O futebol em Jacareí

Jacareí

Outubro de 2020, aproveitando o entorno da Via Dutra, paramos pra almoçar em Jacareí e fomos mais uma vez tentar registrar o Estádio Stavros Papadopoulos, a casa do JAC!

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

A história de Jacareí está diretamente ligada à busca de ouro e metais preciosos no interior do Brasil, já que ficava no antigo caminho para as “minas gerais”, servindo de pousada para tropeiros.

A partir do século XVIII, viu o café ganhar espaço e movimentar a economia local. A Ferrovia também ganhou espaço pra movimentar cargas e pessoas.

Jacareí

O nome da cidade é uma referência aos jacarés nas lagoas e no Rio Paraíba do Sul, já que Jacareí em Tupi seria “Icare-ig” ou “Rio dos Jacarés”.

O futebol fez parte da cultura local desde muito cedo, quando no ano de 1917, três funcionários da Fábrica de Meias Elvira montaram um time que viria a se oficializar em 27 de julho de 1920 como o alvi-rubro Esporte Clube Elvira.

EC Elvira - Jacareí

EC ELvivra

Em sua “primeira fase”, além de vários amistosos e campeonatos locais o EC Elvira disputou desde 1921 o Campeonato Paulista do Interior e no ano de estreia não passou da primeira fase perdendo os dois jogos (18/12: Caçapavense 3×1 EC Elvira e 8/1: Taubaté 3×2 EC Elvira), assim como em 1922, ainda que aqui tenha realizado uma campanha melhor que no ano anterior:

Campeonato Paulista do interior - 1922

Campeonato Paulista do interior 1922

Em 1923, foi ainda melhor, sendo vice campeão da Zona Central do Brasil.

Campeonato do Interior 1923

Campeonato do Interior 1923

Em 1924 o campeonato do interior não foi realizado, e em 1925, finalmente o EC Elvira consgeuiu sagrar-se campeão do seu grupo, a 5a região, indo pra fase final.

Campeonato do Interior 1925

Campeonato do Interior 1925

Em 1925, Jacareí viu mais um time participar do Campeonato Paulista do Interior: o Esperança FC.

Esperança FC - Jacareí

O Esperança FC foi fundado em 1910 e chegou a ter seu estádio, que anos mais tarde seria o campo do Ponte Preta de Jacareí (falaremos deles na sequência). Aqui, uma imagem do campo, já na época do Ponte Preta:

Estadio do Esperança FC - Jacareí

Chegamos em 1926, um ano muito importante para o EC Elvira, pois ele sagrou-se campeão do Campeonato Paulista do Interior, em um campeonato meio bagunçado já que na fase final dois times deram WO.

Campeonato do interior APEA 1926

Campeonato Paulista do Interior 1926

Com o título, o EC Elvira disputou a Taça Competência contra o Palestra Itália (campeão da série A1). O Palestra  havia sido campeão com 100% de aproveitamento e venceu fácil por 9×0, mas mesmo assim, o EC Elvira cravou seu nome na história.

Em paralelo ao Campeonato Paulista do interior da APEA, houve o Campeonato do Interior da LAF (Liga dos Amadores de Futebol) e quem estava lá era o Esperança FC, que terminou em segundo da Região D (o Taubaté foi o campeão do grupo .

Campeonato Paulista do Interior da LAF - 1926

Em 1927, o EC Elvira não passou da primeira fase (que teve a AE Guaratinguetá como campeã do grupo).

Campeonato Paulista do Interior 1927

E o Esperança FC seguiu jogando o Campeonato do Interior da LAF, sagrando-se campeão da seção, mas acabou entregando os pontos (não descobri o porquê) para o Hepacaré, num jogo que seria no dia 27/11.

Campeonato do Interior da LAF - 1927

Em 1928, o EC Elvira abandonou o Campeonato do Interior e só voltaria a disputar em 1930, e deu uma grande confusão no seu grupo (a 8a região). Havia a necessidade de um jogo desempate entre EC Elvira e a Caçapavense, mas esta se negou e por isso a APEA classificou o time de Jacareí. Na segunda fase, o EC Elvira bateu o Taubaté por 4×2. O time só acabou eliminado na semifinal em uma partida que foi batido por 5×2 pelo Paulista de Jundiaí.

Em  1931, sequer passou da primeira fase e só voltou a disputar o Campeonato em 1942, jogando a 24a regIão, que teve o Taubaté como campeão.

Esse ano teve como novidade a participação do (é “do” mesmo e não “da”) Ponte Preta FC!

Ponte Preta FC - JAcareí

O time nasceu em 1933, quando o Esperança F.C. fechou suas portas e pra não deixar a cidade sem futebol (lembrando que o EC Elvira nem vinha jogando o Campeonato do Interior nesse período) a população local se uniu e contando com o apoio de Alfredo Schurig fundaram o Ponte Preta Futebol Clube, herdando o estádio do Esperança FC.

Em 1973, os herdeiros do Sr. Schurig, após uma grande batalha jurídica conseguiram “tomar” o campo. O time conseguiria um novo estádio com o apoio da Prefeitura.

Ponte Preta FC de Jacareí

Ponte Preta FC de Jacareí

Ponte Preta de Jacareí

Em 1943, novamente participaram do Campeonato do Interior o Ponte Preta FC e o EC Elvira (que decidiu a vaga para a fase final com o Taubaté, sendo derrotado por 2×0).

Em 1944 e 45 novamente o Taubaté foi o classificado do grupo da 24a região, que além de Ponte Preta FC e EC Elvira, teve a participação de uma outra equipe de Jacareí, o EC Pedra Santa! Em 1946, os 3 seguiram na disputa que teve o Cruzeiro FC como campeão do grupo, e em 47, seguiram na disputa que teve o União FC (Mogi) como classificado.

Ao chegarmos nos anos 50, 0 EC Elvira entra pra história do futebol profissional ao disputar a série A3 em 1956 (com o time abaixo), 57 e 60.

EC ELvivra

Graças às mudanças nos sistemas de disputa, o EC Elvira chegou ainda a jogar a A2 em 1958, 59, 61 e 62, sempre com campanhas abaixo da média.

Campeonato Paulista série A2 - 1958

Campeonato Paulista Série A2 1959

Campeonato Paulista Série A2 - 1961

Campeonato Paulista - Série A2 -1962

A partir daí o time se manteve apenas em disputas do amador.

EC Elvira 1979

O EC Elvira mandava seus jogos no seu Estádio Antonio Jordão Mercadante, inaugurado em 13 de abril de 1924, num amistoso contra o Palestra Itália da Capital (1×1).

Estádio Antonio Jordão Mercadante

Embora tenha sido demolido em 2014 o pessoal do Jogos Perdidos esteve por lá em 2005 e fez um incrível registro desse lindo estádio:

Estádio Antônio Jordão Mercadante - Jacareí / SP. Foto- Orlando Lacanna.jpg

Estádio Antônio Jordão Mercadante - Jacareí / SP. Foto- Orlando Lacanna.jpg

Estádio Antônio Jordão Mercadante - Jacareí / SP. Foto- Orlando Lacanna.jpg

A cidade só voltaria a ter um representante nas competições profissionais da FPF com o Jacareí Atlético Clube.

Distintivo do Jacareí AC

O Jacareí Atlético Clube foi fundado em 27 de outubro de 1980 e nasceu de um jeito muito louco, quando os apresentadores da Rádio Clube Jacareí lançaram a ideia de um novo clube e os primeiros ouvintes que ligaram se tornaram conselheiros do clube.

Logo, o time passou a jogar a série A3 do Campeonato Paulista, já em 1981.

Ficou na série A3 até 1988, quando sagraram-se campeões subindo para a série A2:

Jacareí Atlético Clube - campeão 1988

Em 89 a campanha foi bastante irregular e acabou rebaixando o time de volta à série A3,

Campeonato Paulista - Série A2 - 1989

Campeonato Paulista - Série A2 - 1989

Eram 2 grupos (que se denominavam série A e série B) que jogavam dentro de cada um e entre eles, terminando com a seguinte classificação:

Campeonato Paulista - Série A2 - 1989

O JAC permaneceu na série A3 até 94, quando foi rebaixado para a série B (a quarta divisão) e a partir daí oscilou chegando até a sexta divisão (que já não existe mais).

Durante todo esse tempo, o Jacareí Atlético Clube mandou seus jogos no Estádio Antonio Jordão Mercadante até 2001, quando um novo estádio foi construído, pela Sports International, que geriu o clube até 2005.

Trata-se do Estádio Stavros Papadopoulos, cujo nome homenageia um dos empresários da Sports International, e como disse no início do post, nossa missão era finalmente fotografar a casa do JAC!

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

O Estádio Stavros Papadopoulos foi inaugurado em 27 de maio de 2001 em um 1×1 entre o Jacareí AC e OSAN (Indaiatuba).

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Mais uma bilheteria para a nossa conta!

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

A capacidade do Estádio Stavros Papadopoulos é de cerca de 4.500 torcedores.

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Ainda que mais uma vez não tenhamos conseguido entrar no Estádio, foi possível uma mínima visão de suas arquibancadas!

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Além de toda a história ligada ao futebol, o Estádio temum charme a mais: dizem que é mal assombrado! As pessoas (atletas e funcionários) dizem ouvir barulhos estranhos e ver vultos no local. Alguns dizem que isso é porque o estádio foi construído em cima de um sítio arqueológico indígena. Nós estivemos por lá sozinhos e não vimos ou ouvimos nada de anormal.

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Fica pelo menos o registro, e prolongada a nossa missão de adentrar ao estádio…

O Estádio possui arquibancadas nas duas laterais do campo.

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Os últimos anos do Jacareí AC foram tristes, uma vez que permaneceu disputando as divisões inferiores, sem grandes campanhas, até que em 2014 a Prefeitura (responsável pela administração do estádio desde a saída da Sports International) interditou o local, após uma briga entre torcedores do São José (que utilizava o estádio pela série A2) e do Guarani evidenciarem a necessidade de melhorias.

O JAC teve que mandar seus jogos nas cidades vizinhas e decidiu pedir liçensa das disputas profissionais até que consigam arrumar o Estádio.

Estádio Stavros Papadopoulos - Jacareí Atlético Clube

Por hora… Ficamos na torcida…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

Deixe um comentário

*