Em busca do Estádio perdido em Campinas

CERECAMP - Estádio Campinas

Seguimos no resgate da memória do futebol brasileiro, revisitando estádios que outrora foram palcos de importantes duelos e hoje em dia estão escondidos dos holofotes midiáticos.

Hoje, falaremos do Estádio Doutor Horácio Antônio da Costa, que também foi chamado de Centro Recreativo e Esportivo de Campinas (“Estádio Cerecamp”), ou Estádio da Mogiana, mas, nada de comprar ingressos para adentrarmos!

CERECAMP - Estádio Campinas

Que tal uma olhada sobre o atual estado do Estádio?

Vale lembrar que esse estádio fica na Rua Engenheiro Cândido Gomide, Nº, 196, no centro de Campinas, no bairro Guanabara, e é um equipamento do Governo do Estado.

estádio Doutor Horácio Antônio da Costa

Sua capacidade atual é de 4.033 pessoas, segundo a placa indicativa.

CERECAMP - Estádio Campinas

Chegou a ser um dos principais campos do interior, no século passado. A obra foi entregue em 17 de junho de 1940, época em que poucos estádios possuíam estruturas bem desenvolvidas.

CERECAMP - Estádio Campinas

O apelido de “Estádio da Mogiana” deve-se à antiga estação de trens Guanabara da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que ficava ao lado do campo o que o levou a se tornar e sede do time de futebol da associação esportiva dos ferroviários daquela empresa, o Esporte Clube Mogiana (ECM) de Campinas.

Distintivo do EC Mogiana de Campinas

O EC Mogiana foi fundado em 7 de junho de 1933, por funcionários da contadoria da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e por isso suas cores seguiam as da ferrovia: azul, vermelho, amarelo e branco.

O time disputou a série A2 por 6 vezes: em 1947, 1948 (jogando a série preta), 1949 (terminando a série vermelha em 3l lugar, atrás dos outros 2 times de Campinas: Ponte Preta e Guarani), 1950 (jogando a 4a série), 1958 (no grupo branco) e 1959 (Série Vicente Feola).

O site História do futebol apresentou algumas fotos do estádio em dia de jogo:

Estádio Cerecamp - Campinas

Estádio Cerecamp - Campinas

Trouxe ainda uma linda foto de uma camisa do EC Mogiana:

Camisa do EC Mogiana

O primeiro jogo do Estádio foi entre Esporte Clube Mogiana e Uberaba Sport Club.

CERECAMP - Estádio Campinas

Esse era o time do EC Mogiana de 1958:

ECMogiana 1958

Infelizmente, a crise que acabou fazendo a ferrovia ser adquirida pela FEPASA, também fez o Mogiana dar adeus ao futebol profissional. O time sobreviveu mais alguns anos no amadorismo, mas finalmente… teve o seu fim.

Depois, o Estádio foi a casa do Esporte Clube Gazeta de Campinas.

Distintivo do EC Gazeta

Aqui, o Esporte Clube Gazeta de Campinas que disputou a 3a divisão de 1986:

EC Gazeta de Campinas 1986

EC Gazeta de Campinas 1986

EC Gazeta de Campinas 1986

Com o fim do clube, o Estádio da Mogiana acabou abandonado.

CERECAMP - Estádio Campinas

Quando tudo parecia perdido, em 1998 o Campinas Futebol Clube voltou a utilizar o estádio e para isso desenvolveu uma série de reformas.

distintivo do campinas
O Campinas FC mandou seus jogos no estádio até o ano de 2009, porém em 2010, problemas financeiros levaram o time para Barueri, e ele acabaria encorporado pelo Barueri SC.

CERECAMP - Estádio Campinas

É… O tempo passa mesmo. E o que é de interesse num momento, no outro, não é mais. O CERECAMP atualmente serve a comunidade local de Campinas, talvez não volte a ter um time profissional jogando em suas dependências…

CERECAMP - Estádio Campinas

Pra deixar a memória do Dr. Horácio Antonio da Costa ainda mais triste, não é só o futebol que mudou e deixou pra traz suas memórias. Os trens também já não fazem parte da realidade do interior paulista como fizeram outrora.

cerecamp

Talvez seja uma fase de transição.

Talvez venha coisa melhor pela frente.

A única certeza é de que nunca mais seremos os mesmos.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

2 Respostas to “Em busca do Estádio perdido em Campinas”

  1. Já joguei nesse campo, na época do SETUR de Cosmópolis, alguns amistosos com os times da AABB, e até mesmo Ponte e Guarani no Dente de Leite e Infantil jogavam aí, gigante mesmo !


Deixe um comentário

*