31- Camisa do Náutico – PE

dsc05548

O Clube Náutico Capibaribe é mais um dos tradicionais times fundados no início do século passado, mais precisamente, em 1901, em Recife, sendo o mais antigo time do Pernambuco. Tem suas cores tradicionais vermelho e branco, mas na verdade nasceu como azul e branco, como o meu Ramalhão (que por sua vez nasceu amarelo e verde…)

Na falta de uma eu tenho duas camisas do Náutico. Uma época eu fiquei meio empolgado por causa do Kuki, aquele jogador que fazia gols demais…

abril-014

É considerado o clube das colônias alemã e espanhola no Recife. Seu primeiro distintivo mostrava que o nome não era por acaso, os esportes náuticos eram uma força dentro do clube.

nautico

Com o futebol ganhando mais força, o distintivo teve uma nova versão (a atual):

nautico1

É um dos times que domina o campeonato pernambucano, junto do Sport e do Santa Cruz.

Seu mascote é o Timbú!

timbu1

Aqui, uma imagem do início do time:

Seu Estádio é o Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro de mesmo nome (o Bairro leva esse nome por causa da Igreja N. Sra dos Aflitos). A capacidade é de 20 mil torcedores.

aflitos1

Estivemos no Estádio dos Aflitos em 2022 para conhecê-lo (veja aqui como foi o post):

Aqui, o time de 1989:

Possui a rivalidade histórica com o Sport Club do Recife, com quem faz o Clássico dos Clássicos, terceiro clássico mais antigo do Brasil e com o Santa Cruz , com quem faz o Clássico das Emoções.

O site oficial do time é www.nautico-pe.com.br .

A torcida é realmente barulhenta e empolgante. Existem vários sites feito por eles, como o www.timbunet.com.br/ e o da organizada www.fanautico.com.br/ , entre outros.

Aliás, é impossível falar da torcida sem lembrar do grito de guerra deles. Como o Santo André já jogou várias vezes contra o Náutico, posso dizer que me familiarizei e sempre achei louco o grito: “N…. Á…. U…. T…. I… C….O….”

Além disso, vale citar a influência das Barras, não organizadas, que nasceram nos Aflitos com a Alma Alvirrubra, também conhecida por “Curva Sul”.

Eles não cobram mensalidade, não tem diretoria, uniforme ou produtos oficiais. Assim sendo, qualquer torcedor é livre para confeccionar osa trapos. Confira a rapaziada:

Em 2006, o Náutico voltou à primeira divisão, tentando assim apagar a triste memória do ano anterior, quando protagnizou uma dos jogos mais fantásticos dos últimos anos, que chegou a virar filme.

Falamos da “Batalha dos Aflitos”. Confira o que foi:

Mas o que eu mais me recordo é do artilheiro Bizú, que marcou minha infância!

O Náutico segue na série A, com a força de sua torcida e a garra de seus jogadores! Boa sorte!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Salvar

11 Respostas to “31- Camisa do Náutico – PE”

  1. Geandre disse:

    Muito legal esse Blog. Sou Alvirrubro e recordo vários Náutico x Santo andré, o primeiro deles em 1984 pela Taça de Ouro; o último nossa despedida da Série B, espero que despedida pra sempre.

    Uma informação sobre o Náutico é que não nascemos branco e azul, sempre fomos alvirrubros, nossa relação com o azul é que no início nossa bandeira era composta por três panos horizontais, sendo dois vermelhos e um branco no meio onde em azul apareceira as iniciais do clube: CNC. Dada essa tradição até início dos anos noventa o númeo de nossa camisa listrada era sempre azul.

    Abraços e boa sorte ao Ramalhão na Séria A do Brasileiro.

  2. Timbu disse:

    Infelizmente a foto que ilustra o estádio não é o charmoso Aflitos e sim o chiqueiro da Ilha do Retiro

  3. Rafael Barbosa disse:

    Esse blog é muito interessante.
    Para os amantes da história do futebol é sensacional.
    Parabéns!

  4. Daniel disse:

    Parabéns pela iniciativa. É realmente muito complicado reunir tanta história sem cometer deslizes mas o blog é muito bom!

  5. antonga alvi-rubro disse:

    legal amigo,
    fico feliz em ver um paulista nos tratar com respeito e conhencimento sobre o nosso querido nautico.espero um bom jogo sabado e que o santo andre tenha sucesso após esta partida.
    abraços.

  6. Pedrinho disse:

    De fato, umas das maiores forcas do Nordeste brasileiro. Suan torcida se parece muito com a do Sao Paulo e a do Fluminense. So que ate, em proporcao, mais fanatica e festeira. Nao eh a maior torcida de PE mas tambem nao eh nem de longe, pequena. Eh que Recife, uma regiao metropolitana de quase 3 milhoes de pessoas, a massa que gosta de futebol (a maioria) sao realmente dividida entre os 3 grandes do estado. Nao hah espaco para clubes do Rio ou SP. Talvez no interior do estado e olhe la. E ainda assim nao eh como na Bahia ou outro estado do Nordeste onde no interior as torcidas majoritarias sao dos clubes do eixo RJ/SP. Em PE eh diferente.

  7. Gostaria de propor uma troca de links. O Vermelho de Luta…!!! é dedicado ao Clube Náutico Capibaribe, Recife/PE.
    Aguardo contato, e agradeço pela atenção.
    FLJ. fernando@vermelhodeluta.com

  8. […] minha infelicidade… (suspiro) o Santo André voltou à segundona, junto de Sport (PE), Náutico (PE) e Coritiba […]

  9. # Melhoor Time doo Muundo *.*

  10. Meu Caro,
    Parabenizo vc pela atenção ao meu alvirrubro e, em contrapartida, passo a torcer, também, pelo ramalhão!
    abraços


Deixe um comentário

*