158- Camisa da Seleção da Namíbia

A 158a camisa de futebol da coleção vem de um lugar pouco conhecido pelos brasileiros, e até mesmo pelo mundo. Falamos da Seleção da Namíbia, país do continente africano.

O território da Namíbia sofreu várias invasões e passou pelas mãos dos portugueses (que exploraram seu litoral por volta de 1485) e dos alemães, que passaram a administrar o país a partir de 1885, até a primeira guerra mundial.

A partir daí, a União Sul-Africana obteve o mandato da Liga das Nações para administrar o território.

A partir de 1966, a SWAPO (South-West Africa People’s Organisation), um movimento marxista independentista, entrou em guerra contra as forças ocupantes, e em 1990, a Namíbia tornou-se independente da África do Sul.

Nosso amigo Gabriel Uchida (do blog FotoTorcida) esteve por lá em 2012 e fez fotos incríveis das pessoas da tribo Himba juntas de alguns presentes que ele levou.

A tribo vive numa área bastante deserta. Tanto que as mulheres deixam a cor da pele para marrom-avermelhado usando uma pomada de manteiga, cinzas, ocre vermelho e ervas, que faz com que fiquem protegidas do sol intenso.

Outra característica marcante do povo são os cabelos trançados, de modo bastante peculiar.

A paixão pelo futebol também é parte da cultura por lá… Ao menos quando aparece uma bola por lá…

É o futebol quebrando fronteiras, distâncias e preconceitos.

Um dia espero poder visitar de perto o continente africano e conhecer um pouco da cultura deles.

Quem sabe eu volto com um cabelo bacana…

Voltando à nossa camisa de hoje, o futebol na Namíbia está reunido sob a NFA (Namibia Football Association), fundada em 1990. Como o sudoeste Africano nunca teve uma seleção de futebol própria, a Namibia Football Association teve de começar do zero.

Mas a Seleção Namibiana de Futebol teve seu primeiro jogo oficial, ainda como território da África do Sul em 1989, contra Angola e venceu por 1 a 0.

Em 1990, já como país independente, enfrentou o Zimbábue, saindo derrotada por 5 a 1.

O time quase conseguiu se classificar para o mundial de 94, dos EUA. A seleção da Namíbia ainda tem dois vice campeonatos da Taça COSAFA, em 1997 e 1999.

Já participou duas vezes da Copa Africana de Nações (1998 e 2008), sem nunca passar da primeira fase.

O time é conhecido pelo apelido “Bravos guerreiros”. E esse é o quadro atual (em 2013) de atletas:

O principal jogador namibiano é Collin Benjamin, que joga no futebol alemão. Atualmente, defende o Munique 1860, após ter atuado por uma década no Hamburgo SV.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

2 comentários em “158- Camisa da Seleção da Namíbia”

  1. Olá! belíssima camisa e blog. acabei de conhecer e gostei da ideia. você fica com todas essas camisas??
    eu notei pelos posts que li que você tem uma orientação politizada e tal. com meu comentário não estou tentando patrulhar nada ou corrigir o que quer que seja, mas, te vi usar a palavra tribo para se referir ao povo Himba. tribo é um termo pejorativo que os europeus criaram para diminuir as culturas de outros povos, numa opressão sem fim. a ideia é que incentivar as diferenças, hierarquizando culturas. ou seja, o POVO espanhol, que é formada por diversas etnias X as tribos africanas, atrasadas, primitivas. percebe? Desculpe, mas, isso é bem pouco discutido e, por ter gostado do teu blog, achei que não iria pegar mal. (entra em contato, qualquer coisa) até.

    1. Po, Rodrigo, eu confesso que não tinha ouvido falar sobre essa ideia (do termo tribo como pejorativo).
      Eu sempre vivi no meio das chamadas “tribos urbanas” e sempre vi tal palavra como um termo positivo.
      Pesquisando sobre a origem da palavra, encontrei uma definição que de certa forma conforta o termo:
      Tribo – é o nome que se dá a cada uma das divisões dos povos antigos, possuindo um território e com algum tipo de comando, possuindo em comum a mesma ancestralidade.
      Mas, quando vc coloca a comparação “Povo espanhol x Tribo Africana” percebo que realmente existe uma possível leitura que a diminui.
      E agora?
      Matamos a palavra tribo e perdemos o sentido original de povos antigos e mesma ancestralidade ou mantemos e tentamos mudar o jeito de ler?
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *