O Estádio Municipal Comendador Vicente de Paula Penido em Aparecida
E lá vamos nós para mais um estádio do interior paulista.
A bola da vez é a cidade de Aparecida, na região leste do estado de São Paulo, onde vivem pouco mais de 35 mil pessoas.
Bastante conhecida pelo turismo religioso, já que a cidade cresceu em torno da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul.
A cidade possui duas basílicas para onde boa parte dos times e torcedores viajam pagando suas promessas de acesso, títulos e glórias. Por esses e outros grupos, o local é atualmente o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.
Mas, Aparecida também já contou com um time de futebol disputando as competições oficiais da Federação Paulista: o Aparecida Esporte Clube, o Furacão do Vale!
O Aparecida EC mandava seus jogos no Estádio Municipal Comendador Vicente de Paula Penido, anteriormente chamado de Estádio Municipal 17 de dezembro.
O Estádio tem capacidade para 5 mil torcedores, e já foi palco de disputas da série A2, A3 e B (na época com outras denominações), entre os anos de 1956 e 1996.
O time nasceu em 1965 (vale lembrar que antes dele existia o Esporte Clube Aparecida, original de 1955), e passou a disputar as competições profissionais a partir de 1965. Em 1967 passou a jogar a Segunda Divisão (o terceiro nível do futebol paulista daquele ano) fazendo uma boa campanha na fase inicial.
Em 1968 o time ficou de fora do profissionalismo disputando novamente o mesmo nível em 1969, terminando em 3º lugar a primeira fase.
Outra parada em 1970 e volta à disputa em 1971, com uma má campanha (5º lugar em um grupo de 7 times).
De 1972 a 1979, novo intervalo e retorno à Terceira Divisão (agora sim, o terceiro nível do futebol paulista) em 1980, com uma super campanha (apenas 4 derrotas em 30 jogos) não se classificando por 2 pontos…
Em 1981, o time foi ainda mais distante, chegando às finais do grupo, nos dois turnos da primeira fase, perdendo ambas para o Cruzeiro.
Em 1982, o time passa a disputar a segunda divisão (o segundo nível do futebol), e sua campanha de estreia foi muito boa, classificando-se para a segunda fase como líder do grupo:
Na segunda fase, terminou em último do grupo.
Esse era o time em 1982:
Ficou na segunda até 1987. Em 1988, acabou rebaixado de volta para a “terceirona” e decidiu paralisar suas atividades no futebol profissional.
Em 1995, o time retornou às competições, mas sua volta se resumiu a dois anos na série B do Paulista.
Pra quem gosta de histórias de arquibancada, recomendo o texto no blog luciomdiastextos.blogspot.com.br que narra um pouco das “guerras campais” que aconteciam quando o extinto e saudoso time do “Furacão do Vale” jogava, com incríveis brigas entre a torcida local e seus rivais, entre eles o time do Cruzeiro, da cidade homônima, o Jacareí e a Esportiva de Guaratinguetá.
A fanática torcida local chamava-se “Explosão do Furacão”.
Na década de 90 a Federação Paulista criou a Copa Vale, disputada pelos times do Vale do Paraíba. Em sua primeira edição, o Aparecida chegou à final contra a forte equipe do São José.
Na primeira partida no Estádio Penidão, derrota por um a zero num lance onde o zagueiro tentou recuar a bola para o goleiro e ela caprichosamente parou numa poça d’água, já que choveu muito antes da partida, e o atacante fez um a zero. No jogo de volta, outra derrota e o São José foi campeão.
Aqui, algumas fotos da nossa visita:
A chegada é por uma série de ruazinhas próximas ao SAE da cidade.
O time teve um grande craque: o centroavante Márcio Heleno. Dizem que a cidade simplesmente parava em dias de jogo do Aparecida para ver os gols do atacante baixinho e gordinho, que foi trazido ao time pelo também lendário treinador Lalí.
Márcio Heleno ostenta o título de maior artilheiro do Brasil no ano de 1982, isso contando todos os campeonatos de todas as divisões do Brasil naquele ano, superando até mesmo o craque Zico, artilheiro do carioca daquele ano.
Em 23 de setembro de 2014, o artilheiro se despediu dos gramados da vida.
Algumas imagens antigas do Estádio:
Pudemos adentrar ao estádio e fazer umas imagens lá de dentro:
E navegando pela Internet encontrei essas imagens no blog aparecidaantiga11.blogspot.com.br do uniforme que o time utilizou em 1984num amistoso contra o São Paulo que terminou em 0x0.
Infelizmente, o time não parece ter planos para voltar a disputar competições oficiais…
Fala Mau! Que bacana finalmente ver aqui a história desse estádio. No fim de 2014 estive em Aparecida, fui na torre da catedral e de lá vi o estádio. Na mesma hora lembrei do blog, já querendo ver sobre o estádio por aqui. Foi engraçado, bati o olho e pensei: Blog As Mil Camisas hahaha. Talvez eu ainda tenha a foto lá de cima. Abraço!
Valeu Davi!!! Abraços
Cheguei a chorar quando vi estas fotos de ver meu primeiro time do coração eu estive nesta final contra o São José nunca vou me esquecer.
adorei sua materia , e conesso foi primeiro clube que joguei contra profissional,
eu tenho honra de ajudar voltar clube , conte comigo, 11 963668979 zap abs
lembro desse clube, tinha essa camisa listrada, parcia o xv mas a tv era em preto e branco, time tradicional da época em que a serie A2 era cheia de clubes e muito difícil…tinha palmeiras de sao joao da boa vista, pinhalense, usinasj, corinthians de PP,saudade dessa época legal de futebol onde o interior tinha muita torcida e tudo sem brigas
Saudades de quando existia competições, essa copa vale estive em todos os jogos, morava na rua atras do estádio.
Joguei no Juniores do Aparecida em 1986 com meus colegas de equipe lembro de alguns nomes o time titular era: Sérgio, Alfenas, Evaldo, Marcelo, Boneco, Guto, Orlando, Tabu, Paulinho, Rogério, Ratinho, Evair, Ruço dentre outros. Nosso técnico era o Madureira.
Depois fui preparador físico do time vice campeão da Copa Vale onde perdemos para o São José em duas partidas.O time jogou contra O E.C.Taubaté,Jacareí, XV de Caraguá, União Cruzeirense e São José E.C.Técnico era o Madureira e o time jogou com: Altair, Marquinhos,Marcelo, Márcio, Cubas, Nélson, Moisés, Jaílton,Said,Paloma e Adrianinho.
Evaldo, que legal!!!! Se vc tiver fotos da época, mande pra mim via facebook: https://www.facebook.com/mauricio.noznica e eu publico aqui!
No primeiro jogo da final da Copa Vale, caiu uma chuva torrencial em Aparecida. No jogo, o zagueiro do Aparecida quis recuar uma bola para o goleiro, a bola parou na poça d’água e o atacante do SJC fez o gol. O São José ainda perdeu um pênalti durante a partida.
No segundo jogo perdemos por 2a1
ola galera do futebol……..trabalho com fardamentos esportivos e camisas personalizadas, venho ate vcs atraves deste site para pedir se alguem tem fotos de camisas antigas do aparecida ec….ja fiz algumas do modelo listrado na horizontal em azul e branco e gostaria de fazer algumas do modelo azul inteira, porem nao consigo ver em lugar nenhum uma foto boa para que eu consiga reproduzir a mesma em azul no tom q era usado nos tempos de 1988…alguem se tiver me chama no whats 12 997813723 ulisses ou 12 997555002 brian ,,,meu email fera382@hotmail.com
Po, que bacana, se vc quiser mandar umas fotos pra divulgar, eu publico!
Mau, parabéns pelo seu Blog. Espetacular! E obrigado por mencionar meus blogs nessa postagem sobre o Furacão do Vale. Um abraço
Lúcio Mauro Dias
Fala Lúcio, bom dia! Cara, seu blog é demais!!! Parabéns! Queria até te pedir uma ajuda porque queria escrever sobre o futebol de Caçapava e tenho pouco material, por acaso vc tem alguma informação? Abraços
Tenho orgulho de 84 passei na peneira de Junior e fiz parte de treinamento com profissionais do aparecida muita saudade
Po, que legal, Paulo!! Vc tem fotos da época?