Balanço de 2009 – Parte 2

Paulista série A1

O campeonato teve uma fase final meio sem graça, para quem gosta dos times do interior. Os chamados “quatro grandes” fizeram as semifinais. Destaque para a presença do até então criticado Ronaldo “Fenômeno”, que mostrou que bom futebol pode ser jogado com sobrepeso, numa boa. O Corinthians foi o campeão, e o Santos o vice. A Ponte Preta conquistou o título de campeã do interior.

Foram rebaixados: Guaratinguetá, Marília, Guarani (o mesmo que subiria para a série A do Brasileiro, mostrando como é louco esse tal futebol…) e Noroeste. Mais informações, sugiro o link específico da wikipedia.

Paulista série A2

A Série A2 foi como sempre muito combativa. Os acessos ficaram para:

Monte Azul (Campeão)

Rio Branco

Sertãozinho

Rio Claro

Destaque para o time do Rio Claro, do técnico Paulinho Mclaren (lembram da entrevista que fiz com ele? Clique aqui e leia!) O lado de baixo da tabela surpreendeu e não deu a mínima importância à tradição dos clubes. Muita tristeza aos amigos da Mooca, com o rebaixamento do Juventus. Sofrem também os amigos de Ribeirão Preto, Serrana e região, pela queda do Comercial. A praia de Santos perde um pouco do seu brio com a queda da Portuguesa Santista e Araraquara vê sua nova arena abrir as portas à série A3, com o declínio da Ferroviária. Maiores informações sobre o campeonato, sugiro a página específica da wikipedia.

Paulista série A3

Confesso que a série A3 de 2009 chamou mais minha atenção que a própria A2. A Rede Vida se tornou canal obrigatório aos finais de semana, para acompanhar todo o campeonato, que terminou com o Votoraty campeão! Assim, o emocionante campeonato acabou oferecendo o acesso a:

Vororaty (Campeão)

Osvaldo Cruz

Osasco

Pão de açúcar

Times tradicionais como o XV de Piracicaba acabaram de fora e disputarão a A3 mais uma vez em 2010. Pior ainda para os dois tradicionalíssimos rebaixados Inter de Limeira e Nacional de São Paulo, que, junto de União Mogi e Oeste Paulista disputarão a série B do Campeonato Paulista, o mais viscerál campeonato do estado.

Novamente, para maiores informações, veja tudo sobre a A3 2009 no link da wikipedia

Campeonato Paulista – Série B

“Mortal Kombat”

Esse sim “o” campeonto. Tive a oportunidade de assistir quase 10 jogos esse ano e posso dizer que é o campeonato que mais tem a cara do estado de São Paulo. Longo, com vários times, culturas e jeitos de jogar diferente de região pra região. Esse ano os vencedores que garantiram o acesso foram:

Red Bull (Campeão)

Atlético Araçatuba

Lemense

Taubaté

Por se tratar da última divisão, não existem rebaixados, entretando, vale lembrar que é comum a não participação de clubes que de um ano para o outro se endividaram mais que o esperado. Destaque para o Paulínia e o Palestra de São Bernardo, que acompanhei mais de próximo Para maiores informações…. vc já sabe, clique aqui.

Copa Paulista

 A Copa Paulista parece come;ar a fazer sucesso. Num formato que mistura pontos corridos e mata mata, é a alegria de times que ficariam parados boa parte do ano, e que ainda podem concorrer a uma vaga na Copa do Brasil e série D do Brasileiro. Esse ano a festa ficou para o Votoraty, que já havia conquistado o título da série A3. Eu e a Mari estivemos lá em Votorantim cobrindo o jogo final, confira como foi! Vale ressaltar que o Votoraty ainda representou o estado na Recopa Sul Brasileira, junto do Joinville, Porto Alegre e Serrano, mas acabou eliminado pelo Serrano ainda no primeiro jogo.

Copa SP Júnior

Pra finalizar esse balan;o, a Copa São Paulo Júnior, que é o torneio que abre o calendário boleiro no Brasil. Pela 6a vez, o Corinthinas levantou a taça. Esse ano, acompanhei um único jogo, do São Bernardo, em casa.]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *