Estádios do Noroeste Paulista – Parte 20: Araraquara, o fim da nossa jornada!

Mari

Bigodes de queijo a parte… A nossa viagem chegou ao fim. Ainda pela Rodovia Washington Luiz, decidimos visitar nosso último estádio em Araraquara.

A ideia não era visitar o estádio da Ferroviária, mas sim, um estádio realmente perdido, escondido em meio à plantação de cana, também dentro de uma usina, assim como foi o primeiro da nossa viagem (em Ibaté, cidade vizinha, veja aqui como foi).

Usina Tamoio - Araraquara

Usina Tamoio - Araraquara

Usina Tamoio - Araraquara

Falamos do Estádio Comendador Freitas, que também já foi chamado de Estádio Garibaldi Pereira, localizado na Usina Tamoio, mais uma usina do grupo Raizen.

Tamoio era um distrito de São Carlos e só posteriormente passou para Araraquara.

Usina Tamoio - Araraquara

O estádio pertencia ao extinto Tamoyo Futebol Clube, mas outros times mandaram seus jogos lá, como o Ibaté Futebol Clube e a Usina Tamoio FC (antes AA Tamoio).

Distintivo do Usina Tamoyo FC

Mas, infelizmente não pudemos entrar para registrar o estádio 🙁

Usina Tamoio

Estamos em negociação com a diretoria e a assessoria de imprensa da Usina para conseguir uma autorização, mas… Para você que nos acompanhou nos 19 estádios anteriores, conseguimos algumas imagens do campo e também da igreja, que ficam na parte interna.

Igreja Tamoio

Descobrimos ainda, que o vereador Donizete Simioni e o historiador Rogério Belmiro Tampellini estão na luta para que o Estádio Comendador Freitas, a Igreja e as edificações nos arredores sejam tombados como patrimônio histórico e cultural.

E olha que lindo o estádio:

Estádio Comendador Freitas - Araraquara

Nessa imagem mais antiga, fica ainda mais charmoso:

Estádio Comendador Freitas - Tamoio FC

Ainda encontramos algumas fotos do lado interno, procurando pela Internet, de coisas mais recentes:

Estádio Comendador Freitas - Usina Tamoyo - Araraquara

A essas verdadeiras obras de arte do passado:

Estádio Comendador Freitas - Usina Tamoyo - Araraquara

Suas arquibancadas tem capacidade para 2 mil torcedores e já foram usadas tanto para torcedores de futebol como pela população em geral em festas e comemorações cívicas. Estádio Comendador Freitas - Usina Tamoyo - Araraquara O Estádio foi construído em 1929 e inaugurado em janeiro de 1932. Passou por uma reforma em 1986 e foi fechado em 1994. Aqui, o time da Usina Tamoyo em 1956: Usina Tamoio 1956 Aqui, outro lindo achado histórico: Usina Tamoyo Aqui, o time de 1965: Usina Tamoyo FC - Araraquara 1965 O time posando em frente ao estádio, nos anos 70: Usina Tamoio - Estádio Comendador Freitas Aqui, o time de 1979: Tamoyo FC 1979 E olha o estádio ao fundo, que lindo! Tamoio FC Ouvimos ainda sobre um possível jogo em que o Santos de Pelé enfrentou a Ferroviária, nesse estádio, em 26 de abril de 1970, num domingo pela manhã, em comemoração ao primeiro aniversário da Administração da Refinadora Paulista S.A., reunindo centenas de torcedores. A AFE teria vencido o jogo por 1×0. Pra terminar, mais algumas fotos recentes divulgadas pelo site da Câmara de Araraquara: Estádio Comendador Freitas Estádio Comendador Freitas - Araraquara Estádio Comendador Freitas - Araraquara Estádio Comendador Freitas - Araraquara Estádio Comendador Freitas - Araraquara Estádio Comendador Freitas - Araraquara E assim, termina nosso rolê pelos Estádios do Noroeste Paulista. Com uma paradinha pra almoçar em São Carlos, antes de enfim voltar para Santo André. Foram apenas 3 dias de viagem, mas que duraram uma eternidade em nossos corações e mentes. E todas essa memórias estão registrada e divididas com vocês nesses últimos 20 posts. Obrigado por estar conosco em todos eles!

Usina Tamoio - Araraquara

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Antes que ele seja comprado, usado, escondido e trancafiado!

Estrada

Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *