Rolê boleiro pelo RS – parte 2: Gramado

A serra gaúcha é sem dúvida um dos lugares mais bonitos do Brasil, uma ótima pedida para quem gosta de boa comida, belas paisagens, chocolates e um pouco de descanso. E além disso tudo ainda temos o tradicional Festival de cinema.

E não é só isso que marca a cultura local, a cidade também conta com um time, o campeão amador de 2009, o alvi celeste “Centro Esportivo Gramadense“, fundado em 22 de dezembro de 1929. 

E se tem um time, a cidade também tem um Estádio, no caso o Estádio Pinheirais, com capacidade para 1.500 torcedores.

Quem trouxe o futebol à cidade foi o professor Maximiliano Hahn, em 1918. Em 1929, surgiria o C.E. Gramadense, cofundador da Liga Taquarense de Futebol, juntamente com o Taquarense, o Igrejinha e o Serrano, de Canela.

O Estádio local fica próximo ao centro, fácil de achar e interessante de visitar. Ainda que eu não tenha conseguido adentrá-lo segue uma foto da parte interna (fonte: Site do jornalista Miron Neto):

Para quem acha que o Estádio dos Pinheirais é novo, vale lembrar que ele foi inaugurado em 1936, num empate de 2×2 contra o Serrano.

Ter um time naquela região antigamente era complicado, afinal as cidades ficam na montanha e as estradas nem sempre foram boas como atualmente.

Abaixo uma foto da parte interna do estádio.

Essa é a entrada, que fica numa esquina movimentada da cidade.

Antes de ir embora rodei algumas lojas até achar a camisa do time, mas após tantos gastos, confesso que não tive coragem de pagar R$100 nela… Detalhe, o patrocínio é da loja local da Reebook, a Oxygen.

Em 2009, o time conquistou o título mais importante de sua história, até então, o Campeonato Amador Municipal, ao derrotar o Ivoti por 3 a 2.

O time é conhecido como “O trem da serra”:

A parte mais legal é a frase inscrita na entrada…

Abraços e obrigado pela hospitalidade de todos com quem falamos!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

Um comentário em “Rolê boleiro pelo RS – parte 2: Gramado”

  1. Nossa, que pena que não deu pra entrar, mas esse estádio parece ser bastante bonito e organizado. A camisa também é linda. Adorei o Gramadense.

    Parabéns pelo rolê, continua postando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *