O Ramalhão e sua emocionante despedida de 2021…

18 de setembro de 2021. Aniversário do EC Santo André e por coincidência, dia da partida decisiva na série D, o “16 avos” de final, contra o Esportivo do Rio Grande do Sul.

A vitória fora de casa já havia sido conquistada, e como a esperança pelo acesso à série C era grande, a torcida decidiu dar um apoio presencial no momento em que o time estivesse saindo para o jogo (disputado em Diadema, já que a Prefeitura de Santo André não consegue terminar a obra há meses…).

Assim, a torcida se reencontrou depois de tanto tempo com o Brunão, com os atletas e com os demais torcedores… É muito bom poder reencontrar as pessoas ali naquele espaço que para nós é tão importante!

O ônibus do Santo André é lindo demais! E esse aí embaixo falando com o motorista é o Marques. Uma grande figura das nossas arquibancadas que acompanha de perto a base do nosso Ramalhão!

Assim como também são lindas as bandeiras com mastro há tanto tempo banidas do futebol paulista como se fossem o principal causador da violência nos estádios…

Claro que não consegui uma foto decente dessa bandeira que tem um significado especial, já que carrega a imagem da Dona Lourdes, que faleceu mês passado…

E eis que surge o time. O som, a fumaça, as bandeiras, a presença dos amigos de arquibancada há tanto distantes… A emoção foi grande. Não que isso sirva de desculpa para muitos terem comparecido sem usar as máscaras, essenciais em tempos de COVID-19…

Acho que aqueles poucos minutos conseguiram sintetizar um monte de sentimentos, bons e maus, angústias, felicidade… E fez tudo virar música de apoio ao Ramalhão… E enquanto aquela fumaça saia e nos intoxicava, nos deixava sem ver, também levantava nosso sonho de ver o time voltar à série C, e gradativamente recuperar o lugar que é merecido.

Muitos outros queriam estar ali, alguns ainda não tomaram a segunda dose da vacina, outros trabalhavam… Mas quem pode comparecer teve uma verdadeira carga de energia ao rever os amigos e cantar junto a eles o nosso amor ao Santo André.

Até o pessoal da Osasco Chopp apareceu por lá! Muito bacana ver o futebol se capaz de reunir pessoas de cidades diferentes em torno de um mesmo rolê. Até dá pra esquecer que tem também um monte de treta envolvida nessa paixão. Quem sabe um dia tudo fica nesse clima bacana como foi a manhã de hoje.

Os atletas puderam sentir um pouco dessa boa energia, mas… Agora, quando escrevo essas mal escritas linhas… Já horas mais tarde, a emoção foi oposta…

O time infelizmente saiu derrotado no tempo normal por 1×0, e acabou eliminado nos penaltys. Triste fim de dia para o time e para a torcida, principalmente para o pessoal da Fúria que está terminando as obras em sua sede.

Ao menos o Ramalhão permanece com calendário cheio em 2022, com Copa SP de futebol Júniores, Campeonato Paulista da Série A1 e novamente a Série D do Campeonato Brasileiro. Mas pra quem começou o dia tão confiante e tão feliz com o reencontro, esse início de noite não poderia ser mais amargo… Torcer para um time de futebol é uma coisa que não dá pra exlicar… A eliminação deixou tudo cinza, estragou o fim de semana, a semana, o role… Mesmo assim, temos de ter serenidade para equilibrar bem as coisas, agradecer à diretoria que montou um time competitivo, aos moleques que vieram da base e honraram a camisa, aos que chegaram pra completar o time…. E saber que não se ganha sempre… Ainda não nos despedimos de 2021, porque temos os meninos do sub 20 para acompanhar.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *