Rolê pelo velho continente 2014 – parte 5 (Munique)

DSC00086

Nossa epopeia por terras e estádios europeus vai se encaminhando para o final. Após passarmos por BarcelonaBerlinVarsóvia, Praga, finalmente chegamos à bela cidade de Munique!

DSC00133

Munique (München em alemão) é uma cidade super moderna, mas que consegue manter as tradições de séculos anteriores. Lá, vivem cerca de 1,3 milhões de pessoas, o que faz dela a mais populosa da Baviera e a terceira mais populosa do país.

Mas não foi fácil para nós chegarmos lá… Iríamos de ônibus de Praga até lá, mas o nosso ônibus simplesmente foi cancelado e acabamos tendo que pegar vários trens, cruzando a República Tcheca e o sul da Alemanha até chegar em Munique.

DSC00074

Mais uma vez, passamos por locais que jamais imaginávamos existir, e que provavelmente nunca mais veremos novamente… Esse é um sentimento estranho, porque por traz daqueles nomes difíceis até de ler, pra nós brasileiros, eu sabia que existiam séculos de história e muitas vidas acontecendo normalmente… E simplesmente passávamos por aqueles lugares, alheio a tudo isso. O mundo é realmente enorme…

DSC00076

A viagem foi longa e o jeito foi sobreviver com deliciosos pães e seus rótulos incompreensíveis…

DSC00077

Mas enfim… chegamos a Munique, cidade fundada em 1158 e que foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída nas décadas seguintes. A cidade é cheia de obras de arte pelas ruas.

DSC00136

Munique tem um centro histórico cheio de belos prédios e igrejas exóticas…

DSC00176

A cena anarquista segue viva por lá também!

DSC00159

A cidade ainda mantém muito das tradições antigas, inclusive essas roupas que a gente vê aqui no Brasil na época de festas típicas alemãs, ainda são vendidas em algumas lojas de lá.

DSC00139

Outra coisa que nos chamou a atenção foram as frutas vendidas pelas ruas… Muitas opções deliciosas!!!

DSC00157

DSC00184

Uma igreja legal pra se visitar é a Catedral Frauenkirche, que possui como chamariz uma marca no piso conhecida como “Pegada do diabo”. Diz a lenda que o arquiteto que a projetou não conseguiria entregá-la no prazo, então,  fez um pacto com o Diabo.

O Diabo o ajudaria à entrega-la no prazo e, em troca, não permitiria imagens de santos espalhadas pelo salão da Igreja.

Porém, ao entrar na igreja e ver que havia uma imagem exposta, o Diabo ficou tão puto que pisou com força extraordinária, no chão, deixando sua marca ali.

DSC00164

Munique possui um excelente sistema de transporte público, integrando metrôs, ônibus e facilitando muito quem quer conhecer a cidade.

DSC00219

Vale lembrar que é em Munique que se realiza anualmente a Oktoberfest, tradicional festa alemã. Quando estivemos por lá, não era a época da festa, mas tivemos a oportunidade de participar de uma feira no centro que oferecia muitas opções de comidas bacanas.

DSC00216

Por lá, experimentamos frutas, queijos, azeitonas…

DSC00190

DSC00200

O mais legal é essa mistura de coisas contemporâneas  às tradicionais, muitas vezes interagindo lado a lado…

DSC00234

Uma coisa que sempre tive no imaginário, em relação ao exterior eram essas “máquinas de jornal”, símbolos da honestidade local, e que estão sempre abertas, independente de você pagar ou não para ler o jornal.

DSC00128

Falando de futebol, a cidade possui dos clubes de futebol: o FC Bayern München e o TSV 1860 München.

Pela cidade, pudemos encontrar algumas lojas do Bayer…

DSC00150

DSC00308

Ambos mandam seus jogos na Allianz Arena, que fica pertinho do Metrô.

DSC00289

Depois de descer do Metrô, você tem que caminhar um pouco (na verdade muito) até a entrada do estádio.

DSC00294

O Allianz Arena foi inaugurado em 2005  e sediou a abertura da Copa do Mundo de 2006. É um baita estádio… Quando escurece, ele se ilumina e fica ainda mais bonito! Possui capacidade para 71 mil espectadores.

DSC00313

DSC00311

Ele ainda muda de cor de acordo com o mandante do jogo: vermelho para o Bayern Munique, azul para o Munique 1860 e branco com a Seleção Alemã de Futebol.

DSC00315

Dividindo com você a emoção da chegada…

Hora de ir embora… Saudades ficarão para sempre, principalmente da comilança hehehe

DSC00221

 APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

*