Em busca do estádio perdido em Cabo Verde (MG)

Ontem eu estava relendo o blog e percebi como o futebol pode nos permitir andar por mundos tão diferente e falar a mesma língua, não é mesmo?

Bola mundo

De Aguaí para Paris, de Amsterdam para São Bernardo, de Londres para Paulínia… Diferentes línguas e costumes, mas a mesma paixão pela bola… É incontrolável.

Assim, sigo minha sina buscando os estádios por perdidos por este mundo, cada dia mais legal. Nossa missão desta vez nos leva a pequena cidade Mineira de Cabo Verde

Ok, confesso que eu nunca tinha ouvido falar de Cabo Verde (a não ser do país homônimo), mas nunca duvidei que tivesse seu estádio, e após alguns minutos atravessando a cidade, que é bem pequena como pode se ver abaixo), chegamos ao Estádio.

O Estádio Municipal Dr. Antônio de Souza Melo, tem um apelido no mínimo curioso: “Brinco de Ouro da Praia Formosa“.

Isso porque já no início do século XX (1923) já se reuniam multidões em torno do campo da”Praia da formosa”, às margens do Rio Verde.

Essa era a seleção da cidade (foto do livro “A freguesia de Nossa Senhora de Assunção de Cabo Verde” de Adilson Carvalho):

Essa e outras fotos e muitas histórias sobre a cidade você encontra no site do Milton Neves, confira clicando aqui.

De qualquer modo, o Estádio é acolhedor e muito bonito, como podem ver:

viagem estadios 177

O Estádio é guardado por um caseiro que mostrou-se muito orgulhoso em ser o guardião da fortaleza.

Além disso foi bem bacana em nos deixar entrar e bater umas fotos de dentro. Fui besta, devia ter tirado uma foto dele, o cara tinha várias histórias legais.

botelhos2

Segundo ele, o time local é muito bom, e ficou uma boa série de jogos sem perder em casa. Fiz questão de sair na foto para registrar minha aventura no histórico Estádio.

botelhos3

É um Estádio pequeno, mas merece todo respeito. Batalhas locais são tão importantes quanto grandes clássicos.

botelhos

A Mari também fez questão de sair, afinal, sem ela eu não estaria fazendo essas viagens malucas em busca de Estádios que poucas pessoas conhecem

botelhos4

E é isso, pessoal. Essa semana devo postar mais uma nova camisa para tentar chegar às 1.000.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

3 comentários em “Em busca do estádio perdido em Cabo Verde (MG)”

  1. o nome denominado ao Estádio DR Antonio de Sousa Melo, como sendo Brinco de Ouro da Praia Formosa, aconteceu simplesmente pelo fato de um político da época, ser torcedor do Guarani de Campinas-SP, dai resolveu homenagear o estádio. A intenção na época era trazer o time do guarani para a inauguração do estádio e iluminação, mas em razão de compromissos daquele esquadrão, optou-se pela vinda da Associação Esportiva de Guaxupé-MG, quem também vestia o manto verde. Eh Cabo Verde e suas ESTOÓRIAS. abraços . me siga no faceboock ” abreu Filho “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *