102- Camisa do Olímpia

A 102ª camisa da coleção vem do interior de São Paulo, grande celeiro de times e histórias ligadas ao futebol. É com orgulho que escrevo sobre a história do Olímpia Futebol Clube.

Comprei essa camisa no próprio Estádio Maria Tereza Breda, em outubro de 2010. Ao passar por lá, o time sub-20 ainda estava pelos vestiários. Eles haviam acabado de perder para o sub-20 do Santos num polêmico 2×1. Estive na cidade para conhecer as famosas Termas dos Laranjais, um parque aquático incrível que fica em Olímpia!

Mas falando sobre o time do Olímpia, sua fundação se deu em 1919. Como toda equipe do interior, em seu início o time do Olímpia limitava-se a representar a cidade em torneios regionais. De 1936 a 1946, o time mudou provisoriamente seu nome para Associação Atlética Olímpia.

Em 1950, veio o profissionalismo e a disputa dos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol.

Em 1953, passou a valer uma lei que obrigava as cidades sedes dos times da segunda divisão a terem pelo menos 50 mil habitantes, assim, o time passou a disputar torneios amadores e a terceira divisão. Em 1957, sagrou-se campeão do “Setor 33” (a Federação dividia o campeonato em regiões). No jogo que definia o acesso, perdeu para o Fernandópolis por 2×1. 1959 trouxe um grande número de torcedores para o Estádio Tereza Breda, o time jogava bem e acabou campeão da “Série Brigadeiro Faria Lima” e novamente disputando a vaga para a segundona, desta vez contra a Votuporanguense. Em 1961, o Olímpia foi campeão da “Série Cafeeira”, na final contra a já tradicional rival Votuporanguense. A foto do time campeão:

Outros títulos viriam em 1973 e 1975, sendo bicampeão da “Série C”, dando condições ao clube de disputar sua promoção para a “Divisão Especial”, mas o sonho foi interrompido pelo Santo André. 1978 é o ano mais triste de sua história, pois o Olímpia se exclui da Federação, pondo um fim momentaneo aos sonhos dos torcedores locais. Após muito sofrimento, o time conseguiu voltar. Em 1985, ressurge o Olímpia F.C. . Em 1988 disputou a “Divisão Intermediária”. Em 1990, a diretoria chegou a tentar licenciar o time, mas por brincadeira do destino o elenco montado para aquele ano traria a maior glória da história do time, o título da Segunda Divisão e o consequente acesso à Primeira Divisão, onde permaneceu por três anos. O time de 1990:

O de 1991:

Fuçando na minha coleção de canhotos de ingresso, pude achar um do jogo que o time fez em Santo André, contra o meu Ramalhão, num domingo, 1 de setembro:

Achei também um de 1995:

Guardei até a escalação dos times:

No ano seguinte passou por dificuldades e depois de péssima campanha foi rebaixado para a Série A-3.

Em 2000, sagra-se campeão do Paulista da Série A3 e disputa ainda a Copa João Havelange chegando até a Semi-Final.

Em 2001, disputa a série A2 e por um ponto não consegue o acesso à série A1. Jogou com o time:

Em 2006, depois de sete anos consecutivos na série A2, o Olímpia foi rebaixado para a Série A-3, sagrando-se campeão, no ano seguinte, num campeonato que contou com times como Ferroviária e XV de Piracicaba. 2007 também ficará marcado na memória de todos os olimpienses. Mais uma vez, após quase não disputar o campeonato e quase encerrar as atividades, o Olímpia Futebol Clube conquista a Série A-3, lutando com adversários como Ferroviária e XV de Piracicaba.

Infelizmente, a partir de 2008, o time entrou em queda livre, voltando para a série A3 até cair, em 2010 para a série B do Paulista, o campeonato mais dificil do mundo. O time manda seus jogos no Estádio Maria Tereza Breda:

Seu mascote é o Galo Azul:

Como curiosidade, vale citar que o poderoso Paulistano chegou a disputar uma partida contra o Olímpia e aproveitou para emprestar nada mais nada menos que Friendereich para um amistoso contra o Jaboticabal.

Quem também visitou a cidade para jogar um amistoso  foi a equipe do Penarol, em 1928. Mas uma das cenas mais curiosas do time é essa…

A torcida Mancha Azul é quem comanda a festa nas arquibancadas:

O site “extra oficial” do time é: www.olimpiafutebolclube.com

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

11 comentários em “102- Camisa do Olímpia”

  1. ôpa, óia o amigo aqui marcando presença.
    Nem preciso dizer que o post como sempre é um caso à parte !!! Show de bola, Mau !
    Mas desta vez tenho que dizer : Me amarrei na camisa !
    Abçs,

    Anderson Curitiba – PR

  2. Olá amigo!!

    Quero lhe parabenizar pelo seu blog. Muito boa sua iniciativa, e lendo esse post específico sobre o Olímpia me bateu uma mistura de tristeza e nostalgia.
    Sou morador da cidade (agora estou estudando fora) e sempre que posso acompanho o Olímpia no TB. Mas infelizmente as más administrações dos últimos anos e a falta de apoio da prefeitura ajudaram o time a chegar, como você mesmo disse, ao campeonato mais difícil do mundo, a série B paulista.

    Abraços, boas festas e um bom 2011!!

    Continue com esse belo trabalho.

  3. Cara, sou natural de Catanduva,morando atualmente em Santa Fé do Sul, vendo estas noticias e imagens volto aos anos 70, quando
    fui levado por meus tios para ver um jogo en-
    tre o Gremio Catanduvense X Olímpia, e me re-
    cordo do estadio Tereza Breda bem acanhado, e
    o lance que me marcou, foi uma confusão dentro de campo entre os jogadores, onde
    alguns torcedores do Olimpia, começaram a ati-
    rar pedras nos jogadores do Catanduvense, e ao
    invés de acertarem os adversários de Catanduva
    uma pedrada acertou o melhor jogador do Olimpia no rosto, um jogador canhoto(meia esquerda, ou ponta esquerda) um baixinho moreninho, que tava arrebentado com o jogo.Ficamos assistindo o jogo e eu era moleque, mas me lembro do meu tio Gilbertão ficou bravo com um lance, mas ao invés de as-
    sumir ser de Catanduva, xingou o Juiz,mas em
    nome do Olímpia.Viemos embora dando muita risada deste episódio, mas na hora era realmente de dar medo, porque tinha uns caras
    bravos pra cacete!No volta, para para comemorar e EMPATE,acho( não me lembro direito o resultado),meus tios me levaram na ZONA em Catanduva.Meu foi legal pra caramba.
    Alguem lembra deste jogo, deste episódio, quem era o atleta machucado pela pedrada?Parabéns pelo site!

  4. show de bola o conteudo do Mil Camisas, eh 1 otimo site realmente !!!

    Olimpia eh vizinha da minha cidade, Sao Jose do Rio Preto, lembro que fui no Tereza Breda ver o meu America vencer o Olimpia local por 1×0, numa quarta-feira chuvosa a noite !

    lembro tbm na epoca desse gol que o gandula salvou em cima da linha, foi noticiario aki na regiao !

  5. PARABÉNS PELA MATÉRIA E PELO SEU TRABALHO………MEU GLORIOSO OLÍMPIA F.C. VAI SE RECUPERAR DESTA FASE E VOLTARÁ A FAZER GRANDES JOGOS………GRANDE ABRAÇO

  6. sou de são paulo capital achei muito legal a matéria , achei ate engraçado o gandula KK , toda vez que vou para olimpia sempre vejo um jogo , e tenho ate a camiseta do clube!

  7. muito legal a criação deste “mil camisas”, sou torcedor do Olijmpia F C, portanto, olimpiano de verdade, amo o futebol do interior. Quem acabou com o futebol do interior, todos sabem foi a GLOGOOOOOO. Pena que muitos caipiras tem vergonha de torcer pelo time de sua cidade. Falta personalidade mesmo. Desculpe-me pela sinceridade – Abraços a quem ama o esporte interiorano.

  8. Gostaria de contar-lhes uma breve história. Sem a intenção de tomar muito do tempo de vocês, mas de resgatar um pouco das origens do time.
    Bom, meu nome é Monique, tenho 26 anos e ontem durante o jogo Brasil x Sérvia, tive a grata surpresa de descobrir que meu pai, muitos anos atrás, jogou no time de Olímpia. Percebi que ele, como todo menino na época e também nos dias de hoje, tinha passado pelo sonho de ser um grande jogador de futebol, ví lágrimas em seus olhos, ao recordar de seus tempos de menino e dos sonhos que ficaram para trás, pois teve que abandonar o sonho para trabalhar e sustentar sua família, assim como tantos outros já fizeram.
    Gostaria de saber se no arquivo de vocês existe alguma foto, sei que naquele tempo as mídias não eram tão difundidas, como no dia de hoje que a facilidade da imagem está a um toque. Mas muito me alegraria dar esse gostinho ao meu pai, de reviver os momentos que ele guarda em seu coração com tanto carinho. Ele me disse que era o camisa 3 do time de Olímpia, seu nome é Aparecido Martins Dias e jogava como centroavante, acredito que deva ter jogado em meados de 1965 a 1975, ele mesmo não se lembra mais qual era o ano, mas me contou uma história, que hoje é engraçada, de que em uma das partidas o cravo da chuteira do jogador adversário ficou presa em sua canela.

    Sei que meu pedido pode parecer insignificante, ou até mesmo impossível, mas ainda sim estou enviando esse e-mail, na esperança de que possa ver os olhos do meu pai brilharem de novo, com as lembranças de um tempo onde o futebol era feito com coração, raça e muito sacrifício, pois sabemos que os tempos eram outros, que os jogadores/sonhadores compravam sua própria chuteira, sua meia, caminhavam muitas vezes quilômetros para que pudessem jogar aquele futebol raíz e muitas vezes precisavam parar para sustentar a família, trabalhar na roça, ou até mesmo tentar a sorte numa outra cidade. Eu ainda acredito no futebol e acredito que mais do que uma bola rolando em campo, futebol é sonho, conquista, superação, união, é o misto de várias histórias para se fazer uma história para todos, futebol é emoção e é esse o sentimento que quero resgatar.

    Aguardo retorno, na esperança de boas notícias.

    Att,

    Monique Dias

    1. Monique, que linda história! Eu e minha companheira somos responsáveis pelo blog https://www.asmilcamisas.com.br, mas não temos nenhuma ligação com os times que registramos…
      Acho que vc tem uma missão, questão de honra… Eu começaria navegando pelo site (http://www.olimpiafutebolclube.com.br) e pelas redes sociais. O Olímpia foi campeão em 75, talvez seja mais fácil encontrar algum registro desse ano. Normalmente os times tem torcedores ou dirigentes que costumam colecionar imagens e fotos, acho que é capaz de vc conseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *