A Arena Ibrachina na Copa São Paulo 2022

8 de janeiro de 2022, dia especial! Hoje conhecemos um novo estádio em plena capital paulista, e de quebra ainda pegamos 2 jogos pra começar bem o ano. Tudo isso graça à Copa São Paulo de Futebol Jrs, a nossa querida “Copinha“.

O Estádio escolhido para visitarmos foi a Arena Ibrachina!

A Arena Ibrachina fica ali na Mooca, mais precisamente na R. Borges de Figueiredo, 1247, próximo à estação de trem.

Quem manda seus jogos lá é o Ibrachina FC, time fundado em 16 de Setembro de 2020 pelos irmãos e empresários chineses Henrique e Thomas Law, e que tem como objetivo principal a integração cultural entre a China e o Brasil por meio do futebol.

Os irmãos são filhos de Law Kin Chong, conhecido por administrar shoppings na região da 25 de Março e que chegou a ser preso (clique aqui) por irregularidades nos negócios. Entretanto, Thomas Law seguiu um caminho diferente e é considerado um ícone da nova imagem que a China quer passar: moderna, tecnológica e eficiente. Ele mesmo apresenta a Arena em um vídeo institucional:

O Ibrachina FC começou disputando as categorias de base, torneios da Associação Paulista de Futebol e a Paulista Cup, mas desde junho de 2021 se inscreveu junto à FPF e agora estreia na Copa São Paulo. Se liga nas camisas oficiais do time:

Hora de adentrar e conhecer a Arena:

Percebeu que embora tenhamos sido impedidos de filmar lá de cima, fui abordado por um jovem que trabalha na arena e se ofereceu a fazer as fotos lá de cima, obrigado, pela ajuda! Ele fez a tradicional foto do meio campo:

Do gol da esquerda, onde fica o placar eletrônico e que tem como vizinho um antigo galpão, que lembra a Mooca de antigamente:

E o gol da direita:

Antes que você se confunda, essas várias faixas amarelas pintadas no gramado (sintético, aliás!), são as linhas de 4 campos de society que funcionam por ali em “tempos normais”.

Seguindo com o nosso vídeo, vamos dar uma olhada nessa arena tão diferente dos tradicionais campos que estamos acostumados a visitar:

A arquibancada na lateral do campo possui 4 lances de degraus (beeeem altas, diga-se de passagem) que oferecem lugar a cerca de 600 torcedores. O que atrapalha um pouco é a base construída para as equipes de filmagem (todos os jogos da Copinha estão sendo transmitidos pela Eleven Sports) bem no meio do campo…

Assim, o público foi se abrigando mais nas pontas das bancadas, e logo já tomavam conta de todo esse espaço.

Do outro lado, uma estrutura moderna que engloba vestiários, lanchonetes e até parece um shopping concentra o público convidado.

Embora não tenha arquibancadas, é possível assistir à partida dali:

Olha aí o “Sport Bar” que vende de açaí a porç˜ões e por preços até que interessantes.

Copão de açaí com 3 complementos por R$ 15!

Embora jovem, o time já possui até um memorial com suas taças e conquistas:

E já na chegada encontramos o Furlan e a Aline, de Santo André! Sempre bom assistir aos jogos om os amigo ao lado! Obrigado pela companhia!

O campo é todo cercado por um alambrado de mais de 7 metros de altura.

O visual acaba lembrando um desses clubes que a gente frequenta e que de repente… Tá recebendo uma edição da copinha!!!

O público contava com alguns torcedores da várzea paulistana (incluindo a bateria da “Nova Sapopemba”), muita gente com camisa do Ibrachina e diversos torcedores curiosos em acompanhar o novo “caçula” paulistano.

Opa… E aí vem o time do Ibrachina!!!

Ao fundo a imagem do bairro da Mooca, que não para de crescer e de se verticalizar…

O time adversário era o CA Serranense, fundado em 1930 com o nome Futebol Clube Betinense na cidade de Betim-MG, e que apenas em 2014 se profissionalizou, disputando a série B do Campeonato Mineiro. Em 2018, alegando falta de apoio da cidade, mudou-se para Nova Serrana-MG, alterando seu nome para Clube Atlético Serranense.

Em campo, o Ibrachina começou a mil por hora e logo fez 1×0.

O jogo terminaria 3×0 para o Ibrachina. Veja aqui os gols da partida no site do Globo Esporte.

Ao término da partida, há uma “troca” de torcida. Sai parte dos torcedores que acompanharam o Ibrachina 3×0 Serranense e entram os torcedores do Náutico e da Inter de Limeira.

O pessoal de Pernambuco compareceu e teve até faixa!

O pessoal de Limeira também se fez presente! Olha aí os feras da Inter Metal, que se faz sempre presente:

Olha a faixa dos caras aí!

Já que o campo é pequeno, eu e o Furlan fomos acompanhar a chegada do Timbú de perto!

E os times entram em campo para as fotos clássicas…

Aliás, a Copa São Paulo tem todo o cerimonial de abertura. A molecada vive realmente um dia de sonho!

Muita gente com a camisa do time pernambucano!

O jogo foi emoção pura! Após a Inter sair ganhando por 1×0, o Náutico empatou aos 45 e virou aos 48 do segundo tempo. Confira os gols no site do Globo Esporte (clique aqui!).

Pra nós o que mais valeu foi a possibilidade de registrar um novo estádio, e também uma nova forma de se fazer futebol… Veremos o que o futuro aguarda para o Ibrachina. Últimas fotos para não nos esquecermos da Arena!

Fiquemos com a alegria daqueles que compareceram nesse sábado feliz para acompanhar mais uma rodada da copinha!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

3 Respostas to “A Arena Ibrachina na Copa São Paulo 2022”

  1. osmar crispa disse:

    FIQUEI CONTENTE POIS SOU PAULISTANO E HOJE MORO NO MATO GROSSO DO SUL, CONHEÇO BEM A RUA POIS NO PASSADO ENTREGUEI MUITA CORRESPONDÊNCIA NESSAS INDUSTRIAS, ESPERO QUE TEMHÃO UM FUTURO BRILHANTE
    PARABÉNS.

  2. Bruno disse:

    Muito boa a matéria. Parabéns!
    Jogo toda terça lá no campo do Ibrachina, que divide o campo em 4 e vira 4 campos de futebol society. O gramado é perfeito e o pessoal da administração sempre muito educados.
    Uma pena que o time não seguiu na Copinha, mas tenho certeza que revelará muitos craques.


Deixe um comentário

*