Em busca do estádio perdido em Zagreb (parte 1 de 3)

futebol croácia

Em busca do lugar onde parte da história da minha família começou, fomos até a Croácia, no final de 2016.

Ficamos alguns dias em Zagreb, suficiente para curtir um pouco do inverno croata!

Muita gente comentou comigo que o leste europeu está cada dia mais ligado aos extremismos da direita, mas pude ver que ao menos em Zagreb tem gente enfrentando esse novo levantamento fascista que o mundo tem vivenciado.

O inverno em Zagreb é frio pra caramba, mesmo com dias em que o sol está no céu.

O por do sol era algo emocionante!

Claro que além de futebol e da história da minha família (os Noznicas), também fomos conhecer alguns pontos da cidade!

Essa é a igreja de São Marcos (sim, existe um São Marcos além do goleiro hehehehe).

Pudemos conhecer também um museu do futebol nacional.

Deu até pra bater um papo com um amigo que fizemos lá!

E dava até pra se divertir comendo um…. Germknedla!!!

Finalmente falando de futebol, fomos visitar 3 estádios na cidade, começando com o Estádio Kranjčevićeva.

O time do NK Zagreb manda seus jogos aí.

O Estádio Kranjčevićeva, anteriormente conhecido como “Concordije” (até 1945) fica próximo do centro da cidade e tem capacidade para 8.850 torcedores.

Falando um pouco do NK Zagreb, o clube foi fundado em 1903, e é um dos times mais populares da Croácia, tendo como principal rival, o NK Dinamo Zagreb, clube sediado na mesma cidade. O maior êxito do time foi a conquista do campeonato croata de 2002.

O Estádio KranjčevićevaÉ o segundo maior estádio de Zagreb. Começou a ser escrito na década de 1910, e só se concluiu em 1921.

Quando foi inaugurado, era o maior estádio de Zagreb e era onde o HŠK Concordia mandava seus jogos.

Em 1931, teve o primeiro jogo com iluminação, entre o Zagreb XI e o Real Madrid (2 a 1 para o time local).

 

Após a Segunda Guerra Mundial, o time do Concordia foi dissolvido por razões políticas e o estádio foi entregue ao Fiskulturno društvo Zagreb, que acabou se tornando o NK Zagreb, do qual falamos acima. A terceira camisa do NK Zagreb é verde em homenagem a Concordia.

Em novembro de 1977, um grande incêndio destruiu parte do estádio, a reforma para corrigir esse problema também permitiu uma série de correções e melhorias.

 

Mas, o estádio ainda sofreria uma nova avaria, em 1977, quando um raio destruiu os holofotes durante o jogo entre o NK Zagreb e o NK Osijek.

O estádio ficou sem recursos durante 20 anos, até 2008, quando os novos foram reinstalados pela cidade de Zagreb.

Sem dúvida, um estádio para ficar na nossa memória e nos nossos corações…

 

Antes de ir embora ainda pudemos registrar um grafite feito no estádio pelos White Angels, um grupo antifascista local que costumava se reunir em torno do NK Zagreb, mas que desde 2014 fundou seu próprio time, o ZAGREB 041.

O Football Club NK Zagreb 041 foi criado em 01 de dezembro de 2014, é um time autogerido. O número “041” no nome do clube representa o número da antiga rua que Zagreb tinha na República Socialista da Iuguslávia. Maiores informações no site deles: www.nkzagreb041.hr .

Os White Angels Zagreb surgiram em 1989, e desde 2006 formado 100% por Antifascistas e Antiracistas.

Segundo eles, quando em 2002, o NK Zagreb ganhou a primeira liga, a máfia de futebol entrou no clube e começou a roubar e destruir o clube que perdura até hoje.
Por volta de 2006, a terceira geração do grupo iniciou seu caminho, com muitos punks, skins e outros membros alternativos da cena e aí estão até hoje, apoiando o NK Zagreb 041 na 7ª divisão nacional (ou a 3a divisão de Zagreb), e o primeiro e único clube antifascista e antiracista na Croácia e na ex-Iugoslávia.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

(ou crie o seu próprio time)

Deixe um comentário

*