135- Camisa do Madureira

A 135ª camisa de futebol do nosso site vem do Rio de Janeiro, de um bairro da zona norte, com mais de 50 mil moradores chamado Madureira.

Além de ser berço das escolas de samba Portela e Império Serrano, o bairro também conta com seu time de futebol, dono da camisa de hoje, o Madureira Esporte Clube.

A história do time tem muito a ver com a vocação comercial deste simpático bairro suburbano.

O nascimento do time se deu graças a um grupo de comerciantes locais, entre eles Manuel Augusto Maia, Elísio Alves Ferreira e Joaquim Braia, que se reuniram para em 1933 fundar o Madureira Atlético Clube, aproveitando a estrutura de dois clubes locais, o Fidalgo e o Magno.

Encontrei poucos registros do início do clube, sabe-se que em 1936, foi vice-campeão estadual, disputando a final numa melhor de 3 contra o Vasco vencendo a primeira por 1×0 e perdendo as seguintes por 2×1.

Em 1939, o time despontou como principal adversário dos grandes, ao vencer o Torneio Início. Contava com craques como Lelé, Isaias e Jair da Rosa Pinto, mas acabou fazendo uma campanha pífia.

Veja que bela imagem do time, na década de 40:

Aqui, uma foto do time de 1953, que não passou da primeira fase do campeonato:

Em 1961, tornou-se o time brasileiro que mais tempo permaneceu em excursão no exterior. Fez 36 jogos em 144 dias viajando pela Europa, Ásia e Estados Unidos, conquistando 23 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. Em compensação, terminou o campeonato carioca em último lugar.

Em 1963, foi a vez de visitar a Colômbia, Costa Rica, El Salvador, México e Cuba. Até Che Guevara compareceu para assistir às partidas. Mais uma vez terminou o estadual em último…

O forte laço do bairro com os movimentos de esquerda acabaram gerando outros frutos no time, em 1964, em plena ditadura militar o time fazia uma viagem à China Comunista. Terminou o estadual em… Penúltimo!!!

A partir de 1971, o time passou a se chamar Madureira Esporte Clube, e ganha o apelido de “Tricolor Suburbano“.

Em 1975 e 1978 o time voltou a vencer o torneio início, mas passou adécadade  em baixa, chegando a não disputar a primeira divisão em alguns anos.

Nessas idas e vindas, o cube acaba sagrando-se campeão Carioca da Segunda Divisão em 1993, de maneira invicta, garantindo a volta à primeira divisão, no ano seguinte.

Em 1996, a Federação Carioca realizou a Taça Cidade Maravilhosa e o Madureira ficou com o vice campeonato. Veja aqui mais dados sobre essa competição .

Em 1999 fez um bom campeonato estadual, terminando o segundo turno em terceiro lugar.

Em 2006 foi vice campeão Carioca, após conquistar o segundo turno, a chamada Taça Rio.

Perdeu a final para o Botafogo.

Em 2007, conquistou mais um vicecampeonato, desta vez do primeiro turno, a Taça Guanabara, contra o Flamengo. Veja o time daquele ano em uma foto feita pelo pessoal do Jogos Perdidos.

Porém, o grande momento do Madureira ainda estava pra chegar.

Em 2010 o time conseguiu o acesso para a série C do Brasileiro, graças ao América-AM, que eliminou o Madureira nas semifinais, ter sido penalizado pela CBF. Com isso, o Madureira acabou como vicecampeão.

Aqui a foto do time que conquistou o acesso!

O Madureira manda seus jogos no Estádio Aniceto Moscoso (nome dado ao proprietário que cedeu o terreno para o clube), fica localizado na Rua Conselheiro Galvão, 130, tem capacidade para 10 mil torcedores. Foi inaugurado no dia 15 de junho de 1941, com uma vitória triunfal do MADUREIRA sobre o Fluminense pelo placar de 4 x 2.

O time possui uma torcida apaixonada, que foi matéria de uma entrevista bem bacana:

 

O blog da torcida do Madureira é: http://jovemdomadureira.blogspot.com.br/ , além disso existe também o www.tricolorsuburbano.blogspot.com.br que oferece boas informações sobre o clube.

Pra quem curte hinos, segue o hino do Madureira:

 

 Pra quem quer saber mais do futebol carioca, recomendo o livro abaixo, ótimo guia!

Site para maiores informações: www.madureiraec.com.br

APOIE O TIME DA SUA ÁREA!!!

Uma resposta to “135- Camisa do Madureira”

  1. Jose Junior Suburbano disse:

    ai meu velho,adorei sua postagem sobre meu time!,sabado fui no jogo contra o brasiliense e apoiei muito!!,espero vc aqui dia 21 de julho,contra o seu santo André,continue com seu blog ,acompanhando todos os times do brasil.abraços!


Deixe um comentário

*