55- Camisa do Palestra São Bernardo

A 55a camisa de futebol do nosso blog é de um dos times mais antigos do ABC. Foi um presente do amigo Renato Ramos, presidente da Fúria Andreense, e fã do futebol da nossa região. Detalhe para as mangas compridas que deixam a camisa com uma cara ainda mais legal! Trata-se do Palestra São Bernardo, que representa a cidade de São Bernardo do Campo. Se quiser ler mais sobre o time, vale a pena dar uma olhada no post que eu fiz sobre o jogo contra o Desportivo Brasil.

brasao_sao_bernardo

São Bernardo é o “B”, do Grande ABC, berço das montadoras, do sindicalismo, do hardcore (daqueles que não se faz mais) e da minha educação (fiz ETE e Metodista).

sao_bernardo

O Palestra Itália de São Bernardo foi fundado em 1° de setembro de 1935, por um atleta do rival Esporte Clube São Bernardo. Distintivo do Palestra São BErnardo

Filho de italianos, Alfredo Sabatini mostrou o famoso “sangue quente italiano” ao fundar o time, após não ser escalado num amistoso contra um grande clube paulistano.

SABATINI

Óbvio que com este nome o  clube representou a grande colônia italiana da cidade,e assim como ocorreu com Cruzeiro, Coritiba e Palmeiras, na época da Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a mudar sua denominação, retirando o “Itália” do nome, tornando-se o Palestra de São Bernardo. Seu maior rival é o Esporte Clube São Bernardo, considerado o time dos afortunados, enquanto o Palestra seria o clube de massa, cuja torcida era formada em sua maioria por funcionários das fábricas moveleiras, que formariam a famosa “rua dos móveis” (Rua Jurubatuba).

ecsb

Seu antigo Estádio era na Rua Marechal Deodoro, onde hoje localiza-se a Praça Lauro Gomes.

estadio palestra

Assim, o clube encontrou sua nova casa no bairro Ferrazópolis, onde nasceu o Instituto Palestra de Educação e Cultura (IPEC), o primeiro clube-escola do Brasil.

ipec

Aqui, a cara da sede, no passado: Em 1985, o historiador Ademir Médice (gente boa pra caramba, esse cara!), que escreve para o Diário do Grande ABC, publicou o livro Palestra de São Bernardo – Meio Século, como presente pelo seu Jubileu de Ouro. Entre 1950 e 1951, o Palestra disputou a Segunda Divisão do Paulista. Em janeiro de 1974, o time enfrentou o Santos de Pelé, perdendo por 4×0. E em 1975, foi a vez do Corinthians, de Rivelino aportar no ABC para enfrentar o Palestra. Iria demorar alguns anos até que em 1990, o Palmeiras viesse fazer o duelo dos “Palestra Itália”. O clube ficou bom tempo em recesso e só voltou a jogar profissionalmente em 1986, na Terceira Divisão. Depois, em 1992 voltou a fechar suas portas, só voltando a disputar o profissionalismo em 1997, quando foi vice-campeão da Série B1-b, a então 5a divisão do paulista. Em 2005, a diretoria do Palestra endoidou e tentou “remodelar” o clube, mudando suas cores, escudo, mascote e hino. O time passaria a se chamar PSB (sigla para Palestra São Bernardo), e o verde seria substituído pelo vermelho. Felizmente, em 2006 o time voltou a se chamar Palestra e em 2008 voltou às cores de origem, além de ter novamente seu escudo inicial. palestra escudos Da época “maluca”, fica o belo hino: Um dos orgulhos dos torcedores é que o meia-lateral Zé Roberto (Seleção brasileira, futebol alemão, Portuguesa, Santos, entre outros) atuou nas categorias de base do time. ze-roberto-1 Olha ele aí no time de 92: Palestra de São Bernardo 1992 O time é também chamado de Alviverde batateiro. Seu mascote já foi um Periquito e agora, um cão São Bernardo. mascotePSB Atualmente, manda seus jogos no Estádio Baetão, com gramado sintético, e capacidade de 8.000 pessoas. baetao2 Eu e a Mari jáfomos em vários jogos do time, nesta fase recente: Palestra Mas até pouco tempo, mandou seus jogos no Estádio Primeiro de Maio: estadio_1maio O palco das greves e das mobilizações do ABc, nos anos 80… Estadio%20Primeiro%20de%20Maio Esse é o time em 2009: time Atualmente disputa a fase final Segunda Divisão do Campeonato Paulista, com boas chances de chegar à série A3. Mais informações, existe um blog feito por torcedores: http://semprepalestrasb.blogspot.com/ e um site (não sei se oficial): www.palestrasb.webs.com/ , ambos valem a pena! E por fim, algumas imagens das bancadas do Baetão:

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

]]>

8 comentários em “55- Camisa do Palestra São Bernardo”

  1. Sobre a remodelação do escudo do time em 2005, ouvi uma historia na época que o famoso vereador (pelo menos na região do Alvarenga/Assunção onde moro)Edinho Montemor do partido PSB teria tomado posse do Palestra, mudando as cores do clube(usando o vermelho do seu partido),e o nome PSB(assim como o seu partido).Ainda bem que voltaram com as cores e o escudo tradicional…E outra coisa; muito boa a sacada sobre o Hardcore!!Quando comecei a curtir Hardcore/punk em meados dos anos 90, a palavra Hardcore era sinônimo de barra-pesada,casca-grossa,atitude!!Hoje em dia é sinônimo de adolescentes-mimados revoltadinhos modorrentos que vão na Galeria se produzir com a mesada do papai…É meu caro, estamos no fins dos tempos…

  2. Mau, repare que na foto do time do Palestra o último em pé à direita – não parece ser um jogador – está com uma camisa do Santo André. Isso é compreensível, pois todo o elenco do Palestra e até a comissão técnica são do time B do Ramalhão, que está disputando a Segundona através de uma parceria entre os clubes. Repare também no quinto jogador em pé, da esquerda para a direita: não é a cara do Ramalho, volante revelado no Santo André e atualmente no Goiás? Isso também se explica: trata-se do irmão caçula dele, o lateral Iran.

  3. O gol sai e o cidadão que tá filmando diz:
    Gol eu não acredito.
    O que ele esperava que não pudesse sair gol algum? Ele depõe contra o próprio time. rsrs
    abraço de outro batateiro

  4. Eu vi na época, mas nunca tinha lido com tanta atenção. Parabéns!
    Poucas pessoas contaram tão bem a história “correta” do Palestra. Muitas pessoas desvirtuam, vocês foram fiéis a verdadeira… Aliás, estamos aguardando o retorno do Mil Camisas aos jogos do Palestra SB em 2010.
    O Edinho jamais teve nada a ver com a diretoria do Paletra, unica ligação dele foi como jogador, ele foi goleiro do clube na década de 70 e o nosso mascote nunca foi um Pateta (rsrs) apenas o Periquito e o Dogão.

    Grande Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *