Sobre o futebol em Barcelona

Para quebrar um pouco a regra, que normalmente guia nossos passos, de apenas visitar estádios de times que a mídia acaba deixando de lado, segue um breve relato do que foi nosso rolê pelo Camp Nou, onde nada menos que o F.C. Barcelona, manda seus jogos.

Mas… Como nem só de futebol nós vivemos, queria antes de mais nada dividir alguns relatos sobre a cidade de Barcelona.

A primeira coisa que eu recomendo, para quem pensa em visitar a cidade e assim como a gente não tem grana sobrando, é começar conhecendo a pela literatura e sugiro o livro “A sombra do vento”, que embora tenha um nome meio “ranhento” é animal! Uma espécie de suspense realista, que se passa no pós guerra civil, em Barcelona e vai deixar você ainda mais louco de vontade de conhecer a cidade.

Outro ponto que você deve lembrar é que Barcelona é a capital da Catalunha, ou seja, existe todo uma cultura separatista em relação à Espanha. Acostume-se com as bandeiras rubro-amarelas.

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e lá vivem cerca de 1.621.537 de pessoas, ou seja, é uma baita cidade.

Uma cultura muito forte por lá são as ocupações anarquistas, muito mais amplas que as que temos aqui no Brasil e com uma atuação cultural, política e social bastante importante,

Barcelona possui uma série ilimitada de atrações culturais e artísticas abrigadas em museus e instalações. Vale a pena visita-las e gastar um tempo pra isso. Assim como vale tempo gastar um tempo com as tapas bravas, deliciosas porções de batata apimentadas que vão arder seu coração de saudades quando você voltar.

Falando em comilança, eu recomendo outra ótima dica ideal pra quem quer comer bem e não gastar muito. Os deliciosos Falafels da Maoz Vegetarian, que tem como lema “Make Falafel, not war”. O David (confesso que já não tenho certeza se esse é o nome dele) é muito gente boa e cobra barato. A loja fica na Calle de Ferran, 13 , uma travessa da La rambla, já no 08002 Barcelona Neighborhood: Barri Gòtic

E se você estiver pela Rambla (é a rua “festeira” deles) não deixe de passar no mercadão de la “Boqueria” e tomar um dos fabulosos sucos de fruta. E atenção, quanto mais ao fundo do mercado, mais baratos os sucos!!!

Como eu disse, tem muita coisa legal pra se saber da cidade antes mesmo de visita-la, e acho que não poderia deixar de citar a cultura da bike. Nós alugamos duas pra nós, lá e fizemos vários rolês usando as magrelas no lugar de metrô.

Dá, por exemplo, pra ir até a praia, que embora diferente das nossas, é também muito bacana!

Essa é a Rambla!

Ok! Tendo feito essa breve introdução à cultura l Pra quem é mais radical, me defendo dizendo que ao menos visitamos outros estádios e conhecemos outros times da cidade. Destaque para nossa história de amor com o time do Sant Andreu. Clique aqui e veja como foi. Sant Andreu Mas tudo bem, eu concordo que seria hipócrita se não dissesse que tenho uma enormidade de críticas ao modelo do futebol representado pelo Barcelona. Também acho que a mercantilização envolvendo tudo o que é relacionado ao clube um tanto abusiva e ainda me irrito porque vejo cada vez mais brasileiros adeptos do time catalão não por qualquer interesse cultural, mas simplesmente por ser o time de maior sucesso mundial na história recente. Mas também não posso negar que o Barcelona conseguiu fazer dar certo um monte de coisas que eu sempre sonhei, como o amor do time pelo povo da cidade, a representatividade de uma cultura, mesmo nos momentos mais difíceis. Então, vou deixar minhas críticas de lado, ao menos nesse post e me render às coisas boas que vivenciei. Pra começo de conversa, dá pra ir no estádio de metrô. É um pouco mais perto do que a estação do metrô clínicas até o Pacaembú.

Chegando ao estádio, tudo é grandioso. Não tem nada de amador. Tudo funciona e tudo é bastante profissional. Ou seja… tudo custa algo pra você.

E custa caro. Pra se ter uma ideia, naquela semana estavam vendendo os ingressos para o clássico local. Se liga nos preços:

Pagamos caro pela visita ao estádio, mas confesso que foi a melhor visita que já fiz a um estádio de futebol. Tudo é preparado para deixar o visitante em contato com o dia a dia do clube.

Grandes trofeus, que marcaram a história do futebol mundial estão ali, ao seu lado…

As arquibancadas são mesmo incríveis. Mas é tudo grandioso, estar ali sozinho deixa o espaço falar mais alto que as pessoas, faltou a experiência de ver um jogo ali…

O legal é que tem gente do mundo inteiro visitando as bancadas do time catalão, e pra quem gosta de futebol é um prato cheio pra se fazer novas amizades!

Vale lembrar que durante a ditadura franquista na Espanha, o Barcelona teve que enfrentar seus adversários em campo e o próprio governo, que via no Real Madrid o melhor transmissor dos valores do general. Por isso, o Barça merece ainda mais respeito.

 

Fiquei contente em poder estar com minha camisa do Ramalhão, levando o Santo André até a beira do campo… Quem sabe o que o futuro espera…. Barcelona x Santo André, no Camp Nou?

Aqui, uma olhada no placar:

Camp Nou - Barcelona

Aliás, tem placar nos dois lados do campo…

Camp Nou - Barcelona

E tem a gente no meio do campo…

Camp Nou - Barcelona

Olha as arquibancada, como fica pertinho do campo…

Camp Nou - Barcelona

São 3 lances de arquibancada… Realmente um mega estádio!

  Camp Nou - Barcelona

Camp Nou - Barcelona

Camp Nou - Barcelona

Dá uma olhada!

 

Claro que o campo é a melhor parte do passeio, mas ainda tem uma boa parte de rolê por dentro do estádio, vendo troféus, cartazes e lembranças da história do Barça.

A excelência em qualidade e tudo que envolve o Barça, faz com que seus dirigente e torcedores o sintam como “mais que um clube”…

Só podemos agradecer a oportunidade de conhecer um estádio tão importante na história do futebol mundial…

 

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

Só você fará dele um Barcelona…

]]>

4 comentários em “Sobre o futebol em Barcelona”

  1. Belo post!
    Muito melhor que qualquer guia de turismo.
    Quem teve preconceito com o post atípico do blog, deveria ler. Porque realmente ficou muito bacana e “atípico” por se tratar de um lugar como esse.

  2. Cara, show de bola Barcelona. Vc descreveu Barcelona muito bem, como ela merece, morei 1 ano ai, foi muito legal fora alguns probleminhas que tive na época. Não vejo a hora de dar um rolê ai de novo e levar a minha trupe.
    Um abraço fica com Deus!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *