses, oh! terra gostosa sô!!

    Fiquem com Deus no coração.

    • asmilcamisas disse:

      Opa!
      Obrigado!
      Só corrigindo, não somos patrocinadores nem patrocinados, não entra um real no nosso bolso pelo site. Só fazemos o que gostamos.

  11. Marcelo Luis disse:

    Parabens pela materia ! Veja Voçe a Capacidade do ser humano ! O Potencial desses 2 estadios e Sem Nenhuma Atividade ! Tudo que só se Tira , Um dia Acaba ! E´Preciso Colocar Tambem ! Que Um Dia Volte as Atividades Esportivas Nos 2 Estadios ! Um Dia . . .

  12. Antonio disse:

    Esse time sempre foi e sempre será eterno freguês da Inter de Limeira. Demorou pra acabar… Foi tarde.Em ’78 esses ‘indios’ massacraram a nossa torcida. Diabo da Serra? kkk…

  13. amilton de souza disse:

    que pena esses clubes acabarem,força pinhalense,volte logo.

  14. amilton de souza disse:

    Só par lembrar o Limeirense ai ,a Internacional era freguês do Noroeste.

  15. Renato disse:

    Quando o futebol do interior era mais atrativo, gostava de acompanhar meu time o São José, de São José dos Campos, que hoje está numa “draga” danada. Uma noite fui a Espírito Santo do Pinhal acompanhar uma partida contra o time local. Me parece que o jogo terminou 1 x 1 (não tenho certeza). So me lembro que tive que assistir o jogo quietinho porque era o único torcedor do São José. O que me lembro mais era do do grito da torcida: gepeá, gepeá….

    • asmilcamisas disse:

      Que bela recordação Renato. E agora pra piorar as coisas pro seu time, a cidade de São José conta com um novo time, não é mesmo? Abraços

  16. FRANZE disse:

    trabalhei em 2000 ai no gpa como treinador de goleiros.fizemos uma das mais belas campanhas tanto o profi como o sub 20, foi a despedida do clube. tenho saudades de pinhal e torço para que retorne a ativa. torcedores que amam o clube devem sentir saudades das manhas de domingo.


Deixe um comentário

*