178- Camisa do Lanús

A 178ª camisa do blog vem da nossa amada Buenos Aires, e é uma camisa que comprei em frente o estádio para nos ajudar a escapar de possíveis problemas, no dia em que fomos assistir Lanús x Olmedo do Equador, pela pré-libertadores de 2008. Assim, apresento-lhe o Club Atlético Lanús:

O time foi fundado em 1915, seu nome provem de “Anacarsis Lanús”, um rico comerciante do século XIX, que deu nome ao bairro de origem do time, que é relativamente próximo à Avellaneda, mas não se sentia atendido culturalmente por um time de futebol.

Lanús

O Lanús manda seus jogos no Estádio Ciudad de Lanús, conhecido como La Fortaleza, que tem capacidade para 47.027 torcedores.

Lanus

Como disse anteriormente, estivemos no Estádio em 2008, para assistir a uma disputa de pré-libertadores entre o time local e o Olmedo do Equador.

Distintivo do Deportivo Olmedo - Equador

O bairro estava tomado. Todas as lojas, as ruas e até os cachorros estavam uniformizados!

Lanus

Estávamos tranquilos até avistar um grupo de brasileiros, torcedores do Grêmio que agiam com uma dose de “autoconfiança exagerada”. Fardados dos pés à cabeça, andavam em meio aos torcedores locais sem sequer olhar para as pessoas, o que começou a despertar alguns comentários de desagrado entre os argentinos.

Nossa experiência em canchas deixava claro que aquilo não iria acabar bem e para nos precaver… Nos transformamos em torcedores locais:

lanus

Devidamente “uniformizados”, adentramos ao estádio para ver o show da torcida local.

Lanus

Os gremistas ficaram bem no meio da barra local e, vale lembrar, o futebol não é um meio violento, porém, tem que saber chegar e saber se portar…

Lanus

Uma pena que mesmo sendo um jogo de grande importância, o estádio não recebeu um público capaz de lotar as arquibancadas.

Lanus

E aqui uma imagem histórica, do Gui (do www.expulsosdecampo.blogspot.com) na fase “cheia”.

Lanus

Na primeira partida, com o apoio de sua torcida, o Olmedo vencera o Lanús, em Riobamba, por 1 a 0, ou seja, era necessário uma virada para classificar o time argentino para a fase de grupos da Libertadores.

Lanus

O jogo em Lanús começou truncado, e virou 0x0. No segundo tempo,a torcida começava a ficar enraivecida, xingando o juiz (brasileiro pra piorar hehehe) quando veio o primeiro gol. Junto com o gol, revimos os gremistas, dessa vez, saindo do estádio de maneira estranha (pareciam fugir…) e foram falar com dois policiais que estavam por ali também…

Lanus

A história acabou sem fotos hehehe O Lanús fez 3×0 e quando íamos embora escutamos algumas pessoas comentando sobre “pegar los brasileros” e como achamos que seria difícil explicar que nós éramos outro grupo de brasileiros… Fomos apressados até a estação.

Dessa forma, o Lanús chegou à sua primeira Libertadores de América.

camisa do Lanús - signia

Além desse feito, vale citar que o time conquistou a Copa Conmebol de 1996, com o time abaixo:

Lanús

Também venceu o Torneo Apertura de 2007:

E faturou ainda a Copa Sul-Americana de 2013 :

Lanus - Campeão da Copa Sulamericana 2013

 

O time venceu ainda a segunda divisão em 1919, 1950, 1964, 1971, 1976 e 1991/92.

Aqui, uma imagem de  1981, quando conquistaram a Terceira Divisão:

APOIE  O TIME DA SUA CIDADE!!

Salvar

2 Respostas to “178- Camisa do Lanús”

  1. Marcel disse:

    Como bom pontepretano, tenho uma completa aversão a esse time hahuaha mas não nego que a festa deles foi bonita na final (que felizmente, pude comparecer, tanto no Pacaembu quanto no La Fortaleza). Só que a da macacada foi muito melhor sem se utilizar de tantos recursos como podem lá na Argentina. Parabéns pelo blog, acho sensacionais esses estádios que você vai e mais ainda a história de cada um deles! Acompanho faz um tempo já mas nunca comentei.


Deixe um comentário

*