A camisa de hoje foi conseguida graças ao amigo Matheus, sãopaulino, lá de Cosmópolis, e por pouco não ficou desatualizada no fim de semana. É que a Associação Chapecoense de Futebol disputou e perdeu a chance de ganhar uma nova estrela em seu distintivo, que representaria o quarto título estadual (1977, 1996, 2007 ). Mas, o Avaí conseguiu virar o jogo final e vencer a prorrogação, levando o título Catarinense de 2009.
O time foi fundado em 10 de maio de 1973, em Chapecó, quando boa parte das equipes amadoras da cidade estavam em uma fase difícil. Chapecó em Tupi significa “lugar de onde se avista o caminho da plantação“. E seguindo a risca o nome, a cidade é considerada a capital nacional da Agroindústria.
Heitor Pasqualotto, Alvadir Pelisser e Altair Zanella (torcedores do Independente) e Lorário Immich e Vicente Delai (do Atlético Chapecó), resolvem propor a fusão dos dois antigos clubes. Assim nasceu a Associação Chapecoense de Futebol. Além da conquista dos títulos estaduais, a Chapecoense disputou a série A do Campeonato Brasileiro em 78 e 79. Em 2003, numa manobra por fugir de dívidas irresgatáveis, a Associação Chapecoense de Futebol passou a chamar-se Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet. O clube mudou de personalidade jurídica, mantendo a identidade do futebol como produto mercadológico, conseguindo assim livrar-0se das dívidas . A parceria durou até 2004, tempo suficiente para o ressurgimento da Chapecoense no cenário estadual, voltando a conquistar um estadual em 2007.
Manda seus jogos no Estádio Regional Índio Condá, com capacidade para 15 mil torcedores.
Seu mascote é o índio, representando o povo original da região.
Uma curiosidade é que como Chapecó sofreu grande influência gaúcha na sua formação como cidade, é comum nos jogos disputados no seu estádio os torcedores de Grêmio e Inter dividirem espaço nas arquibancadas para torcer pelo Chapecoense. Esse fato fez com que durante os jogos Chapecoense x Inter pela Copa do Brasil, fossem proibidas camisas gremistas na torcida do time local. A Organizada de maior destaque é a “Raça Verde”, olha o bandeirão na arquibancada:
Abaixo foto do time que disputou o campeonato de 2009, parabéns ao time, à cidade e aos torcedores pelo 2o lugar na competição!
Para maiores informações, o site oficial do clube é www.chapecoense.com . Pra terminar, veja como é assistir um jogo em pleno “Monumental Índio Condá”:
Bela história… um clube relativamente novo e já fazendo sucesso!
Legal que essa sua camisa da Chapecoense é um modelo alternativo, baseado na camisa da Adidas 07/08. Essa camisa a Chapecoense nunca vestiu, mas ficou muito legal.
Desde 2007 vestimos Kappa (aqueles modelos padrão com os patrocinios colados ou serigrafados).
Parabens pela pesquisa.
Outro vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=mCMG48EmhA8&feature=related
Jogo do returno do campeonato catarinense de 2009. Chapecoense perdia de 2×0 para o Figueirense e, mesmo com um jogador a menos, conseguiu empatar a partida, pra loucura da torcida, que lotou o estádio Índio Condá.
No dia em que até a galera da arquibancada social tirou a bunda da cadeira…
Somente para complementar:
O estádio Regional Índio Condá, está passando por reformas, onde passará à se chamar Arena Condá;
O time disputará a série D do campeonato brasileiro desse ano e a Copa do Brasil do ano que vem;
Embora tenha sido colonizada por Gaúchos, o time tem a torcida mais fanática do estado, que no último jogo, levou cerca de 1600 torcedores no estádio adversário, que fica à cerca de 700Km de Chapecó;
No campeonato Catarinense de 2009, foi o único time que terminou INVICTO nos jogos em que jogou em casa, onde não perde a mais de um ano…
Acho que é isso, parabéns pelo post (Y)
vale lembra q o bandeirão ali é o antigo, da uma olhada no novo 😉
Aproveitando o dia para desejar um Feliz aniversário a nossa Associação Chapecoense de Futebol e a todos os seus torcedores deste time que tanto identifica o povo do Oeste de SC.
Bela matéria, vou navegar mais pelo blog pois tb sou apreciador das regionalidades do futebol.