O futebol em Divinolândia-SP

No carnaval de 2024, tivemos a oportunidade de fazer mais um rolê misturando futebol, natureza, cultura e estrada.
Nossa primeira parada foi a cidade de Itobi, passamos também por Casa Branca, Mococa, Arceburgo (MG), Guaranésia (MG), Guaxupé, Tapiratiba, Caconde e agora chegamos à Divinolândia para conhecer e registrar o Estádio Municipal Armando Grespan!

Como todas as cidades da região que visitamos nesse carnaval de 2024, Divinolândia também é uma cidade com uma pequena ocupação urbana em meio a um lindo universo de natureza ainda com muitas matas e rios preservados, mas que recebem os ônus e bônus do crescimento do agronegócio na região.

O, atualmente, denominado Rio do Peixe deve ter sido um grande atrativo para os povos que ocuparam a região no passado (Guaranis, segundo o site Native Land), e também o foi para os que chegaram a estas terras séculos depois.
Os registros do fim do século XIX mostram que Divinolândia era apenas um pequeno rancho construído à margem do Rio do Peixe para atender os tropeiros que por ali passavam.
E como a história se repete em quase todas as cidades brasileiras, com o tempo foi erguida uma capela em devoção ao Divino Espírito Santo.

Por conta disso, a partir de 1865, a povoação passa a se denominar Divino Espírito Santo do Rio do Peixe, depois, em 1938, passou a denominar-se “Sapecado” e somente em 1953, foi elevado a município com o nome de Divinolândia.

O nosso objetivo futebolístico na cidade era conhecer e registrar o Estádio Municipal Armando Grespan, mas confesso que senti ele meio caidão…
A sua fachada, por exemplo, não tem nenhuma identificação e além disso, estava fechado…

O terreno ao lado do estádio estava abrigando o carnaval da cidade, e até por uma questão de segurança não havia nenhuma possibilidade de entrar no campo, no máximo permitindo uma foto, do lado externo, da arquibancada coberta.

Um olhar por cima do muro também não ajudou muito…

Mas, a gente não desiste nunca, e dando a volta no estádio, conseguimos a ajuda de um dos vizinhos do estádio que além de morar colado ao campo, ainda tem uma escada gigante que permitiu um olhar melhor do campo e da arquibancada:

Então deu até pra gente fazer um registro decente em vídeo:

E pudemos também mostrar o meio campo, onde pode se perceber que as condições do campo estão melhores do que aparentavam pela sua fachada desanimada.

Aqui, o gol da esquerda, que permite ver não apenas a estrutura de iluminação como a estrutura do carnaval lá ao fundo:

E aqui, o gol da direita, com uma imagem que ilustra bem o relevo da cidade: montanhas ao fundo em qualquer lado que se olhe.

E o nosso registro com o campo ao fundo. Importante ressaltar que do lado de cá, de onde estamos, está bem próximo o Rio do Peixe que comentamos anteriormente.

Puxa, fiquei um pouco triste por não ter encontrado nenhum time que defendeu a cidade em disputas oficiais pela Federação Paulista. Segue a foto do Toloco EC que parece ser um time das antigas:

E esse, um time mais atual, o Vasco:

E o Três Barras FC:

Um último olhar no estádio com o som do Joy Division de fundo!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *