Em busca do Estádio perdido em Paranapiacaba

Há tempos que estou devendo um registro oficial aqui no blog sobre um dos lugares mais místicos em relação ao futebol brasileiro: Paranapiacaba, a serra de onde se vê o mar (se a neblina deixar)!

Chegamos lá cedinho, pra poder curtir um pouco da cidade (a tarde teríamos o jogo entre Santo André e Goiás, pela Copa do Brasil – 2013).

Pra quem não conhece, Paranapiacaba é um distrito, que pertence a Santo André (embora seu território não esteja dentro da cidade).

A história do lugar começou com a chegada da Companhia Inglesa de trens, a São Paulo Railway, que operava a estrada de ferro Santos-Jundiaí.

Atualmente é um “museu a céu aberto” sobre o transporte ferroviário.

Essa era a antiga casa do “Chefe a estação”, onde atualmente funciona o museu da Vila. Dizem que o lugar, chamado de castelinho, é mal assombrado.

A maior parte das bandas do ABC já utilizou o local para fazer fotos. Também, olha as coisas que você acha por lá…

O mais louco é a mistura entre esse cenário tão maquinário e a natureza, da mata atlântica.

Mas, nosso papo é sobre futebol, então é hora de conhecer o Serrano Athletico Club, o time local, fundado em 1903.

Serrano Athletico Club

Aqui em uma foto de 1929:

Existe uma lenda, passada oralmente entre as gerações de que em 1925, o Serrano AC derrotou o já poderoso Corinthians por 2×1. Existe até um troféu exposto que seria a prova de tal feito (foto de Fabrício Martinez):

Troféu Serrano x Corinthians

Anos depois, o time passou por uma fusão com o União da Sociedade Recreativa Lira da Serra e transformou-se no Clube União Liga Serrano, com uma bela sede construída na década de 1930.

Nesse mesmo ano de 1930, segundo as pesquisas do amigo Julio Bovi Diogo, o time disputou o Campeonato Citadino de Santos:

Campeonato Citadino de Santos 1930

Olha o time dos anos 40:

Aqui, uma foto do time, no início dos anos 60:

Olha o time juvenil de 1965, em foto obtida pelo amigo Ozires Alves Rodrigues:

Serrano AC - Paranapiacaba

Mas onde eram disputadas estas partidas? Onde os funcionários da São Paulo Railway disputram jogos ainda no final do século XIX? Apresentamos o “Estádio Vila Inglesa“, o campo do Serrano, um dos primeiros do Brasil!

O campo fica na Avenida Fox, s/nº e é responsável por outra lenda que circula nas ruas da vila: a de que Charles Miller teria jogado nesse campo, em 1894 com outros funcionários da São Paulo Railway.

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

Pelo valor histórico, o campo está muito abandonado, mas sabemos que não é fácil, principalmente porque quase tudo na Vila está tombado como patrimônio cultural.

Arquibancada do Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

Aqui algumas fotos do campo, de uma outra visita que havíamos feito:

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

Olhando do banco de reservas (ou da arquibancada) este é o gol do lado esquerdo:

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

E este do lado direito:

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

E aqui o campo com a vila ao seu redor:

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

O campo da Vila presenciou ainda vários outros jogos do Serrano Athletico Clube contra times da época.

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

Quantos gols já teriam sido marcados aqui? Quantos sonhos este campo teria alimentado? A arquibancada singela ao fundo segue preparada para receber torcedores que queiram assistir a um jogo amador, e reviver parte do passado do futebol no Brasil.

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

Olha que foto bonita disponibilizada no site da Prefeitura:

Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba
Estádio do Serrano Atlético Clube - Paranapiacaba

E quando menos se espera, lá vem ela… a neblina! Cobrindo histórias, campos, trens…

É, sem dúvida, um grande espetáculo da natureza!

Em questão de minutos, o sol sumiu e o que se viu, ou melhor, não se viu… foi a neblina cobrir toda a Vila.

Pra quem gosta de objetos, design antigo e imagens diferentes, Paranapiacaba é um espetáculo!

Muitos destes objetos estão ali há quase um século…

E lá de cima, nos despedimos de mais um local histórico e nos encaminhamos para  Santo André novamente…

Uma pena que os trilhos que levam até a vila estejam cada vez menos utilizados (apenas para transporte de cargas e trens turísticos, com passagens mais caras).

