61- Camisa do Confiança

A 61 camisa vem de longe, lá do Sergipe e foi um regalito dos meus pais, de quando eles estiveram por lá, alguns anos atrás. O lugar é mesmo lindo!

Trata-se de uma réplica, das mais simples, mas foi o que eles encontraram por lá. Quem sabe eu não consigo uma melhor um dia desses…

Mas falemos da história da Associação Desportiva Confiança, mais um time fundado num 1º de maio, nesse caso, em 1936. Volto a lembrar, times fundados no dia do trabalhador quase sempre possuem ligações com o movimento operário (anarquistas, comunistas… rebeldes em geral…). Tanto que o time, chamado de “Gigante Operário“, surgiu em meio às extintas olimpíadas industriais, jogos onde as famílias operárias se confraternizavam. O time começou como um clube de Basquete e Voleibol, fundado por operários da Fábrica Confiança.

O futebol só teria um time próprio em 1949, limitando-se a disputar amistosos pela região. No ano seguinte participou do Estadual, mas devido a problemas na inscrição dos jogadores, acabou deixando o campeonato e apenas se preparando para o ano seguinte, quando conquistou o campeonato com facilidade, vencendo o Passagem de Neópolis por 7×1 na final. Num outro 1º de maio, desta vez de 1955, o Confiança construiu o “Estádio Sabino Ribeiro“, vulgo “Proletário”, com capacidade para 4 mil torcedores.

Na década de 90, o estádio chegou a ficar somente recebendo os treinos da equipe do Confiança, mas voltou a ser utilizado como palco para jogos para alegria da torcida. Localiza-se na Zona Norte da cidade e foi iniciativa do patrono, o empresário Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, que por isso, dá nome à Cancha.

Foi inaugurado com o jogo Confiança 4 x 0 Passagem de Neópolis. Infelizmente, a empresa de Ribeiro Chaves entrou em crise por uma dívida de aproximadamente R$ 2 milhões, e o estádio foi usado como garantia de pagamento e acabou indo a leilão. No primeiro dele, não houveram interessados, e ainda em 2009, a justiça promete um fim nesse triste caso. Curiosamente, o site www.esporteemsergipe.com perguntou onde seria a melhor opção para o time treinar, e a resposta dos torcedores foi… as areias da praia da Orla de Atalaia. Seguindo na linha do tempo, em 1957, o Confiança venceu o Bonsucesso/RJ por 3×1, sendo a primeira vitória de um time sergipano sobre times cariocas. Na década de 60, o Confiança montou seu primeiro grande time (para muitos o maior de todos os tempos) e conquistou vários títulos, entre eles o bicampeonato de 1962/63, além de ser campeão invicto em 1968, com o time abaixo: Na década de 70, novamente montou bons times, como o de 1973:

E como o que conseguiu mais um bicampeonato (1976/77), sendo que em 77, ainda realizou a melhor campanha de um time sergipano em nacionais.

Na década de 80, o time perdeu bastante visibilidade disputando apenas um Brasileiro e algumas edições da Segunda Divisão. Entretanto, mantinha-se forte no Estadual, como em 1983, quando foi campeão:

Na década de 90, enfrentou o pior jejum de sua história. 10 anos sem títulos. Na segunda metade da década de 90, fez boas campanhas na Série C, mas nunca conseguindo o acesso. Em 2000, iria decidir o estadual com o Sergipe mas a Polícia Militar vetou o estádio Sabino Ribeiro (que já tinha recebido mais de 20 jogos somente naquela temporada). O Confiança decidiu entrar em campo sem a presença do rival. A FSF remarcou a partida para um estádio neutro, e dessa vez o Confiança não compareceu. Ou seja… até hoje a briga está na justiça desportiva, com o Sergipe vencendo no TJD e o Confiança vencendo no STJD. O jejum chegou ao fim em 2001 e em 2002, o time conquistou o bicampeonato de forma invicta, repetindo o feito de 1968, disputando também a Copa do Brasil. Conquistou ainda os títulos de 2004 e 2008, quando fez uma excelente campanha na Série C, mas perdendo a vaga para a série B no último octagonal. O time de 2008:

E nesse 2009, o time mais uma vez levantou o caneco estadual. A torcida do Confiança tem crescido bastante e principalmente, comparecido ao estádio, e nos jogos fora. Possui duas organizadas, a Torcida Trovão Azul, com quase 21 anos de vidae a Torcida Jovem do Confiança, com 7 anos. O mascote do clube é o dragão, abaixo na versão de Juarez Corrêa:

O site oficial do clube é o www.adconfianca.com Pra terminar, que tal torcer em meio à torcida do Confiança?

>

APOIE O TIME DA SUA ÁREA!

]]>

10 comentários em “61- Camisa do Confiança”

  1. cara, gostei muito deste seu site, parabéns e viva ao glorioso DRAGÃO DO BAIRRO INDUSTRIAL. Apenas uma coreção, hoje é claro que a torcida do CONFIANÇA é a maior da capital e futuramente seremos a maior do Estado.

  2. Sou de Recife, estive em Aracaju em outubro do ano passado e tive a honra de assistir uma partida do Confiança pela série C de 2008.

    Foi contra o Guarani/SP e o Confiança ganhou por 2 a 1. Uma bela partida e uma torcida fantástica… Admito que ganhou minha eterna simpatia!

    Parabéns pelo texto e força ao Confiança!!

    Avante Dragão!!

  3. Acabei de chegar de uma semana de viagem a Aracaju, e comprei no Shopping Jardins a camisa do Confiança, linda, 49,00. =)
    Tbm Passei em frente ao estádio, q está mto maltratado =/
    Belo texto, parabéns!! =DD

  4. Parabéns pela iniciativa de falar do Dragão do bairro industrial. Podem ter certeza que dias melhores e mais titulos virão para o Confiança, pois sua torcida não para de crescer e apoiar o time.

    “Vamos subir Dragão”

  5. Cara Parabés, Gostei muito desse teu site obrigado pro mostrar aii a Historia do Meu Dragão do Bairro industrial ii eu tenho Certezza Que ele Ainda Vai mostrar Que é o Gigante Operario mesmo

    “VAmos Subir Dragão” ²

  6. uma pequena correção a torcida organizada trovão azul tem 23 anos ja i não quase 21 como postado.
    Mais tirando isso adorei vc contar a historia do meu dragão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *