A 133ª camisa do blog vem de Salvador, capital da Bahia. Um lugar que eu ainda não conheço, mas tenho nos meus planos de visitar, um dia. O time dono da camisa é o Galícia Esporte Clube. O Galícia é um dos times mais tradicionais da Bahia, ao lado de Vitória, Bahia e Ypiranga, entre outros. O time foi fundado em 1933, por imigrantes espanhóis que vieram da Galícia (uma comunidade autônoma espanhola), entre eles Eduardo Castro Iglesias. Quatro anos após após sua fundação, em 1937, o time foi campeão estadual. A fase inicial do time foi muito boa e além deste título vieram 5 vicecampeonatos, em 1935, 1936, 1938, 1939 e 1940. Esse era o time de 1940: Já no ano seguinte do time acima, em 1941, começaria um dos grandes feitos do time: o tricampeonato de 1941, 1942 e 1943, o primeiro tricampeão do Campeonato Baiano de Futebol. Em 1967, mais uma vez foi foi vice campeão, com o time: Voltou a ser campeão baiano em 1968. A foto abaixo retrata alguns dos jogadores daquela campanha: O time chegou a mais três vicecampeonatos em 1980, 1982 e 1995. Participou ainda do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1981 e 1983, mas se tem uma coisa que dá ainda mais orgulho aos torcedores é lembrar que o atacante Oséias começou sua carreira por lá! Nos anos 90, disputou a série C do Brasileiro, entre 1995 e 1997. Mas as coisas ficaram ruins e em 1999, o time foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano. E quem achava que o acesso viria fácil, se enganou… Esse foi o time de 2001: Em 2002, licenciou-se de competições profissionais. Era o fim do Galícia… Ao menos por 4 dolorosos anos. Em 2006, o improvável acontece. Um grupo de torcedores criou a “ATAG”: Associação Torcedores e Amigos do Galícia para colaborar com a recuperação do clube. Com a ajuda, o clube voltou a participar do Campeonato Baiano, da Segunda Divisão, ficando em terceiro lugar. Em 2008, o vice-campeonato não foi suficiente para o acesso, com o time: O time de 2010 também não conseguiu o acesso… Assim, em 2012, o Galícia permanece na segunda divisão estadual, ainda com chances de subir pra primeira divisão. Falando um pouco dos estádios, por onde o time já jogou, antigamente, o Galícia mandava seus jogos no antigo Campo da Graça. Posteriormente, passou a ter o mando de campo na Fonte Nova, e, eventualmente, no Estádio de Pituaçu, belo estádio, diga-se de passagem: Atualmente, o Galícia conta com seu próprio estádio, o Parque Santiago, construído em 1995 e que tem capacidade para cerca de 2 mil torcedores, mas dificilmente usa este campo para seus jogos, mandando seus jogos em estádios de cidades próximas. O Galícia é conhecido como “Demolidor de Campeões”, “Granadeiro” ou “Azulino”. Seu mascote é o granadeiro: Pra quem gosta de ouvir e conhecer hinos de times, segue um vídeo legal:
Seu maior rival é o time do Ypiranga, com quem faz o clássico “lado b” do futebol baiano, pra festa das torcidas!
Aliás, falando em torcida, veja como é um jogo do Galícia:
Para maiores informações, o site oficial do time é o http://www.galiciaec.com.br/ , mas também existem informações bacanas no http://www.granadeiros.com .
gostei muito da matéria sobre o galícia, estão de parabens.
Valeu!!!
Mau, fiquei emociaonado com esse post… Meu avô, embora baiano de Itabuna, era galiciano roxo! Uma das minhas primeiras camisas, muito antes de virar colecionador, foi dada por ele…
O Galícia vem bem na série B desse ano e estamos na expectativa de termos sua volta à série A junto com o Ypiranga… Há quase 20 anos que só Bahia e Vitória da Bahia representam Salvador na primeira divisão daqui.
Parabéns, mais uma vez.
Valeu Ruy!!
Vô e futebol são duas palavras que combinam muito, na minha opinião!
o melhor jogador do galica na minha opinião foi o rocha, coloque uma foto de quando ele jogava no galícia p/ nós relembrarmos?
Obrigado Elio!
Vou ver se acho uma foto dele!
Fui jogador do Galicia,e jogamos contra o Bahia,na FAZENDINHA STIEP,quando a FONTE NOVA,estava interditada,gostaria de obter a FOTO que tiramos á época juntamente com o time do BAHIA.
Um forte abraço,
Dermeval Pimentel da Silva
HOJE TEM UM JOGADOR CHAMADO BIRA BOM JOGADOR PENA Q NAO TEVE CHANCE NP BAHIA OU VITORIA MAIS JOGA MUITO BEM… PARABENS GALICIA..
Por ser um time de tradição que já venceu os “grandes” da Bahia, acho que o Galícia, por ter sido fundado por espanhóis (com muitos descendentes na Bahia), poderia tentar parceria com algum time espanhol estruturado para que pudesse revelar talentos e ao mesmo tempo alavancar o time no futebol baiano e, quiçá, brasileiro.
Quem sabe uma parceria com o próprio Galícia espanhol?
achei ótima matéria sobre o Galícia da Bahia, eu que ouvia no globo esporte local com Ivan as notícias desse time e hoje não tê-lo mais no baianão é triste!
parabéns pelo blog
Valeu, Pedro!
Rocha jogou muita bola aqui no confiança de aracaju era um craque, também tem souza que jogou no sergipe Botafogo e no gijon da Espanha
Opa, bom saber!!
Obrigado pelas informações, amigo!