87 – Camisa do CRB de Alagoas

A 87ª Camisa da coleção traz muitas recordações para mim! O time dono dela é o Clube de Regatas Brasil popularmente conhecido como CRB.

O CRB é um dos clubes da cidade de Maceió, em Alagoas, onde estive no fim de 2009.

As memórias de Maceió são muito boas, primeiro porque a beleza das praias da cidade e da região é incrível, segundo porque tivemos muitas experiências legais com o futebol de lá e terceiro porque o pessoal local foi muito gente boa conosco. O lado triste foi que eu tive que guardar tudo isso na memória porque perdi minha câmera, no último dia do passeio… Por coincidência, ficamos no bairro da Pajuçara, onde fica a sede do time e o Estádio Severiano Gomes Filho, com capacidade para 7.000 pessoas, onde o CRB mandava seus jogos.

Ultimamente, o time tem usado o Estádio Rei Pelé.

O CRB foi fundando em 1912, como uma dissidência do Clube Alagoano de Regatas, fundado um ano antes. Os primeiros times do CRB contavam com a presença de Haroldo Zagalo, pai de Mário Jorge Lobo. Em 1927, veio o primeiro título estadual.

No final da década de 30, veio o tetracampeonato (37, 38, 39 e 40). Abaixo, o time de 1948:

Depois disso, veio uma fila que durou uma década inteira para a torcida do CRB poder voltar a comemorar, só sagrando-se campeão em 1950. Um dos heróis desta época foi Miguel Rosas, um dos maiores jogadores do futebol alagoano!

Em 1962, disputou a Taça Brasil de futebol pela primeira vez. Nos anos 70, mais um tetracampeonato, de 1976 a 1979. Ainda nos anos 70, em 1971  disputou pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e no ano seguinte estreiou na 1ª divisão do nacional, terminando em 25ª . Foi o primeiro time de Alagoas a disputar o brasileirão. Destaque para a vitória por 3×2 contra o Botafogo que seria vice campeão nacional. Outro grande ídolo do clube é Joãozinho Paulista, que jogou no CRB nos anos 80 e marcou 160 gols pelo Galo, sendo o maior artilheiro da história do futebol alagoano.

Mas, o nome mais curioso do CRB viria a atuar na década de 80…   Em 1994, chegou a final da Copa do Nordeste, perdendo o título para o Sport. Abaixo, o time de 2002:

Em 2004, empatou com o Flamengo, pela Copa do Brasil, num jogo emocionante, confira: Em 2010 inaugurou um novo lance de arquibancada no estadio da Pajuçara, e eu e a Mari estivemos lá para conferir. O mascote do clube é o pássaro chamado “Galo de Campina“.

Para maiores informações acesse o site oficial do clube em: www.crbalagoas.com.br . Este ano (2010) está disputando a Série C, embora tenha largado mal… A torcida do CRB é um show a parte. Além de agitar o tempo todo, eles mandam muito bem no Rap nas arquibancadas… Aqui, a torcida agitando em pleno clássico contra o rivalíssimo CSA (do qual já mostramos a camisa). Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que existe um time conhecido como CRB na Algéria. Trata-se do CR Belouizdad. Teste seu francês visitando o site deles: www.chabab-belouizdad.org/ Além do nome, as cores também são vermelho e branco, coincidência??

E que tal a torcida deles?? Antes de encerrar, um grande abraço ao pessoal da Comando Alvi Rubro, que foi muito gente boa conosco, em nossa última visita à Maceió! O blog do pessoal é www.comandoalvirubro.blogspot.com

Apoie o time da sua cidade!

]]>

10 comentários em “87 – Camisa do CRB de Alagoas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *