127- Camisa do Clube Atlético Lemense

A 127ª camisa foi fruto de uma nova amizade gerada pelo futebol.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012, o Santo André teve como sede a cidade de Leme e ali jogou suas partidas até a eliminação na segunda fase.

Eu consegui ir a 2 jogos do Santo André e acabei ficando amigo do torcedor local José Vergínio, que segue acreditando na cultura local e apoiando o time do Lemense!

Assim, a camisa desta semana é do Clube Atlético Lemense, presente do amigo Zé Vergínio.

O atual E.C. Lemense foi fundado em 4 de outubro de 2005 e em 2012 disputa a Série B do Campeonato Paulista, a Quarta Divisão do Campeonato Paulista.

O primeiro time defendendo as cores e nome da cidade foi o Leme F.C. .

Há controvérsias sobre a data de fundação do time, alguns dizem que é de 1915, outros que é 1905… A foto abaixo de 1922:

O amigo e historiador do futebol local, Daniel Cunha, enviou a foto abaixo, da década de 30: Mas a história do futebol profissional em Leme, inicia-se em 1966, com o Esporte Clube Bancário. Após seu primeiro ano no profissionalismo, o time decide não seguir nos campeonatos oficiais.

Assim, o Esporte Clube Lemense, fundado em 1958, decide ocupar o lugar vago pelo E.C. Bancário e disputar as competições da Federação Paulista.

Em 1978, o Lemense conquista o título da Quarta Divisão e o acesso para a série A3. Dois anos depois, em 1980, sagrou-se campeão da A3, chegando à A2.

De 1981 até 1993, participou da divisão de acesso à elite, quando a Federação Paulista realizou uma série de mudanças nas divisões, levando o time de volta à Quarta Divisão. A queda não fez nada bem para o time e em 2004, o Esporte Clube Lemense passou por uma crise e acabou licenciando-se das competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol, deixando a cidade sem um time para torcer. É nesse momento que surge o “novo” Lemense, que ocupa o lugar vago, mantendo as mesmas cores e identidade com a torcida local. Por falar em torcida, a organizada do time chama-se “Os Persistentes”. Nesses jogos que acompanhei do Santo André, em Leme, eles estavam por lá!

Em 2006, quase conseguiu voltar à série A3, terminando em 7º Lugar, destaque nesse ano para o Vice-Campeonato da segunda divisão do sub-20. Em 2007, ficou em quinto lugar, uma posição atrás dos 4 que subiram para a A3. Em 2008 eles fizeram um vídeo institucional contando um pouco sobre a história do time:

O acesso viria em 2009, com uma grande festa para a torcida local!

Infelizmente, em 2011, o time acabou rebaixado de volta à terrível série B do paulista.

Vamos ver se conseguimos acompanhar algum jogo deles, em Leme esse ano.

Apoie o time da sua cidade!!!

]]>

3 comentários em “127- Camisa do Clube Atlético Lemense”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *