191- Camisa do San José (Bolívia)

Camisa do San José de Oruro- Bolívia

Olá, amig@ que está lendo este post. Por mais que eu tente ter uma abordagem minimamente criteriosa, o blog As Mil Camisas reflete muito do momento da minha vida, e se você reparar os posts dos últimos anos, a maior parte refere-se à história dos clubes por meio de visitas aos estádios.

Isso foi um movimento natural, porque há algum tempo temos preferido gastar nossa grana viajando, ao invés de comprar novas camisas. Mas, ainda assim, tem um monte de coisas no armário que ainda precisam ser registradas.

E esse é o caso da 191ª camisa do blog, que veio da Bolívia, mais precisamente da cidade de Oruro. Trata-se do Club Deportivo San José.

O time acabou ficando conhecido do torcedor brasileiro porque é meio que “figurinha carimbada” na Copa Libertadores de América. Esse ano, o time enfrentou o Flamengo na fase de grupos!

San José de Oruro - Libertadores 2019

O time foi fundado em 19 de março de 1942, dentro do acampamento dos mineiros que trabalhavam na “Mina São José”, infelizmente mais um lugar onde o trabalho abusa da saúde e das condições humanas. Parte dela, fica atualmente dentro de uma igreja e acabou virando ponto turístico.

Mina de San Jose - Oruro

O CD San Jose Manda seus jogos no Estádio Jesús Bermúdez, com capacidade para 39.000 torcedores.

Estádio Jesús Bermúdez - Oruro - Bolívia

Outra razão que fez o San José ficar bem conhecido foi por ser o time de Evo Morales (presidente da Bolívia desde 2006). Ele chegou até a jogar lá!

Evo Morales

O time chegou a ser campeão boliviano por duas ocasiões, a primeira delas em 1995, com este time:

San Jose Campeão Boliviano 1995

A segunda vez, em 2007, com o time abaixo:

San Jose - campeão 2007

Além destes títulos, o San Jose teve ainda dois vice campeonatos em 92 e 93.

No Brasil, o time ficou marcado por causa da “Tragédia de Oruro”, quando numa partida contra o Corinthians pela Libertadores de 2013, torcedores corintianos utilizaram de modo errado fogos de artifício e acabaram atingindo e levando à morte o jovem torcedor Kevin Beltrán Spada.

Kevin - Oruro

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

*