A 169a camisa de futebol vem do continente africano, de onde mostramos poucos times. Dessa vez, apresentamos a seleção da Etiópia!
A Etiópia possui a segunda maior população da África e é um dos dois únicos países que mantiveram sua independência durante a ocupação européia no continente, tanto é que quando as outras nações africanas receberam sua independência após a Segunda Guerra Mundial, muitas deles adotaram cores da bandeira da Etiópia.
Segundo historiadores, o país é um dos berços da humanidade, podendo potencialmente ser o lugar em que o homo sapiens se originou.
Entretanto, desde a década de 80, o país vive como um dos mais pobres do mundo, com milhões de habitantes tendo morrido de fome, gerando imagens que chocam o mundo até hoje.
Atualmente, o país começou a se recuperar, e é uma das economias que mais crescem na África.
E para representar o país nas disputas profissionais foi formada a Federação Etíope de Futebol (FEP), fundada em 1943 organiza a Seleção Nacional da Etiópia.
Em 1953, a EFF se afiliou à FIFA, e em 1957 à Confederação Africana de Futebol.
Neste mesmo ano, disputou a primeira edição do Campeonato Africano das Nações, competição da qual a África do Sul foi desqualificada devido ao Apartheid.
Até 1963, a Etiópia era uma das Seleções mais fortes da África, mas os times africanos começaram a bater de frente com a FIFA devido ao baixo número de vagas que o continente recebia e isso acabou enfraquecendo todas as seleções.
A Etiópia sagrou-se campeã da Copa CECAFA em 1987, 2001, 2004 e 2005. Esse o time de 2005:
Essa é uma formação mais recente (provavelmente de 2010):
Em 1962, sagrou-se campeão do Campeonato Africano das Nações.
Atualmente, o refortalecimento da seleção vem ajudando o campeonato nacional a também crescer, aproximadamente 75% dos clubes dependem do governo para sobreviver.
Os atletas etíopes ainda se limitam a atuar pelos clubes nacionais, o que deixa a seleção muito frágil.
E assim, o futebol vai seguindo seus passos e se desenvolvendo. É uma pena que na maioria dos casos o desenvolvimento econômico acaba tirando muito do romantismo do esporte.
A população local parece não se importar com os resultados atuais e segue apaixonada pelo futebol de sua seleção!
A Etiópia é o país de origem da mãe do cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor.
Não sabia…. Valeu!
olá..eu gostaria mto de saber onde posso comprar a camisa da seleção da etiopia..ja procurei em td quanto é lugar mais não acho… se puderem me ajuadar eu agradeço ;;;;obrigada
Essa é mesmo difícil…
EU gostaria de ganhar ou comprar à Camisa da seleção Etíope da marca Adidas
Poutz nao sei onde encontrar, amigo… Boa sorte!