Tour interior paulista 2017 – Parte 4: Novo Horizonte

Dando sequência ao nosso rolê de “Pré Inverno”, depois de passarmos por Ibitinga, seguimos pela até então desconhecida Rodovia Dep. Leonidas Pachêco Ferreira até a parte 4 da nossa viagem: a cidade de Novo Horizonte! Novo Horizonte Porém… Antes de chegar na cidade, fomos presenteados com a aparição de um ser incrível! Novo Horizonte Ele não só nos acompanhou por parte da Rodovia, como pousou e nos permitiu um verdadeiro ensaio fotográfico. Falcão paulista Falcão Paulista Falcão Paulista - Novo Horizonte Trata-se de um Gavião carcará (você o reconhece por esta parte preta na cabeça) e pela face avermelhada. Ele é um parente distante dos falcões, alimentando-se de insetos, anfíbios, roedores e presas fáceis como mamíferos recém-nascidos, embora também sejam aves necrofagas (se alimentam de carniça). Passam muito tempo no chão, mas são excelentes voadores e planadores. Falcão Paulista - Novo Horizonte Após esse feliz encontro, chegamos ao nosso objetivo: a cidade de Novo Horizonte. Novo Horizonte Novo Horizonte acolhe uma população de cerca de 40 mil pessoas e tem uma economia mista, com destaque para as duas usinas de açúcar e álcool lá presentes (Usina São José da Estiva e Usina Santa Isabel), grandes geradoras de emprego. E começamos nosso breve passeio com uma volta pelo centro da cidade, com destaque para a Igreja Matriz. Novo Horizonte Novo Horizonte Novo Horizonte Muitas construções do início do século passado seguem em ótimas condições, espalhadas pela cidade. Novo Horizonte Novo Horizonte Novo Horizonte Novo Horizonte O comércio da cidade também tem grande destaque, sendo referência para consumidores da região devido sua grande diversidade. Novo Horizonte O produto que eu acho mais legal (e fiquei triste de não ter trazido para Santo André) são as tradicionais cadeiras feitas com esses “espaguetes de plástico”… Tem um nome específico?? Novo Horizonte Falando um pouco sobre o futebol local, a cidade tem uma história bem tradicional, que nasce na ‘decada de 20 com a fundação do Clube Atlético Novo Horizonte! Distintivo do Clube Atlético Novo Horizonte O time começou no amador, mas logo chegou às disputas profissionais organizadas pela Federação Paulista. ClubeAtlético Novo Horizonte O CA Novo Horizonte mandava seus jogos no Estádio Josué Quirino de Moraes, o Quirinão, que fica na Av Josué Quirino de Moraes. Estádio Josué Quirino de Moraes Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte

Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Estádio Josué Quirino de Moraes Estádio Josué Quirino de Moraes Recentemente, o estádio passou por uma série de reformas para poder voltar a ser utilizado, e olha… o resultado das reformas ficou excelente! Estádio Josué Quirino de Moraes Fomos dar uma olhada no interior do estádio para comprovar!

Como eu disse no vídeo, existe um lindo painel com imagens do passado (tanto de times quanto de documentos):

Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte As arquibancadas e o gramado apresentam-se pronto para uma bela partida! Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte E para não perder um espaço como esse, além dos times amadores da cidade, as categorias de base do atual Novorizontino tem mandado seus jogos no Quirinão. Estádio Josué Quirino de Moraes Estádio Josué Quirino de Moraes Estádio Josué Quirino de Moraes Até iluminação o Quirinão tem! Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte O estádio foi inaugurado em 28 de outubro de 1.928 com uma partida entre o CA Novo Horizonte e o CA Paulistano.Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Nessa partida, ao menos os gols foram bem utilizados… Os visitantes ganharam por 10×2, com direito à presença do craque e artilheiro Arthur Friedenreich. Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Grande honra em poder registrar um estádio próximo de completar seu centenário.. Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Destaque para os vestiários em excelentes condições. Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Sem dúvidas, o Quirinão ficará eternizado em nossa memória… Estádio Josué Quirino de Moraes - Novo Horizonte Dando sequência ao nosso rolê, fomos até o segundo estádio da cidade, já tão importante quanto o Quirinão, mesmo em valor histórico, o Estádio Dr Jorge Ismael de Biasi! Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Foi aí que o Grêmio Novorizontino mandou seus jogos quando entrou pra história ao chegar na final do Campeonato Paulista de 1990 (que foi vencido pelo Bragantino). Distintivo do Grêmio Esportivo Novorizontino O Grêmio Esportivo Novorizontino foi fundado em 1973, na época com o nome de Pima Futebol Clube. Distintivo do PIMA FC Esse foi o primeiro time: Primeiro time do PIMA PIMA era o nome de uma fábrica de calçados, e mesmo com todas as dificuldades possíveis, o time foi bicampeão de 1974 e 1975. Com isso, se inscreveram na 3ª divisão do Campeonato Paulista, e foi aí que surgiu o “Grêmio Esportivo Novorizontino” (como homenagem ao Grêmio Porto Alegrense). E cá estamos nós, no seu atual estádio! Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Pudemos dar uma volta na parte interna do estádio! Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Dá uma olhada no vídeo que fizemos lá!

