118- Camisa do Flamengo de Guarulhos

A 118ª camisa de futebol do nosso blog é de um time que representa uma cidade da Grande São Paulo e que por isso acaba sofrendo com a competição desleal dos grande times.

Estou falando da cidade de Guarulhos e esse post é em homenagem a quem segue torcendo pelo time da sua própria cidade!

O dono desta camisa é a Associação Atlética Flamengo de Guarulhos!

O Flamengo de Guarulhos foi fundado em 1º de junho de 1954.

Diferente da maioria dos times de futebol, o Flamengo foi fundado por uma mulher, a carioca Guiomar Pereira Xavier (adivinha o time dela…).

Esse era o time juvenil de 1955:

Associação Atlética Flamengo de Guarulhos

A cidade já contara com outras equipes importantes que disputaram o profissional, como o União Vila Augusta Futebol Clube, a Sociedade Esportiva Guarulhos, o Esporte Clube Golfinho, a Associação Atlética Macedo, além da AD Guarulhos, que atualmente disputa a série B do Campeonato Paulista.

O time permaneceu vários anos disputando campeonatos amadores.

Foi campeão 7 anos consecutivos do Campeonato Guarulhense da Primeira Divisão, de 1969 a 1975.

Em 1979 chegou a disputar a quinta divisão do campeonato paulista, com o apoio dos demais times da cidade.

Entretanto, acabou não se mantendo no profissionalismo, dando lugar à Associação Desportiva Vila das Palmeiras (atual AD Guarulhos).

Associação Desportiva Vila das Palmeiras

Nos anos 80 levantou sua casa, onde manda seus jogos, o Estádio Antônio Soares de Oliveira.

Estádio Antônio Soares de Oliveira - Flamengo de Guarulhos

Estivemos por lá vendo um jogo do Flamengo contra o Atlético Sorocaba, confira aqui.

Estádio Antônio Soares de Oliveira - Flamengo de Guarulhos

Entre 1994 e 1997, vieram mais quatro títulos municipais, sendo que em 1996, tornou-se a única equipe guarulhense sagrar-se Campeão Amador do Estado de São Paulo.

Com tantas conquistas, em 1998, o time reestreiava no futebol profissional.

Logo, em 1999 sagrou-se campeão da Série B2.

Em 2000, o bicampeonato paulista e o título da série B1.

Em 2003, o time chegou afazer uma excursão pelo Oriente Médio, com o time abaixo:

Assim, no início do novo século, o time passou a ser figura marcante na série A3 do Campeonato Paulista.

Esse, o time de 2006:

Estádio Antônio Soares de Oliveira - Flamengo de Guarulhos

Em 2007, a Federação Paulista organizou o que seria o embrião da Copa Paulista, a Copa Energil C, e o Flamengo saiu como vice Campeão, sendo derrotado na final pelo Independente, de Limeira.

Estádio Antônio Soares de Oliveira - Flamengo de Guarulhos

Em 2008, mais um salto do time! O Flamengo de Guarulhos era campeão da série A3 e garantia acesso inédito para a série A2 de 2009.

O Flamengo alcançava seu mais alto vôo até o momento.

Em 2009, o time fez uma boa campanha, chegando até a fase final, mas não conquistando o sonhado acesso à primeirona.

Entretanto, a série A2 não tem piedade e em 2010, o Flamengo voltava à série A3 do Paulista.

Este ano (2011), o time voltou a fazer boa campanha, mas ficou a 4 pontos do retorno à A2, para a tristeza da torcida local.

O Mascote do time é o “corvo”.

O time possui várias organizadas, como a Invasão Rubro-Negra, a Flagelados, a Torcida Taliban e a Comando Rubro-Negro.

Para maiores informações há um blog (http://aaflamengo.blogspot.com) sobre o time e o site oficial é http://www.aaflamengo.com .

Apoie o time da sua cidade!

12 Respostas to “118- Camisa do Flamengo de Guarulhos”

  1. Eduardo disse:

    Bah, que lindo o estádio dos caras!

    aprende Mengão-RJ! hahahah

    • Alexandre disse:

      Meu sonho é o meu Mengão carioca tomar vergonha na cara e fazer uma união formal com o Flamengo de guarulhos e formar um time conjunto, mesmo fornecedor de camisas(Addidas), patrocinador e modernizar o estádio de Guarulhos, revelar jogadores e fazer o Mengo de Guarulhos um dos maiores de SP e apoiar sempre o crescimento do importante município de Guarulhos. Pena que as diretorias do Fla carioca pensam pequeno demais para agrandeza da torcida, são extremaente arrogandes, pois não gostam do interior, subúrbio e Baixada Fluminense, tenato fazer inclusive do pardeiero da Gávea um estádio moderno. Só imbecil mesmo tem essa visão arcaica. O futuro é muito longe do esnobe bairro da Gávea. VIVA o MENGÃO de GUARULHOS!!!Meu time de coração de São Paulo

      • asmilcamisas disse:

        Po, seria muito legal, e uma iniciativa bacana pra conseguir mais torcedores do Flamengo em SP… Mas… é um jogo de interesses e egos… Difícil de ser resolvido.
        Valeu pelo comentário!

  2. Carlos disse:

    Mau, na verdade a Copa Energil C foi disputada paralelamente à Copa Paulista, e não deu origem a ela. Foi, de fato, um torneio organizado pela FPF para manter em atividade os times que não haviam conseguido vagas na Copa Paulista, e foi disputada uma única vez. O que deu origem à Copa Paulista foi a Copa Estado de São Paulo, depois Copa FPF, criada em 2002 se não estou enganado. Seu primeiro campeão foi o Bandeirante de Birigui, que recebeu a promessa da FPF que disputaria a Copa do Brasil. Nem é preciso perguntar se a promessa foi cumprida…

  3. JUNIOR disse:

    Como faço para comprar uma camisa do flamengo de guarulhos????

  4. ROGERIO BORNOLDO disse:

    EXISTE UMA HISTÓRIA EM VIDAS QUE JA JOGARAM NESTE ESTADIO MARAVILHOSO DO FLAMENGO PAULISTA,EM GRANDES MOMENTOS DA VIDA DE MUITO JOGADORES QUE HOJE SÃO CASADOS E TEM FAMILIARES.
    POR ISSO PARABENIZO O FLAMENGO POR ESSE GRANDE CRECIMENTO JUNTO COM SEUS PROFISSIONAIS.
    PEÇO A ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE QUE SE EXISTIR FOTOS DOS CAMPEONATOS DE GUARULHOS (DEFE)(ASCLUB),TORNEIOS COM EQUIPES DO JARDIM HELENA,COMO RELAMPAGO ,GAROTOS DA PAPELOQUE,E OUTROS COLOQUE EM UMA PAGINA DE HISTÓRIA DO CLUBE E SEJA PIONEIROS ALMENTANDO A MARKTING DO CLUBE.
    QUE PESSOAS QUE PASSARAM POR AI IRÁ DIVULGAR MAIS COMO EU QUE CONHEÇO BEM AI E MORO EM BRASILIA.AGUARDO RESPOSTA UM ABRAÇO A TODOS.

  5. Marcos Pereira disse:

    Morei por 26 anos no Jardim Tranquilidade e tive o orgulho de jogar por 3 anos nas categorias de base do Menguinho.

    A parte disso, era muito bom ir ao estádio assistir aos jogos. Lembro quando o Vila das Palmeiras estava no auge, todo sábado ou domingo eu ia com meu avô assistir aos jogos. Lembro quando o Santos veio fazer um amistoso, na época em que o Edinho era o goleiro deles. Foi uma festa, ainda mais que ganhamos por 1×0.

    Tenho muito orgulho da minha cidade, e sou fã do Menguinho. Espero muito sucesso na A3 deste ano, e quem sabe um dia eu ainda possa assistir na arquibancada um jogo do Menguinho contra o São Paulo. Vai ser demais…

  6. ERINALDO JOSÉ DA SILVA disse:

    Tenho um filhos de 14 anos e joga bem, como como ele pode fazer parte do time do flamengo?
    Nós moramos em guarulhos,você podem eno enviar o endereço para um teste?

  7. Rodrigo Barboza disse:

    Joguei pelo Flamengo no futsal e fomos campeoes varios anos seguidos, contra Guarulhos A.C, contra Scret, UCEG, L. da Fiel, Guapira, Vila Galvão, Nosso Clube, Eurosport e outros foi uma época fantastica, hoje o esporte em Guarulhos está abandonado, deveriam juntar grandes empresas de Guarulhos para patrocinar o Flamengo e montar uma equipe forte é uma vergonha a 2° maior cidade de sp e a 8° do Brasil nao etr uma equipe disputando a serie A e campeonatos Nacionais toamra que isso mude>>


Deixe um comentário

*