145- Camisa do Paraguay

A 145a camisa de futebol do blog é da seleção do Paraguay!! Essas vieram direto das ruas de Ciudad Del Este, numa época em que camisas piratas vendidas no Paraguay eram de péssima qualidade, mas muito baratas hehehehe! Ambas foram presentes do meu irmão, Murilo.

Já mostramos um pouco sobre o futebol paraguaio por meio das camisas do Cerro Portenho, do Nacional, do Olímpia e do 3 de Febrero, cujo estádio, também visitamos pessoalmente (veja aqui como foi).

O futebol no Paraguay teve início em 1906, mas o primeiro time a representar o país surgiu apenas em 1910 para um amistoso contra o Hércules de Corrientes (da Argentina) que acabaria num 0x0.

Logo apareceram diversos convites para enfrentar o selecionado paraguaio novamente. Por isso, a Federação de Futebol local começou a desenvolver sua seleção, e em 1919, veio o primeiro jogo contra outra seleção, ao enfrentar, em Assunção, a Argentina.

Em 1921, o Paraguay disputou o Campeonato Sulamericano e surpreendeu ao vencer o Uruguai, terminando na 4a colocação.

Em 1922, outra vez disputou essa competição, agora no Brasil. Aqui um lance do jogo contra a Argentina:

Em 1930, ocorre a primeira Copa do Mundo, no Uruguai e o Paraguay não se classificou para a segunda fase, após perder para os EUA por 3×0 e vencer a Bélgica por 1×0.

A seleção paraguaia não disputaria os mundiais de 1934 nem de 1938.

Vale destacar sua participação no Campeonato Sulamericano de 1947, quando chegou a ter 6 vitórias consecutivas, terminando em segundo lugar, mesma colocação que chegaria em 1949.

Esses resultados animaram a seleção para a disputa do mundial de 1950, no Brasil, mas o time não passaria da primeira fase, disputada o lado de Suécia e Itália.

O primeiro grande momento da seleção paraguaya viria em 1953, na conquista invicta do Campeonato Sulamericano, em Lima.

Em 1958, nova participação na Copa do Mundo, dessa vez na Suécia, onde não passou da fase de grupo, ao lado de França, Iugoslávia e Escócia.

A seleção ficaria de fora dos Mundiais até a Copa de 70.

Em 1979, a agora Copa América tem novamente o Paraguay como campeão.

Em 1986, o Paraguay volta à Copa Mundial, do México, onde venceu o Iraque, empatou com o Méxicoe com a Bélgica, passando da fase de grupos pela primeira vez, na história. Nas oitavas de final, perdeu para a Inglaterra.

Em 1992, o Paraguay sagrou-se campeão do torneio Pré-olímpico, com o time:

Esses “meninos” formaram a chamada  “Geração de Ouro” que iria disputar 3 Copas do Mundo consecutivas, a começar pela de 1998, na França, onde Paulo César Carpegiani foi o treinador da equipe que empatou com Bulgária e Espanha e venceu a Nigéria, pela primeira fase. Porém, os deuses do futebol reservaram um grande embate contra os donos da casa, pelas oitavas de final…

Me lembro que me emocionei muito nesse jogo, como há tempos não acontecia numa partida de Copa do Mundo, o time marcou pra sempre ídolos como Gamarra, Celso Ayala e principalmente o goleiro Chilavert.

Em 1999, o Paraguay sediou a Copa América e foi eliminado pelo Uruguay, nos penaltis após empate por 1×1, no tempo normal.

2002 novamente marcou a presença do Paraguay na Copa do Mundo, do Japão. Mais uma vez, o time classificou-se para a segunda fase, porém, de novo enfrentou um adversário forte, a Alemanha, que eliminaria o país latino vencendo por 1×0.

Em 2004, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Em 2006, mais uma participação em Copa do Mundo. A Alemanha viu a seleção paraguaia perder para Inglaterra e Suecia e vencer Trinidad e Tobago, sendo eliminado ainda na primeira fase.

O Paraguay teve sua melhor campanha na Copa do Mundo de 2010, caindo no grupo de Itália, Eslováquia e Nova Zelanda, classificando se para a segunda fase, onde finalmente se classificou para as quarta de final, ao vencer o Japão.

A eliminação se daria no jogo contra a Espanha, para a tristeza do povo latino americano.

Em 2011, o Paraguay disputou a Copa América, na Argentina e alcançou o vicecampeonato, porém a sequência da seleção foi fraca, estando ameaçado de não disputarem a Copa do Mundo, no Brasil.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

Ou o Chilavert vai te pegar…

 

Deixe um comentário

*