As cores amarelo e preto são originárias da fábrica de sapatos e daí, veio o Tigre como mascote. Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino O nome do estádio é homenagem ao empresário Dr. Jorge Ismael de Biasi, que assumiu a presidência do time em 1977, conquistando títulos e revelando jogadores como Paulo Sérgio, Márcio Santos (ambos da Seleção tetracampeã), Maurício (goleiro do Corinthians), Helder, Alessandro Cambalhota (ambos do Santos), Luís Carlos Goiano (do Grêmio de Porto Alegre), e muitos outros. Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Sob sua gestão, o time foi vice campeão da série A3, em 1981 Novorizontino 1981 Ele também estava no comando em 1990, e esse era o time: Novorizontino 1990 É muito legal poder conhecer, mesmo sem acompanhar uma partida oficial! Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino O estádio tem capacidade para 16.000 pessoas. Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Em 1994, a família Chedid assumiu o Novorizontino e a partir daí, o clube enfrentou uma série de quedas até 1999, quando enfim… acabou afastado do futebol profissional, para a tristeza da cidade. Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Quase 11 anos depois… Em março de 2010, nasce o Grêmio Novorizontino. Distintivo Grêmio Novorizontino Assim, a partir de 2012, o Estádio Jorge Ismael de Biasi começa a receber competições oficiais do Novorizontino começando pela infernal Série B do Campeonato Paulista de Futebol (a 4ª divisão ), graças a uma parceria com o Paulínia, que não pôde disputá-la. Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Momento caras e poses: Estádio do Novorizontino Estádio do Novorizontino Estádio do Novorizontino Estádio do Novorizontino Aos poucos, o Novorizontino foi vencendo os degraus…. Em 2014, foi campeão da A3:Novorizontino 2014 Até voltar à primeira divisão do Paulista. Achei legal as cadeiras cativas com o nome das pessoas: Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Essa é a entrada de visitantes: Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino Aqui dá pra ter ideia de como era a região na época inicial do estádio! Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino A nós, fica o agradecimento ao pessoal que estava no Estádio e nos permitiu entrar e fotografar. E seguimos viagem, sentido Itajobi! Itajobi

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

  Salvar Salvar Salvar SalvarSalvarSalvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar]]>

4 comentários em “Tour interior paulista 2017 – Parte 4: Novo Horizonte”

  1. Sou de Novo Horizonte-SP e vi sua reportagem aqui na minha cidade, adoro futebol como você e tenho a mesma mentalidade sua quanto ao apoio ao time da cidade.
    Se nós da cidade não apoiarmos quem vai apoiar?
    E o que você descreve nos videos e textos são relatos verdadeiros. Quero apenas afirmar uma coisa que você mesmo já havia dito, depois que o Chedid assumiu o time o time foi caindo ladeira a baixo e pra emporcalhar mais o que ele fez, ele usou a politica enganando todo o povo de Novo Horizonte-SP pegando os votos dos eleitores e depois acabando com o time.
    Não tenho palavras para descrever o meu repudio e ódio que eu tenho desse ser.

  2. Boa reportagem. Só um detalhe: Sócrates qdo ainda era juvenil do Botafogo de Ribeirão Preto, foi emprestado ao Clube Atlético Novo Horizonte, onde participou de vários jogos. Na web tem uma foto de com o time que já publiquei no Facebook.
    Grato.
    Pedro Romualdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *