Rolê Independência & Bola! Estádio em Ituverava (Parte 17 de 21)

Ituverava

Seguimos com a descrição do nosso rolê, que passou pelas cidades e estádios de Pirassununga, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú, Santa Rosa de Viterbo, Santa Cruz das Palmeiras, Vargem Grande do Sul, São José do Rio Pardo, Cajuru, Batatais, Orlândia, São Joaquim da Barra, IgarapavaUberaba, Guaíra e Miguelópolis e agora chega à Ituverava!

Ituverava

A cidade abriga uma população de 41 mil pessoas.

Infelizmente chegamos tarde e já estava escurecendo…

Ituverava

Ituverava

Conseguimos apenas passar pelo Estádio do Complexo Esportivo Municipal, que não chegou a receber jogos pelas competições oficiais da Federação Paulista de Futebol…

Centro Esportivo Municipal Ituverava

Ituverava

Ituverava

Ituverava

A última brecha de sol…

Ituverava

Uma pena, pois deveremos voltar para registrar melhor a casa da Associação Atlética Ituveravense, o “Tigre do Ramal” (o apelido era porque o time ganhava todos os torneios que aconteciam nas cidades por onde passavam os trens da mogiana). Na torre da entrada do campo da A.A.I havia um desenho de um tigre, retirado nos anos de 1970.

A Associação Atlética Ituveravense foi fundada em 25 de janeiro de 1926.

Chegou a montar grandes esquadrões, com destaque para o time de 1966 que chegou à final da A3 do Campeonato Paulista contra a Internacional de Limeira.

Esse era o time de 1966:

AA Ituveravense 1966 - campeão

Mas, a final só foi realizada em 1967, então vale destacar o time deste ano:

AA Ituveravense 1967

Pude conversar com o ex jogador Antonio Carlos Milano, o goleiro Tomires, da foto acima (que depois jogaria por outros times como o Comercial de Ribeirão Preto).

Tomires - goleiro Ituveravense

Existe uma controvérsia a respeito dos jogos e ainda não encontrei nenhum documento que me responda quem venceu o jogo de volta.

O que se sabe é que a Ituveravense venceu o jogo de ida, e no site da Federação, ambos os times são apresentados como campeões daquele ano, ganhando o direito de disputar a série A2 de 1967.

Resta confirmar quem venceu o segundo jogo. Seo Tomires (o goleiro daquela partida) garante que eles venceram os dois jogos, enquanto a Inter cita na campanha do título uma incrível virada no segundo jogo.

Para a Ituveravense disputar a série A2 de 1967, o estádio da Rua Victor Venerando da Fonseca, também conhecido como Estádio Orlando Rego Seixas precisava ser ampliado para no mínimo 15 mil pessoas (quase a população da cidade na época).

E embora tenham tentado, o máximo que o “campo da Ituveravense” chegou foi à capacidade dos atuais 6 mil pessoas e assim, o time acabou se licenciando do Campeonato Paulista.

O time voltaria a disputar a terceirona em 86 e 87 (antes disso já havia disputado de 1961 a 66), e a quarta divisão em 89, 90 e 91, sendo essa sua última participação no futebol profissional.

Aqui, o time que jogava o amador, com nome de Ituverava EC, em 1947:

Ituverava EC 1947

Esse o time de 1963:

Ituveravense 1963

Aqui, a Ituveravense de 1964:

AA Ituveravense 1964

Essa é de data desconhecida:

AA Ituveravense

A de 1968:

AA Ituveravense 1968

Atualmente o time segue disputando as competições amadoras na Liga Brodowskiana de Futebol.

Foi no clube da Ituveravense onde o nadador medalhista olímpico Gustavo Borges iniciou sua carreira.

Essa é sua sede:

Sede da AA Ituveravense

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

*