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

19 comentários em “Em busca do Estádio perdido em Paranapiacaba”

  1. Mauricio,

    Obrigado por mais uma linda reportagem. Eu estive em Parapiacaba faz um tempinho e tb fui ao campo da antiga SPR e pensei que ali realmente poderia ter sido um dos primeiros campos do Brasil. Imagina quanta história.

    A CBF deveria arrumar o campo e fazer dele um mudeu a céu aberto.

    Seu blog é sensacional ! Parabens !

  2. Fiquei sabendo que a Vila de Paranapiacaba será doada à punks e skinheads do ABC Paulista e abrigará festivais semanais com bandas Oi!, inclusive o porão do Castelinho irá abrigar um estúdio de gravação.

    Também disseram que o campo será reformado, arquibancadas para a torcida local e adversária serão construídas(esta que terá um trem da CPTM chegando a Vila em dias de jogos)e um placar (de madeira) será instalado.

    O mais legal de tudo isso é que será permitido pirotecnia, bandeiras com mastros e todo e qualquer tipo de “trapo”.

  3. Muito boa matéria, Paranapiacaba merece muito mais atenção de um país que não cultiva sua história.
    Meu avô foi maquinista do loco breque ( máquina que descia os vagões na serra do mar até Santos) e meu Pai, tem muitas histórias referente ao campo de futebol, sendo que ele participou do time na década de 50, e que para se localizarem em campo, gritavam em que parte do campo estavam por causa da neblina , assim os adversários tinham muita dificuldade de ganhar lá. Campo esse feito pelos Ingleses, inventores das regras do futebol e dizem também que Charles Miller, passou por lá, até porque veio de navio até Santos e subiu a serra com o trem até Paranapiacaba . Muita história e pouca divulgação .

    1. Edner, que história bacana essa da turma gritar em campo!
      Seu pai podia escrever um texto sobre isso, eu publico aqui numa boa.
      Aliás, acabou de sair um livro sobre o futebol na Vila, em breve devo postar falando sobre isso.

  4. Levei meu cunhado que é Inglês, afinal, é a referência mais inglesa que eu conheço, baixou uma neblina tão forte que não tinha como ver nada, então eu dizia a ele: “você não esta vendo mas ali tem uma réplica do big ben” foi hilário.

  5. Fiquei curiosa sobre Paranapiacaba porque ouvi ontem na Voz do Brasil que vão reformar o primeiro estádio do Brasil que está nesta cidadezinha. E será uma grande obra. Que bom se for verdade. Preciso visitar esta relíquia. Parabéns pelo seu trabalho!

  6. O campo do Serrano esta completamente abandonado, utilizaram o mesmo para shows nos festivais de inverno, e após isso não se preocuparam em recuperar os estragos causados pelos shows. Já faz um bom tempo que não há partidas de futebol nele, devido ao péssimo estado de conservação em que se encontra. Até carros já chegaram a estacionar no campo, uma vergonha, um verdadeiro descaso para com este rico patrimônio público e cultural de São Paulo e do Brasil. Dizem que será recuperado pelo projeto do PAC; porém infelizmente até o momento, nada foi feito ainda.

    1. É uma grande pena, Tuca… Infelizmente, o tal “país do futebol” não liga tanto pros lugares históricos ligados ao esporte…

    1. Fala Alan! Beleza? Eu não sou de Paranapiacaba, apenas regitrei a história do estádio que é considerado como o primeiro do Brasil. Tente dar uma ligada no Clube Lira e ver se eles tem alguem que possa marcar um jogo contra: (11) 4439-1316

  7. Meu Pai, Sr Milton Francisco Alves, nasceu em 1.932 em Paranapiacaba, meu Avô, Lino Francisco Alves, foi condutor do Loco Breque, Maquina que do sistema funicular que.descia e subia a serra levando os vagões até Santos. Meu Pai, que.jogou nesses gramados do.primeiro campo de futebol do Brasil, com as medidas oficiais, me contou muitas histórias, entre elas, que.os.jogadores lançavam a bola em direção aos gritos do outro jogador, pois não se.enchergava nada devido a.neblina. Muito bom….

    1. Fala Edner, seu pai ficará contente em saber que o campo está sendo reformado (agora em 2022).
      Se vc tiver fotos da época, me encaminha (punkabc@ig.com.br) que eu publico aqui!
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *