Balanço de 2009 – Parte 1

Série D

2009, foi o primeiro ano da série D e eu achei muito legal (até começei a sonhar com uma série E). A série D por ser a última divisão não tem rebaixados, mas subiu os seguintes times para a série C:

São Raimundo (PA) – Campeão

Macaé (RJ)

Chapecoense (SC)

Alecrim (RN)

Muitos criticaram a criação da série D, porque segundo eles trata-se de mais um campeonato para encher os cofres da CBF. Pra quem torce pra times da série A, B e C essa é uma crítica fácil de ser feita. Eu achei que o campeonato pegou, foi emocionante, só teve um problema… A fórmula maluca que fez uma “quintas de final” com 10 times, classificando 8 times para as quartas de final.  Além disso, a convencional supremacia sul/sudeste se equiparou a força dos times do Norte/Nordeste. Destaque para o Santa Cruz, que mesmo não garantindo o acesso, teve média de 38 mil torcedores por jogo. Veja maiores informações na wikipedia.  

Série C

Com a criação da série D, a série C ganhou status (afinal não é mais a “última divisão”), e teve um campeonato bem competitivo.  Times tradicionais como Criciúma, Paysandu, Gama, Brasil de Pelotas e Criciúma ficaram de fora do acesso, que foi garantido por:

América (MG)  – Campeão   

ASA de Arapiraca (AL)

Guaratinguetá (SP)

Icasa (CE)

Além disso, 4 times bem fortes caíram para a série D de 2010: Sampaio Corrêa (MA), Mixto (MT), Confiança (SE) e Marcílio Dias (SC). Vale destacar que a Série C teve Quartas, Semi e Final. Maiores informações, veja a wikipedia!

Série B

De alguns anos para cá, a série B se tornou um campeonato bem valioso, com direito a transmissão de jogo pela RedeTV para todo o país e muita atenção, claro, graças a presença de times até então “estranhos” à competição.

Esse ano, o destaque foi para o Vasco, que teve que ralar pra voltar à série A e ser campeão. A briga pelo acesso foi até a penúltima rodada, deixando a Lusa na 5a posição e mais uma vez fora da elite do futebol nacional.

Os rebaixados foram Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC.

O acesso ficou para:

Vasco da Gama (RJ)   – Campeão   

Guarani (SP)

Ceará (CE)

Atlético Goianiense (GO)

Mais informações sobre o campeonato, veja o excelente artigo da wikipedia!

Série A

 

A série A de 2009 ficará marcada como o mais disputado campeonato da era pontos corridos.

Chegou-se a ironizar dizendo que ninguém queria sair campeão. O título passou pelas mãos do Palmeiras, do São Paulo, Cruzeiro, Internacional e até Atlético Mineiro, mas caiu no colo do Flamengo.

Outro destaque foi a reação do Fluminense que após ser lanterna por várias rodadas, conseguiu escapar do rebaixamento na penúltima rodada. Para minha infelicidade… (suspiro) o Santo André voltou à segundona, junto de Sport (PE), Náutico (PE) e Coritiba (PR). Classificaram-se para a Libertadores 2010:

Flamengo (RJ) – Campeão

Internacional (RS)

São Paulo (SP)

Cruzeiro (MG) 

Copa do Brasil

 

A Copa do Brasil 2009 ficou com o Cortinhians que assim garantiu também vaga para a Libertadores de América 2010, no ano de centenário do clube. Jogada no seu tradicionalíssimo mata-mata, o destaque da comeptição ficou para o time do Icasa que chegou até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Vasco. Maiores informações no site da wikipedia.

Copa Libertadores de América

E o sonho de consumo de todo time Latino não ficou com os brasileiros. Esse ano a libertadores teve un campeón, o Estudiantes, time de Verón (se ligou na rima, parceiro?? hehe). O Cruzeiro tinha tudo para conquistá-la, mas perdeu a final em pleno mineirão lotado.

Copa Sulamericana e Recopa

E não é que nem a Sulamericana, tão desprezada pelos times tupiniquins, veio para o Brasil?   A Copa 2009 ficou com a LDU, que venceu o Fluminense na Final. O time conquistou também a Recopa, em cima do Internacional. Mais informações sobre a Sulamericana, nesse link da wikipedia. E neste link para ver mais sobre a Recopa. Incrivelmente a LDU sequer disputa a Libertadores em 2010…]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *