Em busca do Estádio perdido em São José do Rio Preto!

São José do Rio Preto, uma cidade gigante do interior de SP. E esse desenvolvimento social e econômico, no futebol pode ser visto pelo fato da cidade ter dois times! E aproveitamos nossa viagem pela região para conhecer os estádios destes times que fomos até lá! O primeiro estádio é o Benedito Teixeira, o “Teixeirão”, onde o América FC manda seus jogos.

O Estádio é bastante recente, foi inaugurado em 1996 e nós demos o azar de pegar um dia em que ele estava sendo reformado…

Mesmo em reformas, deu pra ver a grandeza do Estádio, que chegou a receber vários clássicos do futebol paulista, graças ao seu porte.

O jogo de inauguração foi entre o América e o São Paulo e o time da capital venceu por 3×2. A capacidade atual do estádio é de quase 33 mil torcedores. Olhando de fora, dá pra ver o espaço que ele ocupa.

Ah, achei um novo mascote pro time hehehe:

O Estádio leva as cores do time (vermelho e branco) em diversos muros…

O estádio nasceu graças ao idealismo do Prefeito Dr. Wilson Romano Calil que via o time como a maior propaganda da cidade. A ideia foi apresentada à cidade no período da visita do então presidente Benedito Teixeira e por isso leva o seu nome. A prefeitura cedeu o terreno e ainda conseguiu a doação de 11.500 sacos de cimento, ao América ficou a responsabilidade das obras, o que obrigou a venda de jogadores importantes. Uma coisa que eu aprendi a gostar são os ônibus dos times, olha o do América aí:

Na despedida, fiz mais uma lembrança de um estádio importante.

Em 2022, voltamos ao Estádio Benedito Teixeira e fiz esse vídeo:

E também renovamos as fotos do campo:

Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto Estádio Benedito Teixeira - América - São José do Rio Preto

Saí dali e ao atravessar a cidade, me deparei com o tradicionalíssimo estádio do Palestra Esporte Clube, time que marcou o início da história do futebol de São José do Rio Preto.

Aqui tem uma imagem aérea do próprio clube: Estádio do Palestra EC - São José Rio Preto Não consegui entrar para fotografar a parte interna do campo, mas ao menos deixei registrada nossa passagem por esse marco histórico.

O Palestra foi fundado em 15 de março de 1931 com o nome de Palestra Itália Futebol Clube, às margens do rio Preto. Seu nome foi alterado para Palestra Esporte Clube em 1939, devido à 2ª Guerra Mundial. Atulmente o clube vive uma dramática crise, correndo o risco de ter que vender partes de sua sede para sanar a economia.

O terceiro e não menos importante Estádio é o Anísio Haddad, o popular Rio Pretão, onde o Rio Preto manda seus jogos.

E lá estávamos nós em mais uma cancha…

O Estádio também é bem grande. Tem capacidade para quase 19 mil torcedores e foi inaugurado em 1968.

Seu nome é uma homenagem ao ex presidente do clube, Anísio Haddad.

E dessa vez, marquei presença com a minha camisa pirata do Boca.

O Estádio é todo verde, merecia uma nova mão de tinta, que deixaria o estádio ainda mais mágico.

Vi essa placa e fiquei me perguntando se a sede era ali no mesmo lugar, ou se simplesmente levaram a placa para lá.

Assim, ficamos contentes em visitar uma cidade tão importante para o futebol e economia nacional.

Quando estivemos em Rio Preto em 2022, também demos uma renovada nas fotos do Estádio Anísio Haddad:

Estádio Anísio Haddad Estádio Anísio Haddad Estádio Anísio Haddad Estádio Anísio Haddad Estádio Anísio Haddad Estádio Anísio Haddad Estádio Anísio Haddad Estadio Rio Preto Estádio Anísio Haddad E ainda aproveitamos para rever alguns amigos do ABC que agora são cidadãos riopretenses, caso do Ronaldo Pobreza (vocal da banda mais foda do Brasil de skate punk, o Grinders): grinders E do amigo Orides, que segue gerindo a tradicional Taberna Canova lá na cidade: soa jose do rio preto - taberna canova Fica aí um início de dia inspirador pra quem sabe convencê-lo a conhecer São José do Rio Preto: São José do Rio Preto Ou você prefere uma chuva concentrada?

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

]]>

10 comentários em “Em busca do Estádio perdido em São José do Rio Preto!”

  1. Falou tudo cara, o Anísio Haddad é realmente MAGICO! Assim como Botafogo-RJ, Portuguesa e outros times folcloricamente azarados, certas coisas só acontecem com o Rio Preto e no Anísio Haddad!
    Mais infelizmente o presidente do glorioso não cuida do patrimonio do clube e o estádio tá nessa situação ai, caindo aos pedaços…

  2. Esse é o Mil Camisas !!!
    Tenho um amigo muito especial de SJRP, o Luiz Henrique, torcedor do América. Ele vai ficar muito contente ao ver essa matéria. Muito bacana. São José do Rio Preto me parece uma cidade muito legal e está na minha lista de roteiros de viagens, com certeza.
    P.S…: Eu “roubei” a foto do busão do América para minha coleção de fotos, tá ?

    Abçs, do seu amigo,
    Anderson Vianna – CTBA

    1. Bom dia

      Por favor estou a procura de uma camisa do america de rio preto para comprar, sou de Ubatuba e minha namorada mora ak mas e natural de SAO JOSÉ DO RIO PRETO, o tamanho e m de preferencia com o numero 10 as costas.

      E muito importante para mim esta camisa

      Conto com vcs

      João Ribeiro

  3. É interessante como mesmo descuidados e simples arquitetonicamente, alguns estádios podem ser belos, devido à significância histórica que carrega, de valores, cores, enfim, cultura, de uma cidade ou localidade qualquer. São de fato, monumentos culturais!

    Vendo esses estádios, lembrei-me do Eucaliptos, o velho estádio do Inter, de 1931, ainda em pé e praticamente intacto no coração de um bairro em Porto Alegre. Uma pena que tu não o visitastes quando esteve em POA, pois para nós, admiradores do Football, é muito legal.

    Algumas imagens do Eucaliptos:
    antiga: http://www.internacional.com.br/imagens/conteudo/eucaliptos_1.jpg

    atual:
    http://1.bp.blogspot.com/_H_0Lvrr7bK8/SXxHKLrKg2I/AAAAAAAABz0/iCPyZxcIzyw/s400/25-01-09_0731.jpg

    Ainda tá de pé, mas logo será demolido, infelizmente, pois o Inter teve que vendê-lo para arrecadar dinheiro para a reforma do Beira-Rio. Abração!

    1. Realmente não deu tempo…
      Ao menos fui no Estádio Força e Luz (ainda não postei…) que também étradicional e está com os dias contados.
      Quem sabe eu consigo voltar antes do derradeiro fim??
      Valeu!

    2. Uma pena que não mais, pouco depois desse seu comentário virou um condomínio.
      Meu pai mora pertinho e por muito pouco não tive a chance de ver esse templo antes de ser demolido, é uma coisa que me lamento até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *