112- Camisa do Paraguaçuense

A 112ª camisa de futebol vem mais uma vez do interior paulista, de uma cidade que eu aprendi a conhecer graças ao futebol. Trata-se de Paraguaçú Paulista.

Mesmo sendo próxima de Assis, onde meu pai e meus avós viveram por muitos anos, só fui conhecer a cidade graças a um jogo contra o Paulista de Jundiaí, no início da década de 90. O nome do time era diferente e nunca mais sairia da minha cabeça: E. C. Paraguaçuense.

O Esporte Clube Paraguaçuense foi fundado em 1965, por funcionários da prefeitura. Por isso, naquele momento, o time recebeu o nome de Esporte Clube Municipal.

Foi com esse nome que jogou o primeiro campeonato profissional em 1966, pela Quarta Divisão.

Em 1967, o “Municipal” venceu a Associação Esportiva Cobrapa, time patrocinado por uma usina da região de Xavantes, em campo neutro, no estádio da Ferroviária de Assis. Com a vitória por 2X1, o time tornou-se campeão da 3º divisão de Profissional,com o time:

Assim, Em 1968, 1969 e 1970, disputou a Terceira Divisão. O time abaixo, embora jogando com o uniforme do ABC (antigo time da cidade) era mesmo o time do Municipal, de 1968:

De 1971 a 1974 o futebol da cidade não teve representantes no futebol profissional. Somente em 1975, o time voltou ao profissionalismo disputando a terceira divisão.

Em 1981, uma novidade. Nasce a nova denominação do time: Esporte Clube Paraguaçuense.

Assim, já com o novo nome, veio também um maior apoio da prefeitura e até 1992, o “Azulão” disputou a terceira divisão.

Em 1993, disputa pela primeira vez a série A2, e conquista o título de campeão. Entretanto, neste ano a Federação reestruturou as divisões e o acesso do Paraguaçuense “não valeu”. O que aconteceu foi que os dois grupos da primeira divisão (cada um com 16 equipes) se transformaram em duas divisões, a A1 e a A2. Assim, a segunda divis~´ao, disputada até então acabou concedendo acesso a série A2.

O time que conquistou o título é o da foto abaixo, com os seguintes jogadores: Carlos Alberto, Carlão, Mozer, Paulo César, Haroldo e Silvio, agaixados estão: Cássio, Alexandre Lopes, Carlinhos Preta, Delém e Toti.

Assim, em 1994, o time disputa a série A2, terminando o campeonato no meio da tabela (décima primeia colocação) sem ser rebaixado e sem o acesso, mas com nomes no elenco como Narcísio e Marcelinho Paraíba.

O time conseguiu se segurar na forte série A2 até 2002, quando foi rebaixado para a terceira divisão.

E em 2003, na sua reestreia na terceira divisão o time acabou rebaixado, junto da Ferroviária para a temida 4ª divisão.

Em 2007, disputando a 4ª divisão, o Paraguaçuense fez sua última aprição pelo profissionalismo. O time chegou a perder por W.O.

A equipe que disputou o último campeonato oficial foi a da foto abaixo (foto feita pelo pessoal do “Jogos Perdidos” veja mais em: http://jogosperdidos.zip.net/arch2007-06-16_2007-06-30.html):

O mascote do Esporte Clube Paraguaçuense é o pássaro Azulão, apelido do clube devido a cor de seu uniforme.

 Encontrei um belo vídeo no youtue com a história e as formações clássicas do time, confira!

Aqui, pode se ouvir o hino (não que o áudio esteja mil maravilhas…):

O Paraguaçuense mandava seus jogos no Estádio Carlos Affini com capacidade para 15 mil pessoas.

Fizemos o vídeo abaixo, na época de nossa visita ao estádio, que pode ser conferida aqui:

Infelizmente o estádio está um pouco abandonado. Só o pessoal do futebol amador ainda o utiliza e a prefeitura parece ter esquecido a antiga casa do Azulão…

Ficamos torcendo para um possível retorno da equipe ao profissionalismo!

Apoie o time da sua cidade!!!

23 Respostas to “112- Camisa do Paraguaçuense”

  1. Roberto Rocha disse:

    Kra demais essa matéria adoro foto de time do passado posado, e as camisas antigas são demais, parabéns !

    • ana beatriz disse:

      eu adoro esse time,pq meu pai fala muito bem desse time e tambem pq sou paraguaçuense,mas nao moro em paraguaçu moro em salto ,mas eu estou muito triste pq o time nao esta jogando mais e a ultima vez que o time jogou foi em 2007 gostaria de ver o time jogando novamente pq foi uma esperiencia boa para os jogadores que hoje estao em times profissionais como marcelinho paraiba que hoje esta no são paulo mas comessou em paraguaçuense eu acho que foi uma esperiencia boa para ele pq hoje ele joga muito bem…!!!

    • ana beatriz disse:

      eu adoro esse time,pq meu pai fala muito bem desse time e tambem pq sou paraguaçuense,mas nao moro em paraguaçu moro em salto ,mas eu estou muito triste pq o time nao esta jogando mais e a ultima vez que o time jogou foi em 2007 gostaria de ver o time jogando novamente pq foi uma esperiencia boa para os jogadores que hoje estao em times profissionais como marcelinho paraiba que hoje esta no são paulo mas comessou em paraguaçuense eu acho que foi uma esperiencia boa para ele pq hoje ele joga muito bem…!!!a

  2. cristiano alberto disse:

    sou torcedor fanático do paraguaçuense tenho fotos da gloriosa conquista de 93 nos meus 12 anos de idade com o time em campo,anos inesqueciveis para mim que não perdia uma partida do azulão,cheguei a pular o muro do estadio Carlos Affini e levar carreirão dos atiradores do T.G.que faziam a segurança do local,a tempinho bom,moro atualmente em Pirapozinho mas estou sempre ligado nas noticias do Azulão,fico na esperança de que esse time volte um dia para alegria de nós torcedores

  3. Amarildo José Ramos disse:

    OPA MEU EMAIL CORRETO É:

    AMARILDONARRADOR@HOTMAIL.COM

    OK…PODEMOS TROCAR MUITAS INFORMAÇÕES…
    BRIGADU…

    • carlos alberto disse:

      OI AMarildo meu nome e Carlos Aberto eu sou o lateral direito do time paraguaçu no ano de 1993 gostaria muito de ter acesso ao material desse time pois nao os tenho meu telefone e (011-97291709)se possivel me ligue por favor.

  4. rodrigo dos santos disse:

    O meunome o rodrigo, eu fiz parte indiretamente desse time eu treinava com o profissional no time reserva era so um garoto, dai vim jogar no mexico e gostaria de receber algumas fotos desse time maravilhoso, carlos alberto foi demais um jogador e tanto,.

  5. Fernando disse:

    Nossa que lembrança heinn…

    eu estava no estadio quando o paraguaçuense foi campeão…

  6. Mario Pereira Alvim disse:

    Ola sou Marião pintor e vivi intensamente esta época de gloria do nosso querido AZULÃO onde fomos campeões e ganhamos o legitimo direito de disputar o campeonato paulista com os grandes clubes de São Paulo mas tivemos este direito negado. O Esporte Clube Paraguaçuense sofreu o mais baixo dos golpes já aplicados contra um clube e uma torcida que lotava o estádio todos os jogos.

    O Presidente da FPF alegou que não tínhamos estádio! Construímos o estádio em 60 dias. E, no dia da vistoria colocamos mais de 10 mil torcedores nas arquibancadas novas construídas em mutirão.

    Quando já estávamos certos que disputaria a divisão de elite do futebol paulista veio o golpe de misericórdia com a malfadada divisão de serie A1 e A2, deixando o E. C. Paraguaçuense no mesmo grupo que avia conquistado sendo o ÚNICO clube paulista a conquistar a divisão intermediária e não subir!

    Se existe algum culpado pelo trágico fim do E. C. Paraguaçuense este culpado chama se Eduardo José Faráh então presidente da FPF Federação Paulista de Futebol.

    Não sei se sou saudosista, mas como Paraguaçuense que sou não teve jeito me emociono quando vejo estes vídeos e fotos. Demos muito de nós na construção deste sonho.

    Mas o que importa é que este site esta dando a oportunidade de re-memorizar os bom momentos da nosso saudoso AZULÃO e como não podemos esquecer da nossa temida torcida do INFERNIHO onde tínhamos que ir cedo pro estádio pra conceguir um lugar.

    Parabéns pelo resgate da história do Esporte Clube Paraguaçuense o popular AZULÃO.

  7. Waldemar disse:

    Muito boa a lembrança, na época morava em São Paulo, mas em todo oportunidade eu estava presente nos campos do Nacional e outros…..

  8. LAURO MOREIRA DE SOUZA FILHO disse:

    Quando o azulão subiu para 1ª divisão, o estádio Municipal Carlo Afini, deveria ter 25.000 lugares, foi levantado uma arquibancada conforme exigido pela federação paulista. Nas minhas férias no final do ano, após a conclusão das obras, fui convidado pelo meu sogro, caminhoneiro conhecido na cidade, o Sr. Antonio Pedro de Oliveira para para ajudar na conclusão da pintura dos degraus do estádio.Então nas férias de 20 dias que fiquei na cidade, passei longos dias pintando os degraus antes da vistoria que seria feita pelos representantes da Federação Paulista de Futebol. Foi bom demais, grande lembrança. Abraços. Lauro M S Filho.

  9. mylene wirgues disse:

    PARABÉNS A TODOS TORCEDORES DO TIME DE FUTEBOL PARAGUAÇUENSE. É ISSO AÍ PESSOAL, O QUE FAZ PARTE DE NOSSA HISTÓRIA DEVE SER LEMBRADA E PRESERVADA, TANTO ENTRE NÓS COMO ENTRE OS NOSSOS ENTES QUERIDOS, PRINCIPALMENTE AOS QUE ESTÃO GHEGANDO.
    É A NOSSA IDENTIDADE.
    FILHA DO JOGADOR CARAMURU – ARTUR WIRGUES.
    MYLENE WIRGUES PAESE, DIAMANTINO-MT.

  10. Delém disse:

    Umas das melhores lembranças que tenho é do jogo
    da final, foi muito emocionante, tive o privilégio de fechar goleada de 4×1 sobre a poderosa União Barbarense. Vai uma sugestão, será que é possível reunir os jogadores deste time histórico para uma confraternização.
    Grande abraço.
    Delém.

  11. Pedro Luiz disse:

    Pessoal, quero convidar a todos aqui para participar do Grupo do EC Paraguaçuense no Facebook:
    https://www.facebook.com/groups/409351972437054/?fref=ts

  12. paulo disse:

    Ola fiz parte da equipe , treinava com o profissional embora era junior , e tive a sorte de encontrar o carlos alberto aqui em embu das artes jogamos juntos na várzea mas ele foi para o interior não sei a cidade mas tenho o seu telefone , caso haja interesse.


Deixe um comentário

*