121- Camisa do E.C. São Bernardo

A 121ª camisa de futebol da coleção é de um time da nossa área, do ABC paulista e foi presente da persistente diretoria que luta para manter a tradição do futebol local viva!

O time é um dos três que defende as cores da cidade de São Bernardo do Campo, trata-se do Esporte Clube São Bernardo, o vovô do ABC.

O apelido “Vovô do ABC” deve se ao fato do time alvinegro ser o mais antigo em atividade. Foi fundado em 1928,num tempo que já virou história.

Aliás, por falar em história, o futebol em São Bernardo iniciou-se na época em que a cidade abrangia o que é hoje a região do ABC, como um todo. Os primeiros times da cidade, anteriores ao E.C. São Bernardo foram a Associação Athlética São Bernardo e o Internacional Football Club.

Mas, o time que marcou o coração da população do início do século foi mesmo o E.C.São Bernardo. Pra se ter uma ideia da sua popularidade, em 1931, o clube foi eleito pelo Diário Nacional o “Mais Simpático do Interior”.

É nos anos 30 que nasce a rivalidade com as equipes de Santo André. Dessa época vêm os apelidos “batateiros” (já que São Bernardo tinha uma boa parte da sua área ainda como rural) e “ceboleiros” (resposta aos andreenses, deixando claro que ambos estavam em tempos agrários).

Nos anos 1940, o grande rival seria o Palestra, fundado por um ex jogador do próprio clube.

Em 1941, o clube começa a construir o que seria o Estádio Ítalo Setti. Existem poucos registros do estádio, essa foto quem passou foi o Thiago, torcedor do clube:

Em 1950, o clube inicia a sua vida no profissionalismo, disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais.

Aqui, o time de 1959 em uma partida contra o Palmeiras:

O time disputou o profissional até 1954, depois ficou parado até 1957, voltou para disputar as competições oficiais até  1961.

Em1963, o futebol moderno já dava mostras do que seria o futuro e o campo do E.C. São Bernardo dá lugar à Avenida Brigadeiro Faria Lima

Era o fim do futebol…

Esse era o time dos anos 60:

Entretanto, para a surpresa de muitos, no início dos anos 1980, o E.C. São Bernardo se une ao Aliança Clube de Rudge Ramos e retoma o futebol.

Aqui um clássico contra o Palestra, nos anos 80:

O time consegue boasatuações, com destaque para o 7o lugar de 1985 e o 3o lugar em 1986.

Com a fusão o E.C. São Bernardo acrescenta a cor azul em seu uniforme.

Veja como ficou (detalhe para o goleiro Tonho!!!):

Após uma série de más campanhas, o Esporte Clube São Bernardo retorna seu uniforme tradicional e põe fim à parceria.

Em 2002, o clube licenciou-se do do Campeonato Paulista de Futebol, retornando apenas em 2010 ao profissionailsmo, na série B do Campeonato Paulista, utilizando o Estádio Humberto de Alencar Castello Branco, o “Baetão”.

Em 2011, sagrou-se campeão da segunda divisão, do Campeonato Paulista Sub 20:

 

Esse é o time de 2012:

Algumas fontes interessantesde informação: http://ecsaobernardo.blogspot.com/ e http://www.ecsaobernardo.com.br/

E aqui, a rapaziada que mantém o amor em dia pelo time da cidade!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

2 Respostas to “121- Camisa do E.C. São Bernardo”

  1. Ruy disse:

    Cara, esse Tonho veio para aqui no VICEtória!!! O time tinha um bom goleiro, Borges, que não era valorizado pq era prata da casa. Trouxeram esse cara para jogar um campeonato baiano, tirando a titularidade de Borges. Resultado: final BA x VICE, com goleada (3 x 0) e, de quebra, esse cara arrumou uma briga e, tanto ele como o zagueiro Santos, apanharam uma grandeza!!!!!! kkkkk O Bahia ganhou no futebol e no boxe…

  2. m fe disse:

    onde eu acho camisa amarela do são bernardo para vender?


Deixe um comentário

*