84- Camisa do Danúbio (Uruguay)

A 84ª camisa da coleção veio de Montevidéu, na viagem que fizemos no carnaval (fizemos 4 posts sobre isso, veja em: 1234 ). A camisa pertence ao Danúbio Futbol Club, time formado no início dos anos 30, quando o futebol já era uma paixão para o povo uruguaio, por um grupo de estudantes da”Escuela Pública República de Nicaragua”, no bairro de Maroñas, em Montevidéu.

Oficializou-se 1° de Março de 1932, como data de fundação do time. No seu primeiro jogo, como não tinham um uniforme, cada um levou uma camisa branca, onde foi costurado um detalhe em preto, na altura do coração. O time se apresentou sob o nome de “Tigre” e perdeu por 1×0. Para a revanche, usaram uma rifa para fazer dinheiro para confecção de um uniforme oficial e um novo nome foi sugerido por uma senhora búlgara: “Danúbio“. Era uma homenagem ao principal rio que corta seu país. Assim, em 1934, o Danúbio estréia em um torneio local, de onde sairia campeão invicto. A tradicioanl faixa na camiseta só iria aparecer em 1936, graças a um outro time que tinha uma camisa parecida com a do Danúbio. Abaixo, a foto do time que disputava as competições em 1939:

Durante vários anos, o time conteve-se em disputar amistosos e torneios locais, até que em 1941, foi inscrito para a “División Extra de la Asociación Uruguaya de Fútbol“, da qual sagrou-se campeão, subindo para a “Intermedia“, de onde saíram campeões, em 1943, com o time:

O time ficou pouco tempo nesa divisão e logo estava estreiando na chamada “B”, onde ficou até 1947, quando enfim conseguiu o acesso à “divisional A”.

Em 1978, disputa sua primeira Copa Libertadores, com o time:

Em 1988, vem seu primeiro título do Campeonato Uruguayo (veja o time abaixo), fato que se repetiria em 2001 (Torneo Apertura), 2002 (Torneo Clausura), em 2004 (Clausura e Campeonato Uruguayo) e 2006/2007 (Apertura, Clausura e Uruguayo).

O time de 2004 que conqustou tudo foi esse:

Para quem acha que brigas de torcidas são coisas só de times brasileiros, dá uma olhada nessa briga da torcida do Danúbio com torcida do Nacional: O time manda seus jogos no belo estádio “Jardines del Hipódromo”.

Achei também esse clip sobre o time: Essa é a Barra do Danúbio: Para quem busca maiores informações, o site oficial do time é www.danubio.org.uy A camisa do Danúbio é uma das ótimas recordações que trouxemos do Uruguay. Além disso, que Copa do Mundo fez a celeste!! Parabéns pelo exemplo!]]>

2 comentários em “84- Camisa do Danúbio (Uruguay)”

  1. O Danúbio é um time muito tradicional e até que tem uma grande torcida em Montevidéu, mas vi uma pesquisa em 2010 que dizia que 80% torciam para Peñarol e Nacional 40% pra cada um, os outros 20% restantes seriam divididos entre os outros time !

  2. Mauricio Noznica, como contei para você, tenho uma história e tanto de como consegui a camisa do Danubio. Nos últimos tempos, tenho conseguido ir a Montevidéu uma vez por ano. Em 2014, estive lá um pouco depois do lançamento da camisa nova do Danubio, feita pela Umbro, em abril.
    Rodei a cidade inteira atrás da camisa e nada. Na Rincón de la Hincha, tinha a camisa exposta, mas não a venda. Cheguei a ir no Jardines del Hipodromo, mas nem lá tinha. Antes de voltar, minha grande amiga Rossina disse que ela compraria a camisa e me mandava, caso achasse.
    Pois bem, ela procurou algumas vezes e também não achou. Os meses passaram e o Danubio foi o campeão uruguaio da temporada 2013/2014. Em setembro, a Rossina foi até o Jardines del Hipodromo com um amigo dela de faculdade, torcedor do albinegro. Ela conseguiu comprar a camisa e me enviou.
    Quando ela chegou em casa, uma bela surpresa. O modelo já vinha com a quarta estrela, em alusão ao quarto título nacional, conquistado meses antes.
    Outro detalhe, é que minha amiga não quis que eu pagasse pela camisa. Como ela faz aulas de português, fui em uma livraria e comprei vários livros de literatura brasileira e portuguesa para retribuir este presentaço que ganhei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *