109 – Camisa do Linense

Seguindo a correria, e tentando não deixar de focar nas camisas, a 109ª camisa do blog foi presente da diretoria de um time do interior de São Paulo pelo qual tenho grande simpatia; o Clube Atlético Linense.

O próprio nome já deixa claro que o time defende a cidade de Lins:

A história do time nos leva ao início do século, quando o futebol já era uma febre em todas as cidades do interior de São Paulo.

Sua fundação foi em 1927 e durante um bom tempo dedicou-se a competições amadoras regionais.

A partir de 1944, o Linense começou a disputar os campeonatos da Federação Paulista, na época, a grande competição para os times do interior era o Campeonato Amador do Interior.

Em 1947, veio o primeiro título do Campeonato de Profissionais do Interior.

A partir de 1948, o clube Campeão do Interior teria o direito de disputar a 1ª divisão paulista, por isso, o Campeonato passou a ser tratado como a 2ª Divisão de Profissionais.

E já nesse ano, o Linense conseguiu chegar à final, contra o XV de Piracicaba, mas uma derrota por 5×1 fez com que o time se mantivesse na 2ª Divisão.

Abaixo, foto de uma partida contra o Bandeirante, em Birigui, com vitória do time da casa por 3×2:

A boa fase perdurou nos anos seguintes, trazendo o título de “Campeão do setor”, em 1949 e 1950.

Em 1952, finalmente sagrou-se Campeão da 2ª Divisão, contra a Ferroviária, chegando à 1ª Divisão, com o time:

Veja como foi:

E em 1953, na “primeirona” não fez feio, fazendo valer seu mando de campo contra os grandes, empatou contra com o Corinthians e venceu Palmeiras, Santos, Portuguesa e São Paulo. Esse era o time do Elefante:

Linense conseguiu permanecer na Primeira Divisão até 1957, quando voltou para a segunda divisão. Desta época, encontrei a foto do zagueiro “Frangão”, falecido em 2006:

E como os materiais esportivos eram mais bonitos, na década de 50… Das camisas às bolas de futebol chegando ao próprio amor pelo esporte e pela cidade. Coisas que não vão voltar.

Nos anos seguintes, o time disputaria a 2ª e a 3ª divisão, como fez o time de 1964:

Em 1976, o time teve um ótimo ano, perdendo a final da terceirona para o Rio Branco, por 3 a 2.

Finalmente, em 1977, depois de muita luta, o Linense conseguiu alcançar o título da 3ª Divisão, derrotando a Votuporanguense por 1 a 0. Vale citar que existe quem defenda que o campeão deste ano foi o Grêmio Pinhalense.

Aqui, o time  de 1987, uma década pouco comentada no futebol, mas que, na minha opinião, marcou o início do fim do futebol romântico…

Em 1993, o time entrou em um recesso de 5 anos, e quando retornou (faça as contas… 1998) foi disputar a temida Segunda Divisão.

Somente em 2006, o time conseguiu voltar à Série A3.

Em 2007, fez ótima campanha na Série A-3, mas acabou deixando escapar o acesso ao empatar em 2 a 2 com a Ferroviária de Araraquara.

Ainda neste ano, disputou a Copa Federação Paulista  chegando à final contra o tradicional Juventus, perdendo o título em uma das partidas mais emocionantes da história da Rua Javari.

Assim, conseguiu uma vaga para a Série C do brasileiro de 2008.

Já em 2010, outro momento mágico do time.

Numa difícil disputa, o Linense sagrou-se campeão paulista da série A2, retornando para a série A1, em 2011.

Nem precisa dizer que a cidade parou….

O time que conquistou o acesso foi esse:

O mascote do time nasce de uma história no mínimo estranha.

Após a conquista do campeonato paulista da segunda divisão de 1952, a diretoria e a torcida organizaram um desfile dos jogadores sobre elefantes de um circo local, daí…

O primeiro estádio onde o Linense jogou foi o Estádio Municipal dos Eucaliptos, localizado na atual região central da cidade.

Em 1953, o estádio foi demolido e em seu lugar foi levantado o “Gigante de Madeira“, com o esforço e suor de muitos de seus torcedores. Assim, atendiam às exigências da Federação para a disputa da primeira divisão.

Mas o Gigante teve vida curta e em 1960, já estava demolido.

Desde então, a equipe manda seus jogos no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, o “Gilbertão”.

Sua capacidade é de 15.000 torcedores e a torcida do Linense faz sua parte, colocando um ótimo público nos jogos locais.

Pra terminar o post, minha sincera homenagem à torcida do Linense que é uma das maiores do país, levando em conta a proporção com o número de habitantes.

O time conta com três torcidas organizadas: “Unidos do Elefante” (www.unidosdoelefante.com.br), “Tromba do Elefante” e ” Camisa 12″.

Mas além das organizadas, o Linense tem em suas bancadas um outro xodó. Trata-se de Lolô. E aprenda, Lolô pode…

Para maiores informações, acesse o site do clube: www.calinense.com.br

O exemplo da cidade e do povo de Lins me inspira a seguir gritando…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

11 Respostas to “109 – Camisa do Linense”

  1. ELEFANTE disse:

    TROMBA NELES

    • Wanderley Frare Junior disse:

      Essa é a camisa que marcou o retorno do Elefante à elite em 2010. Mais linda que ela só a camisa número UM, listrada em VERMELHO e BRANCO na horizontal. Muito bom seu post sobre o LINENSE, um clube tradicional que também passou por várias épocas de “vacas magras” mas aos poucos tenta se estruturar para continuar crescendo.
      Avante Linense, que a nossa FÉ te empurra!!!

  2. Anderson Olivieri disse:

    Pô, MAU, até que enfim atualizou o blog. Tava com saudades dos seus posts, sempre muito informativos e bem escritos. Bacana a camisa e a história do Linense. Um clube com tantos torcedores apaixonados como o Linense merece permanecer pra sempre na elite do futebol paulista. Que assim seja…

  3. Belissima camisa do Linense, essa away eh show de bola !

  4. Parabéns pelo excelente site e pela maravilhosa matéria sobre meu Clube Atlético Linense…………
    ao chegar ao final da matéria as lágrimas insistiam em continuar rolando.
    Avante Linense, avante!!!!!!!

  5. O Elefente é um clube que conquistou um espaço no meu coração.
    Estou tranquilo, pois tenho para sempre em minha coleção uma camisa deste valoroso clube de Lins!
    Vlw!
    Anderson Vianna,CTBA

  6. Arouca disse:

    Com certeza um time com uma torcida apaixonada como a do Linense nao pode ficar de fora do paulistao. Mas a camisa n° 01 é mais bonita de longe.

  7. Ademir disse:

    Eu estou querendo compra essa camisa (com o escudo da Bertin), mas não estou encontrando. Se alguém tiver ou souber onde tem para vender, segue o meu e-mail de contato ademir.naummann@hotmail.com

  8. eu eu moro em minas tei um carinho pelo linense queria compra uma cmisa do linense ano 2013 da puma que tei longamarca da claro como eu faço adiqueri essa camisa a 2014 eu tei


Deixe um comentário

*