A camisa do Ulbra eu consegui numa promoção numa loja aqui no centro de Santo André. Paguei R$ 29,90, em 2009, e é oficial. Se alguém se interessar e quiser saber de mais promoções (sempre rola coisas loucas lá), o fone da loja é (011) 4432-3063, e eles não tem site.
O detalhe mais engraçado da camisa está nas costas. Não sei se vai dar pra ler, mas como um dos patrocínios é um medicamento, existe quase que uma “bula” no fim da camisa, hehehe:
O Sport Club Ulbra foi fundado em26 de janeiro de 1998, e pertence à Universidade Luterana do Brasil (descobriu o significado da sigla ULBRA?).
O site do time é www.ulbra.br/esporte Está sediado na cidade de Canoas, aliás, é o único clube da cidade que participa da Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil.
O Ulbra segue um modelo de gestão bastante incomum para o futebol no Brasil, e que estamos acostumados a ver nos Estados Unidos: esporte com a Faculdade.
O departamento de futebol do clube foi criado em 2001, e já no ano seguinte conseguiu o título da terceira divisão do Campeonato Gaúcho, ao vencer o RS Futebol nos pênaltis por 7 a 6.
Vale dizer que a Ulbra participou do campeonato em conjunto com o Canoas Futebol Clube, outro importante clube de Canoas.
Na Série C de 2002, conseguiu chegar à 5º colocação.
Em 2003, ingressou na elite do futebol gaúcho, junto com o Novo Hamburgo, após ter vencido o Grêmio Bagé por 3 a 2 e assim ganhar o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão.
O estádio da Ulbra foi o palco da final do Campeonato Gaúcho de 2004, quando disputou contra o Internacional o título do Gauchão.
O jogo decisivo ocorreu em 4 de junho, a Ulbra iniciou vencendo, mas acabou levando a virada por 2 a 1.
E falando em estádio a Ulbra manda seus jogos no Complexo Esportivo da Ulbra, um moderno complexo de esportes sediado na cidade de Canoas.
A capacidade é para 10 mil pessoas e a proprietária do Complexo é a Universidade Luterana do Brasil.
O maior público do time foi de 7 mil pessoas, em 2004, na decisão do título do Campeonato Gaúcho.
Estivemos no estádio do Ulbra alguns anos depois, em 2015, veja aqui como foi!
Embora represente a cidade de Canoas na elite do futebol gaúcho, sua imagem está muito ligada com a universidade, o que acaba limitando um pouco a presença da torcida.
Chegou a ter duas organizadas: a Império Jovem e a Povão Tricolor (extinta em 2007). A maioria dos torcedores são canoenses que torcem para o Grêmio e para o Internacional, mas que comparecem ao estádio para apoiar o time da cidade.
A Universidade, chegou a tentar algumas ações para trazer mais público, e enviou ônibus gratuitos para os bairros mais populosos da cidade de Canoas, fazendo assim que seu público aumentasse, principalmente em jogos decisivos. Entretanto, a estratégia não funcionou muito bem, já que começaram muitas reclamações de torcedores que pegavam esses ônibus e ao invés de assistir ao jogo ficavam no campus assediando as alunas da universidade, hehehe, é mole?
Assim, a Ulbra segue com recordes negativos de público, na série C de 2007, por exemplo, chegou a ter públicos como 13 pessoas (contra a Roma Apucarana), 25 pessoas (contra o Paranavaí) e 38 pessoas (contra o Villa Nova -MG), no Gaúchão 2009 o jogo entre Ulbra e Inter-SM teve 25 presentes.
Ao menos em 2009, o time mostrou que é bom de briga… ou … quase bom…
Segundo uma reportagem do jornal Zero Hora, a Ulbra tem apenas um torcedor que torce apenas pelo clube.
Trata-se de Lauro Paetzer. Vale a pena ler a matéria sobre ele aqui.
O mascote do time é o Leão “Jubão”:
Enfim, a Ulbra é mais um exemplo da diversidade de gestão e características do futebol brasileiro, que a tv não mostra. Boa sorte ao time!
hahaha essa de os caras pegarem o bonde para ir azarar as gatinhas da facul..hahahaha é show de bola! Time empresa é isso aí. O que eles deveriam mesmo era fazer algo para conquistar a simpatia dos estudantes da universidade, que depois ampliariam o quadro de torcedores para outras localidades. O blog está cada dia melhor, parabéns!
Pois é Felipe, tudo que é artificial, e imposto acaba desmascarado e fracassando…
Concordo que deviam tentar conquistar o amor dos estudantes, mas é dificil, porque muita gente só vai pra lá depois de grande, quando ja tem seu time do coração…
É uma quetão complicada (e divertida hehe)