O acesso do União Suzano Atlético Clube (série B do Campeonato Paulista de 2021)

Tarde de sábado, 23 de outubro de 2021. Para a cidade de Suzano, a data tem que ficar marcada: dia histórico para o futebol local. É hora de decidir quem sai da série B e vai pra A3 de 2022. E a cidade entrou no clima!

O Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o tradicional Suzanão viveu o dia que sempre sonhou… Bexigas coloridas, batucada em frente à entrada e até um pessoal vendendo bandeiras e máscaras do USAC

Até fila pro pessoal entrar, teve!

Normalmente faço questão de comprar meu ingresso, mas ao chegar fui informado que não haveria venda no dia, já que todos já haviam sido distribuídos durante a semana.

Fiquei chateado em perder a viagem, mesmo vendo surgirem ingressos a todo instante… Falei com a pessoa que disseram ser a responsável e ela disse que não tinha o que fazer…

Quando já estava quase desistindo vi uma família com alguns ingressos na mão e perguntei se tinha algum sobrando e… Obrigado a vocês que me arrumaram o ingresso!

Agora a fila já não parecia tão divertida… O jogo começara e pelo barulho que eu ouvi enquanto apresentava a carteirinha de vacinação comprovando minhas duas doses, o time local havia inaugurado o placar.

Só deu tempo de ver o fim da comemoração da torcida local! Depois pude ver o golaço do volante Tenner, aos dois minutos. Como já haviam vencido o primeiro jogo, fora de casa, por 3×2, o gol tão cedo tirou a graça do jogo…

Há cerca de 2 anos estivemos no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, para acompanhar o clássico entre Santo André e São Caetano (o Brunão estava em reformas). Aproveitamos para contar um pouco da história do futebol profissional em Suzano. Veja aqui como foi!

Mas hoje, seria diferente. A cidade estava muito perto de ver o acesso do União Suzano Atlético Clube para a série A3 de 2022, para a tristeza do desafiante Grêmio Prudente!

Hora de registrar a presença em mais um momento marcante do futebol paulista. Perceba que este é o mesmo boné de nossa última visita hehehe…

O ingresso ganho era para a arquibancada descoberta, que tinha um público interessante, ainda que limitado pela pandemia.

Só o sol forte das 15hs, mesmo com um céu encoberto de nuvens, é que incomodava um pouco.

Sol forte comemorado pelos vendedores de água que puderam acabar com o estoque (e nem tava tão cara, R$ 2).

Mas depois de tanto tempo sem assistir a um jogo no estádio, nem sol nem chuva chegam a atrapalhar

Do outro lado, nas cadeiras cobertas, vários convidados viam a mesma partida que a gente, mas na sombra.

Aos 27 minutos, o USAC ampliou, novamente com Tenner: 2×0. Era o fim de qualquer medo. O USAC estava muito perto da A3!

Seria uma questão de tempo até a torcida de Suzano cair na festa! O USAC enfim deixaria a Bezinha pra trás!

Além do elenco, o principal responsável por tal feito é esse cara de calça jeans aí abaixo.

Trata-se de Ricardo Costa, que aos 40 anos estava prestes a conquistar seu quinto acesso (os 5 por clubes diferentes: Portuguesa Santista em 2016, EC São Bernardo em 2017, Marília em 2019 e São José em 2020) na tão temida “Bezinha”, o quarto nível do futebol paulista.

O que será que o destino reserva para Ricardo Costa em 2022? Mais um acesso na Bezinha? Ou finalmente terá uma chance nas divisões superiores? Vamos agurdar!

Com o acesso praticamente garantido, é hora de dar uma olhada no estádio e na torcida, que compareceu na medida do possível.

Tinha muita gente que é ligada ao futebol amador (campo e salão) da cidade.

Muitos apaixonados pelo futebol e que entenderam a importância desse acesso na vida do futebol em Suzano

Quem não podia faltar era o pessoal apaixonado, da “Torcida Javali“:

Pra piorar a situação dos visitantes, o Grêmio Prudente teve um jogador expulso após o segundo amarelo, aos 35 minutos ainda no primeiro tempo: Wallace voltou mais cedo pro vestiário.

O estádio também estava cheio dos “apaixonados” pela Bezinha: Mário Gonçalves (que acaba de lançar um livro sobre o SC Atibaia), o juventino Pucci, o “histórico” Milton e o Roberto, com sua camisa da Lusa:

E abraço pro amigo Genílton Lucas que também estava na torcida pelo USAC!

O pessoal do Jogos Perdidos também estava por lá, olha aí o Fernando fazendo suas incríveis fotos! Já já deve sair a matéria sobre o jogo!

Mesmo jogando com um a menos e perdendo por 2×0, o Grêmio Prudente terminou o primeiro tempo pressionando, mas nada que diminuísse a festa na torcida local!

Aliás, fica aí um salve especial ao pessoal da Torcida Javali, que fez a festa ficar mais animada!

Começa o segundo tempo e a torcida realmente não tem tempo de parar de comemorar…. aos 9 minutos USAC 3×0!!!!

O Estádio Municipal Francisco Marques Figueira tem capacidade para cerca de 4 mil torcedores, e tomara que na série A3, já totalmente livres da pandemia, possamos ver suas arquibancadas cheias!! O público anunciado foi de 717 pessoas.

E pra fechar com chave de ouro, já ouvindo alguns gritos de “olé”, aos 38 minutos veio o quarto gol, do atacante com nome de craque: Romário deu números finais à partida: USAC 4×0 Grêmio Prudente. Aí foi só fazer a bola rolar até esperar o apito final.

O apito final foi comemorado como um gol!

E a festa mudou de lugar… Saiu das arquibancadas e foi para dentro do campo!

Agradeço aos deuses do futebol por poder participar como espectador. Hora de voltar para casa, com a cabeça cheia de memórias e imagens desse acesso!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Uma resposta to “O acesso do União Suzano Atlético Clube (série B do Campeonato Paulista de 2021)”

  1. Glaucia Marques disse:

    Vai Suzanooooooooooo!!!!!!


Deixe um comentário

*