O futebol profissional em Nova Odessa

Bem vindos a Nova Odessa!

Este é mais um rolê pelas estradas do interior de São Paulo…

Desta vez nosso objetivo é a cidade de Nova Odessa e o Estádio Municipal Natal Gazzetta.

O Estádio fica na rua…

Olhando de fora, apenas mais terreno qualquer, sem grandes identificações…

O Estádio fica numa região bastante movimentada da cidade. Dê uma olhada no entorno:

Mas, por traz dos portões existe mais um estádio histórico do interior paulista.

Uma pena não ter uma fachada para ilustrar o campo…

Mas a bilheteria segue por ali! Vamos conhecer um pouco do Estádio Municipal Natal Gazzetta, também conhecido como “Campo do Progresso“.

O apelido é uma referência ao Esporte Clube Progresso, time fundado em 1922, que depois de anos disputando as competições amadoras, decidiu se profissionalizar e disputar a Quarta Divisão do Campeonato Paulista de 1966. Infelizmente o EC Progresso retrocedeu (belo trocadilho, não?) e sequer terminou o campeonato, abandonando-o antes do seu final.

Esse era seu distintivo. Dá pra ver que os fundadores eram fãs do Palmeiras.

Distintivo do EC Progresso Nova Odessa.jpg

Nunca mais o Progresso voltou ao profissionalismo para a tristeza das arquibancadas que até hoje estão por ali…

A sua capacidade é de mil e quinhentas pessoas.

Mais recentemente, o Nova Odessa Atlético Clube Ltda passou a mandar seus jogos no Estádio Municipal. O time disputa atualmente apenas competições com as categorias de base e nasceu de um projeto da Prefeitura de 2005, chamado “Futebol para Todos”.

Nova Odessa é uma cidade próxima de Campinas, tradicional centro de futebol, quem sabe não ganhe um time disputando a série B do Paulista, em breve e assim ocupe o campo e as bancadas do estádio novamente…

A galera da “A hora do esporte” vai curtir, né?

Em 2021, voltamos ao Estádio e pudemos dar um rolê por dentro, confira:

O campo está muito bonito! Gramado aparado e tudo pronto para receber uma partida a qualquer hora! Estádio Municipal Natal Gazzetta - Campo do Progresso - Nova Odessa Olha como está linda sua arquibancada! A cidade aos poucos vai crescendo, será que lembram desse belo estádio que está ali, pronto para reunir todo mundo, independente de classe social em suas bancadas? O tradicional olhar para o meio campo: O meio campo olhando da arquibancada: Gol da esquerda: Gol da direita: Olha como a torcida fica perto da lateral! A área do banco de reserva: Um último olhar nos gols… E vamos de volta à estrada…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE

Salvar]]>

9 comentários em “O futebol profissional em Nova Odessa”

  1. gostaria de saber se o clube progresso tem alguns arquivos da decada de 60 pois meu pai jogou futebol neste clube e dizia que tinha ate album de figurinhas .meu pai faleceu e morava em barão geraldo campinas. att.

  2. Meu pai e tios tbm jogaram no Progresso. Tenho fotos da época. Vários jogadores das decadas de 50 e 60. Caso se interessem.

    Um dos meus tios acabou na equipe do Palmeiras em 51. Tbm no XV de Jaú, Flamengo, etc.

    Abrs.

    1. Vado boa tarde; quero contatálo sobre esse histórico para documentar a passagem de meu tio Lalão pelo Progresso na década de 60.

      Meu telefone de contato é 19 991220800

      Obrigado,
      Júlio

  3. Quero entrar em contato com algum dirigente do antigo Clube Progresso para resgatar alguns documentos e ou histórias de quando meu tio Clodoaldo Truzzi (Lalão) jogou na década de 60. Alguém que tenha documentos históricos daquela época.

    meu telefone é 19 9912200800

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *