Rolê pelo velho continente 2014 – parte 2 (Berlin)

Após revisitarmos inesperadamente Barcelona (veja aqui como foi), foi a vez de reencontrarmos Berlin (também já passamos por lá antes, veja aqui como foi).

DSC00006

Berlin é uma cidade que remete aos livros de história, não tem jeito. Tanta coisa se passou com este país, que as vezes fica difícil acreditar, por isso visitar a cidade é rever tudo aquilo que aprendemos na teoria.

DSC00015

O muro de Berlin, ou melhor, o que sobrou dele, ajuda a manter vivo um período em que a guerra fria chegou ao seu extremo.

DSC00019

Outro lugar incrível pra se entender um pouco da história é o Museu da Alemanha Oriental, que permite aos visitantes interagir com a cultura do lado oriental do país durante a guerra fria (de lata de feijão e roupas que eram utilizadas pelas pessoas até a possibilidade de dirigir um simulador pelas ruas, naquela época). O site deles é www.ddr-museum.de/en.

DSC00038

Também não dá pra esquecer do que aconteceu na segunda guerra. Existem muitos museus e lugares como o Memorial aos judeus assassinados (dá pra ver que tava frio, né?):

DSC00077

Pra quem gosta de pechinchas, a Mari descolou um “Mercado de Pulgas” que acontece aos domingos no Mauerpark com um monte de atrações bacanas. Aproveitei pra comprar uns cds usados do Die Toten Hosen por um ótimo preço. Aqui dá pra ver um pouco mais sobre o Flohmarkt: www.mauerparkmarkt.de.

Flohmarkt

Falando em cd´s e música, Berlin tem ainda uma forte cena punk, muitos deles ainda podem ser vistos pelas ruas da cidade, ou nos shows que acontecem frequentemente.

DSC00122

Mas infelizmente os Squats (prédios abandonados que são ocupados pelos punks e transformados em centros culturais e moradia) começam a ser derrubados ou desativados pela polícia e pelo governo, esse fica no bairro Mitte e fechou no ano passado.

DSC00156

Berlin conta ainda com um incrível Museu dos Ramones! O lugar é pequeno, mas é muito bacana e guarda vários ítens relacionados à banda e tem um café a preços honestos. Quer saber mais, acesse: www.ramonesmuseum.com/

DSC00163

Mas para se entender um pouco da história do punk em Berlin, é necessário visitar o distrito de Kreuzberg.

DSC00120

É ali que está a Core Tex, uma loja e gravadora punk que fica em um ex-squat.

Criada em 1988, a Core Tex ainda organiza uma série de shows, incluindo o festival anual “myFest”. Maiores informações, acesse: www.coretexrecords.com

DSC00131

Outro lugar (quase em frente da Core Tex) é o SO36 , um lugar onde rolam os shows mais bacanas, tipo um CBGB alemão. Maiores informações em www.so36.de

DSC00127

E a rua Oranienstrasse (onde ficam a Core Tex e o SO36) mostra porque é mesmo parada obrigatória para quem curte cultura alternativa. Olha essa loja especializada em material do St Pauli:

DSC00123

DSC00124

Outra coisa que nos marcou, foi que pela primeira vez, estivemos em um Campo de Concentração, e embora seja ruim a simples sensação de estar lá, valeu pela reflexão e aprendizado.

DSC00114

Trata-se de Sachsenhausen, local onde funcionou o primeiro campo de concentração nazista (de 1936 até 1945) para confinar ou liquidar em massa opositores políticos, judeus, ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, e, posteriormente, milhares de prisioneiros de guerra.

DSC00172

Sim, o clima é pesado. É angustiante saber que ali morreram e foram torturados milhares de pessoas de diferentes países.

DSC00138

Então por que adentrar num lugar desses? Primeiro para não esquecer e consequentemente não deixar se repetir. Segundo, porque faz parte da história do mundo e não somente da Alemanha.

DSC00169

Sachsenhausen fica na cidade de Oranienburg, em Brandemburgo. O lugar fica a poucos quilometros de Berlin, dá pra ir de trem. É uma visita que eu recomendo para quem for para Berlin.

DSC00174

Tem cara de cenário de filme de terror, não tem?

DSC00250

Hora de ir embora…

DSC00254

Mas, no caminho de volta conversando com um morador local, descobrimos que a cidade sedia um time que eu não conhecia, o Oranienburguer FC.

distintivo do Oranienburger FC

O time manda seus jogos ali pertinho no Estádio que tem um nome bastante propício para o local: Arena da tolerância.

Oranienburger FC 2

O time surgiu em 1901 como Oranienburger Football Club Orange e passou por diversas mudanças de nome e de administração.

A principal delas, em 2003, fez surgir o Oranienburger FC Eintracht 1901 que é o atual nome do time que conquistou na temporada 2012/13 o acesso para a liga Brandenburgo.

Oranienburger FC

Maiores informações em www.oranienburger-fc.de .

Oranienburger FC 1

Antes que você se pergunte “Conseguiu alguma nova camisa pra coleção?” tenho que ressaltar que as camisas de times de futebol são muito caras, e por isso comprei apenas alguns cachecóis de recordação, como esse do BFC Dynamo (Berlin Clube de Futebol Dynamo), time fundado em 1966 e que conquistou dez títulos nacionais consecutivos entre 1979 e 1988 na Alemanha Oriental.

DSC00220

Outro time local é o Hertha Berlin, que possui várias lojas espalhadas pela cidade.

DSC00106

Enfim… esse foi um pouco do nosso role misturando cultura, punk e futebol por Berlin…

DSC00023

De Berlin fomos para Varsóvia, e aí já é tempo de uma nova história…

Apoie o time da sua cidade!!

2 Respostas to “Rolê pelo velho continente 2014 – parte 2 (Berlin)”

  1. Sandro disse:

    Muito FD o Site,passei um Grande tempo sem passar por aqui(Justamente para acumular muitas Histórias)agora estou vendo que vcs romperam Fronteiras Literalmente e volto acompanha-los como um Livro Documentário do Melhor Assunto do Mundo o Futebol!!!!ABS

    Sandro
    SJEC


Deixe um comentário

*