Em busca do Estádio perdido em Foz do Iguaçú

Foz do Iguaçu. Um paraíso da natureza, aqui no Brasil. Tivemos a chance de conhecer o lugar em novembro de 2012 e recomendo a visita para quem ainda não conheceu.

E acredite, Foz é mais do que as cataratas, a começar pelo incrível Parque das Aves (fica pertinho das cataratas, dá pra fazer os dois num mesmo dia)..

O Parque oferece a possibilidade de estar bem próximo das aves (boa parte delas nasceu no próprio parque, outra parte foi recolhida após ser vítima de maus tratos ou acidentes).

Mas, claro que a grande atração da cidade são as Cataratas do Iguaçu, um parque muito bacana que oferece ótima estrutura para os visitantes.

No parque, quem começa roubando a cena são os Quatis que já se acostumaram a presença das pessoas e passeiam ali no meio da galera numa boa, mas não bobeie com comida na frente deles!

De resto, o que vale é a água. Muita água.

Quase dá pra esquecer que vivemos num tempo de recessão desse bem tão precioso.

Mas a impressão que fica no fim é de quão pequenos somos em relação à natureza.

Esse é um passeio que vale a pena ser feito.

Mas… Este é um site sobre cultura de futebol, e mesmo com tantas paisagens bacanas, fomos em busca dos estádios da cidade.

O principal deles, é o Estádio do ABC, onde o Foz do Iguaçu, único time que disputa o campeonato profissional do Paraná, manda seus jogos.

E por que “Estádio do ABC”?? Porque o campo, pertence ao ABC Futebol Clube, time amador da cidade, fundado em 1915 e que tem seu nome em homenagem a um Tratado de respeito e defesa mútua entre a Argentina, o Brasil e o Chile.

Por coincidência, ficamos hospedados no Hotel Rafain Centro e só depois eu soube que da década de 30 até 1976, o o local era um outro campo de futebol do time do ABC.

Só em 1976, que o time adquiriu a área do estádio atual, na Avenida República Argentina e que seria inaugurado em 1980, sendo um dos poucos estádios de times amadores que já receberam a seleção brasileira, ainda que para treinamentos.

O time venceu vários títulos do futebol amador e o sonho atual é iluminar o estádio.

Atualmente o time recebe os jogos do Foz do Iguaçu F.C. que por pouco não subiu para a primeira divisão este ano.

O Foz do Iguaçu é um clube recente, fundado em 1996.

Tivemos a chance de entrar no campo e conferir a qualidade da grama e do estádio!

As arquibancadas do Estádio do ABC comportam 12 mil torcedores.

Mas Foz do Iguaçu tem ainda outros times de destaque, ainda que nas disputas amadoras, dos quais destacamos o Flamengo e o GRESFI. Não pudemos fotografar o campo do Flamengo, mas arrumamos tempo pra fotografar o campo do GRESFI.

O RESFI surgiu em 1967, da fusão do Esporte Clube Guairacá, do Grêmio Olavo Bilac e da Caixa Esportiva e Beneficente dos Graduados do 1º Batalhão de Fronteira.

É um time focado nos militares da região.

 

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

7 Respostas to “Em busca do Estádio perdido em Foz do Iguaçú”

  1. mari disse:

    faltou o ataque do bicho na sacola da tia janice uahuhauhauhuaa… esse passeio foi incrivel!!!
    o cara com a arma na entrada do estádio 3 de febrero tbm foi inesquecivel auhauhaua

  2. lourival n correia disse:

    Porque o foz do iguaçu esporte clube,não consegue permanecer na primeira divisão,enquanto times de cidade com muito menos expressão consegue?

  3. Que legal! Também sou rato de estádios e queria visitar o do Flamengo (até por que sou Flamengo, mas o do Rio hehehe). Acho que vou só no do ABC mesmo. Pra entrar no campo e tudo, você avisou antes que iria ou chegou chegando?
    Abraços!

  4. JORGE CASTAGNARO disse:

    PARABENS PELO TRABALHO EM PROL DO BOM E SAUDOSO FUTEBOL


Deixe um comentário

*